☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Primeiros passos para entender de design para o seu site

Publicado em 18/09/2012

Atualizado em 09/05/2023

Quão importante é a aparência do seu site para o desenvolvimento do seu negócio? De acordo com Lucas Mazza, um dos integrantes da equipe de desenvolvedores da Plataformatec, o que quer que você crie, influencia na maneira como as pessoas irão utilizar os recursos da página.

Foi sobre este tema que ele conversou no RS on Rails, que aconteceu em Porto Alegre no último sábado. Para ele, não é impossível aprender, apenas estudar e praticar.

Nós não vamos substituir um cara do design, mas você pode ajudar, contribuir

Mazza faz uma check list par ajudar os desenvolvedores a entender um pouco de design. Confira:

Entender o conteúdo. Você deve entender que o conteúdo conduz o design, não o contrário. Embora seja muito comum o texto precisar sofrer modificações para se encaixar no layout, o ideal é que seja o contrário.

Ninguém gosta de bagunça. Uma dica é usar grid para fazer o alinhamento dos elementos e não se perder nas ideias.

Hierarquia dos elementos. Os elementos devem ser tratados de maneiras diferentes, conforme a ordem de importância. E não deixe de dedicar uma atenção especial à escrita.  Não se engane. As pessoas leem o que está escrito na sua página. Portanto, preste sempre atenção à legibilidade do conteúdo e como este está sendo apresentado.  Outra dica é, na dúvida, sempre aumentar o tamanho da fonte. Você vai gastar uns pixels, mas mais pessoas irão ler seu texto. Tamanhos 16 e 18 são bem adequados. Outra questão são as fontes. Web fonts são legais, mas você pode acabar gastando muito tempo escolhendo uma. As fontes padrões são muito boas (Lucida Grande, Helvetica, Georgia).

Cores. Cada cor nova vai afetar as outras cores. Então, evite abusar de várias. Utilize branco, cinza e preto, depois você adiciona outras. Abuse da sensação que cada cor proporciona, estude-as e gerencie-as por hierarquia dentro do projeto.

Comunicação: não se esqueça de fazer páginas de 404 e 500, avisos de buscas sem resultado, FAQ’s e ajudas. Os formulários devem ser práticos e ajudar a pessoa.

Se inspire no trabalho dos outros. É quase natural que você tenha vergonha do seu primeiro trabalho, mas é este reconhecimento que vai fazer você se inspirar nos melhores e ter suas próprias ideias.

 

 

 

 

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você