Boas práticas para envio de emails


Por Celso Yoshioka.

Todos os proprietários de sites querem ter suas marcas, produtos e serviços divulgados. Seguem informações, para que tanto proprietários quanto usuários possam adotar as melhores práticas de uso da ferramenta de email.

Mas pra início de conversa o que chamamos de Spam?

O site www.antispam.br define assim: “Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamado de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

Ou seja, Spam é todo email não solicitado que é recebido em sua conta. Podemos incluir como Spam também as famosas “correntes”, ou ainda até mesmo aquele ppt contando historinhas que é enviado para várias pessoas nas épocas festivas do ano. Quem nunca recebeu, pelo menos, um ppt de páscoa com coelhinhos e mensagens de congratulações?

Recebi um Spam, o que devo fazer?

Quando recebemos um Spam a melhor atitude a se tomar é denunciar o spammer junto ao host onde o site está hospedado e ao host de onde saiu o email. Se possível, sempre mande a cópia do email de denúncia para mail-abuse@cert.br. Deste modo, o CERT.br pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de Spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers.

E como é que meu email foi parar numa lista se eu nunca me cadastrei no site que me mandou o Spam?

Essa é uma questão interessante. Existem várias possibilidades para isso. Lembra o que foi mencionado sobre o ppt de páscoa? Geralmente esse ppt é enviado para muitas pessoas, algumas delas vão salvando todos os emails que estão na lista dos “Com Cópia” para enviar Spam. Existem ainda sites que vendem listas de emails, ou ainda o não tão famoso, mas muito utilizado, email harvesting, que consiste na prática de enviar emails para dicionários de nomes e palavras.
Para maiores informações sobre o report acesse: www.antispam.br.

Me disseram que o servidor pode ser bloqueado se eu mandar Spam. Isso é verdade?

De fato, para nós provedores isso é verdade. Como pode ser visto em: www.cartilha.cert.br

Em resumo, quais as melhores práticas para envio de emails?

Aconselhamos os proprietários de sites que de tempos em tempos coloquem em seus sites um “recadastro” que seria um link como: “Para continuar recebendo nossos emails clique aqui” e removendo todos os emails que solicitaram a retirada do endereço sua lista de envio.
Também é importante que os usuários sempre, denunciem os spammers quando necessário, pois juntos tornaremos a internet um ambiente melhor.

Lembrando que a política de uso de smtp da KingHost pode ser encontrada em www.kinghost.com.br/politica.spam e www.kinghost.com.br/politica.smtp.

Comentários

comentário(s)