IMAP-SSL, IMAP 4, POP3, SMTP Autenticado, SMTP com SSL…


Tudo isso a KingHost tem. OK ok ok… falei grego né?

IMAP é o nome do protocolo usado pela maioria dos programas de Webmail. Ele acessa os teus e-mails no servidor como se fosse um acesso remoto à disco. No IMAP, apenas o “cabeçalho”, ou seja, a data, remetente, destinatário, assunto, tamanho do e-mail e poucas informações adicionais são “baixadas“. A mensagem somente será “baixada” quando você clicar sobre ela no seu programa de e-mails (sim, também pode-se configurar para que seja baixada automaticamente sem precisar clicar nela). Pode-se criar pastas, sub-pastas, mover e-mails entre as pastas… pode-se acessar também pelo Outlook, Thunderbird, e outros programas de e-mail. A principal diferença do IMAP para o POP é que os e-mails ficam armazenados no servidor da KingHost. Assim, se o teu computador pifar… os e-mails estão salvos! A KingHost utiliza a versão 4.0 do protocolo, que é a mais recente. O “servidor” usado é o “courier-imap“. Já já falo sobre SSL

POP3 ou POP é o nome do protocolo para receber e-mails. Protocolo é um conjunto de regras que foram padronizadas para uma determinada ação. Quando você usa POP no seu Outlook, Thunderbird ou qualquer outro programa de e-mails, os e-mails são “baixados” para o seu computador, e normalmente, a partir do momento em que são “baixados“, os e-mails são apagados do servidor de e-mails da KingHost – a menos que você marque a opção “deixar uma cópia no servidor” nas configurações do seu programa de e-mail.

SMTP é o protocolo de envio de e-mails. É com as regras dele que você envia e-mails para os teus amigos, seja por webmail, outlook, thunberbird ou qualquer outro programa de e-mails. O SMTP pode ser autenticado (como na KingHost), ou seja, é necessário um username e senha para que o e-mail seja aceito pelo servidor (do contrário ele retornará uma mensagem como “relay access denied“); o SMTP também pode ser “pop before smtp”, raramente utilizado hoje em dia, que nada mais é do que um sistema onde quando você lê seus e-mails via POP, o servidor guarda o teu IP e libera para você enviar e-mails pelo SMTP por 1 hora – o que é uma grande falha de segurança; e o SMTP também pode ser “open relay”, ou seja, qualquer um envia sem qualquer autenticação, mas… devido a isso, existem listas de bloqueio na Internet para que servidores idôneos como KingHost, Terra, UOL e outros rejeitem mensagens vindas de um servidor que tem “open relay”, visto que 99% das mensagens vindas de um servidor que não pede autenticação, são SPAM.

IMAP-SSL é o “HTTPS” do e-mail. Os e-mails são baixados encriptados, sem que qualquer pessoa possa decifrá-los entre o servidor e o seu computador. Quando estou viajando, em hotéis ou outros lugares cujo acesso à Internet é “público”, costumo usar esta opção. Se você não usa IMAP com SSL, alguém “PODE” estar lendo os teus e-mails antes de você. A porta para uso deste protocolo é a 995. Também é válida para POP-SSL ou POP3-SSL.

SMTP com SSL é o mesmo, só que para ENVIAR E-MAILS. Usando SMTP com SSL, quando você envia e-mails, eles saem do seu computador encriptados, assim, entre o teu computador e o nosso servidor de e-mails, a mensagem estará segura. Entre o nosso servidor e a Internet, nós garantimos a segurança de que nenhuma outra pessoa lerá o conteúdo do e-mail. A KingHost disponibiliza o SMTP com SSL na porta 465.

Quero ressaltar que a KingHost acrescentou hoje, mais 50 servidores de SMTP para envio dos e-mails. A infra-estrutura agora conta com 155 serviços de SMTP, com capacidade para receber mais de 1000 conexões simultâneas.

Comentários

comentário(s)