Ctrl-C + Ctrl-V e a credibilidade da produção de conteúdos


Os blogs exercem diversas funções, e dentro das empresas podem cumprir um papel fundamental no relacionamento com os clientes e junto ao posicionamento nos buscadores. São uma grande ferramenta de comunicação e, sendo usados de maneira adequada, tornam-se aliados ao aguardado sucesso na web. Desta forma, é recomendada a produção de conteúdo relevante, auxiliando no posicionamento entre os resultados de busca.

A exemplo disso, o Panda, algoritmo de buscas do Google,  tem a funcionalidade de selecionar as páginas a serem exibidas nos resultados nas melhores posições. Este possui diversos critérios para o posicionamento, entre eles está a originalidade do conteúdo. Ainda que seja citada a fonte ou que você tenha autorização para a reprodução, o Panda pune a reprodução de conteúdo em parte ou na íntegra. Sendo assim, o ideal é produzir o texto com suas próprias palavras, pois um texto copiado não terá o mesmo valor, perante ao Google Panda.

Um ponto no qual muitas empresas têm dificuldade é a produção de conteúdo, e assim acabam aderindo ao famoso Ctrl-C + Ctrl-V. Um texto original tem muito mais credibilidade aos olhos dos leitores, afinal um conteúdo de própria autoria demonstrará o domínio que autor possui sobre o assunto, além de muitas vezes revelar seu posicionamento a respeito deste.  Outra vantagem é que você poderá adequar o assunto que pretende abordar à linguagem do seu leitor tornando a postagem muito mais interessante e clara para o seu público.

Mas não podemos confundir o “copiar e colar” com usar referências. Estas, são até indicadas, pois podem apresentar contrapontos sobre o assunto abordado e promovendo a discussão sobre este e tornando-o mais dinâmico. Lembrando que, ainda que o conteúdo original seja para inspiração é indicado mencionar a fonte com o devido crédito. Caso um material seja tão interessante ao ponto de agregar valor à publicação de forma integral, é possível linkar o conteúdo. Além de dar o devido crédito ao conteúdo original, essa “indicação” poderá lhe render futuros links através do bom relacionamento construído com outros autores.

O conteúdo original e relevante poderá acarretar em mais compartilhamentos e comentários. Mas isto não é uma tarefa fácil, pois até mesmo grandes blogs, às vezes, recebem poucos comentários. Uma opção é a realização de perguntas, questionamentos, pois estas tornam o conteúdo mais interativo. Sendo assim, procure criar, inovar, diferenciar o conteúdo, através de diferentes formas de interação, buscando novas fontes e parcerias, fazendo com que o leitor se interesse mais e, consequentemente, navegue por um tempo maior em sua página.

Fontes: Gerenciando Blog e Midiatismo

Categorias