📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Confira alguns dos temas abordados no EmmBrasil 2012

Confira algumas das palestras que rolaram no EmmBrasil 2012: André Torretta / A Ponte Estratégia; Ricardo Longo / Grubo.Mobi; Paulo Milreu / Dinamize; Rodrigo de Almeida / Dinamize.
Publicado em 27/08/2012

Atualizado em 16/05/2023

Como encarar a tal da classe C?

André Torretta / A Ponte Estratégia

O comércio eletrônico faturou R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 21%, segundo dados da e-bit. A entrada da classe C no e-commerce foi um dos principais influenciadores do resultado.

A nova classe média já é maioria no Brasil. Os dados mostram que hoje ela corresponde a 54% da população e se tornou a maior classe econômica do país. Hoje, a classe C tem 170 milhões de pessoas. A classe A e B, 20 milhões. Então, quem são estes 170 milhões de pessoas que são tratadas apenas como números rentáveis para as empresas? É preciso pensar além do estereótipo. Esta é mais uma das muitas pesquisas que transformam a classe C em números. Mas como esses números influenciam o comportamento das pessoas?

Por cima, é uma grande parte da população que cresceu economicamente e que agora está sendo bombardeada por estratégias de marketing que não valorizam a mudança sociológica que está acontecendo no país, mas apenas olham os dados.

Mas a incipiente classe C brasileira, que tanto ocupou colunas com dicas de abordagem para vendedores, não é tão conhecida quanto parece. “A classe C não é um nicho, a classe C é o Brasil”. É o que afirma André Torretta, diretor geral de A Ponte Estratégia.

Se o mercado consumidor muda, as empresas precisam reformular as estratégias. É preciso conhecer o seu público. De acordo com Torretta, ser brasileiro está virando moda. Esta classe emergente seria o brasileiro na sua essência: aquele que ascendeu das piores condições e conseguiu seu espaço como membro ainda mais ativo. E o principal: este público está aprendendo a consumir.

Para ele, é preciso “entender o que vai acontecer nos próximos dez anos no comportamento do povo brasileiro”. As empresas precisam se questionar, então, quem é o novo brasileiro que se tornou o alvo de vendas. Esta transformação atinge âmbitos tanto sociais quando geográficos. Os donos de comércio eletrônico começaram a investir em Estados que antes eram pouco valorizados, ao invés de manterem-se apenas nas classes A e B do Rio e São Paulo.

Ao mesmo tempo em que essa classe se desenvolve em meio a problemas relacionados com educação, por exemplo, ela tem a seu favor o bom crescimento econômico, que acaba originando uma outra identidade, presente na internet, estudando e consumindo produtos que antes eram restritos.

É para esse público que é preciso redesenhar as estratégias. Pesquisas com o público alvo são essenciais para haver uma ação de troca. Pensar apenas na venda é impossível. O público precisa sentir-se atingido positivamente e, mais do que isso, quer saber que está sendo reconhecido como classe vigente.

Fonte: E-Commerce News

###

Mobile: cuide do seu e-mail marketing

Ricardo Longo / Grubo.Mobi

Ricardo Longo, diretor geral da GingerTips, empresa do Grubo.Mobi, disse que o “mobile não é uma tendência, é uma era”, portanto, não é mais possível falar em nichos. O mobile seria, seguindo a lógica de McLuhan, a extensão da vida do homem. Em palestra para o EMMBrasil 2012, Longo afirmou que somos quase biônicos. Confira aqui o post completo.

###

Monitoramento de redes: sua empresa diante do mercado

Paulo Milreu / Dinamize

Paulo Milreu, Diretor de Social Media Marketing da Dinamize, apresentou no EMMBrasil 2012, a palestra Social Media: redes, monitoramento, social CRM e aplicações. Entre os principais pontos, estão a necessidade de manter um entendimento do seu público e compreensão do que ele procura e se comporta e a constante necessidade em avaliar a reputação da empresa nas redes sociais. Confira aqui o post completo.

###

Os 7 pecados do e-mail marketing

Rodrigo de Almeida / Dinamize

O envio de e-mail marketing sempre é aproveitável, por mais que envolva o descadastro de algumas pessoas. Mesmo sendo inevitável, sempre haverá um retorno positivo que irá acrescentar para a estratégia comercial da empresa. Em palestra realizada no EMM Brasil 2012, nesta terça-feira em Porto Alegre, Almeida apresentou “Os Sete Pecados Capitais da Entregabilidade” e mostrou o que não pode ser feito no uso da ferramenta. Confira o post completo aqui.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você