Uso da tecnologia melhora relação aluno-professor


Os alunos que se preparem porque os professores estão conectados! Esta semana foi divulgada pesquisa a Cetic (Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação) que revela que 94% dos professores brasileiros de 650 instituições públicas e privadas possuem computadores em casa. Entre eles, 80% estão conectados à internet e 79% acessam a rede diariamente.

Com os professores mais inteirados nas redes, e nas possibilidades que ferramentas na internet podem oferecer, o conteúdo trabalhado em sala de aula pode ser melhor desenvolvido, já que podem aprimorar o aprendizado com assuntos que bombaram nas redes sociais ou com a utilização de memes e jargões que viraram virais, além de conteúdos disponibilizados em blogs, sites e plataformas de ensino. É muito mais divertido para os alunos ter aula com professores com quem eles se identificam.

A pesquisa aponta que 47% dos professores aprenderam sozinhos a usar o equipamento, em 2011 eram 38%. A iniciativa própria ao aprendizado se deve a maioria dos entrevistados, equivalente a 67%, recorrerem a contatos informais com outros professores.

Já entre os professores mais jovens, metade aprendeu os conceitos de informática sozinho, 55% usam programas multimídia sem nenhuma dificuldade e 81% deles já criaram ou atualizaram sozinhos blogs ou páginas de internet e 27% já acessam a internet pelo celular.

Atualmente, plataformas de ensino são disponibilizadas para ensino à distância, como por exemplo o moodle.  Sua utilização está bastante difundida e por ser um CMS sua implementação em um site pode ser realizada de forma ágil sem ser necessário conhecimento técnico consistente. Na KingHost, por exemplo, o CMS pode ser instalado automaticamente através do Painel de Controle KingHost.

Para professores que optam por ferramentas como blog, podem conferir o tutorial que fizemos sobre como instalar o WordPress para criar seu blog, também através do Painel de Controle da KingHost.

Essa é uma questão que vai fazer os alunos, inclusive, deixarem de ver seus professores como extraterrestres, além de terem um cuidado em dobro com a cópia de trabalho na internet. O professor tem que estar de olho nisso também!

Categorias