Vendas online: você está prestando atenção no seu cliente?


e-commerceOs brasileiros estão comprando mais. Você está acompanhando esta procura?

Independente da classe econômica, a busca e o desejo de adquirir bens diferenciados estão cada vez maiores no país. A conclusão é parte da pesquisa “O que é caro e barato para o brasileiro”, da Kantar Wordpanel.

Portanto, manter a atualização constante de quem é o alvo da campanha é sempre importante. Como já comentamos anteriormente aqui no blog, o cliente é uma pessoa de comportamento mutável, assim como as estratégias de marketing devem ser.

Entra nesta história, inclusive, os cuidados com as redes sociais. A convergência de mídias aparece em todos os momentos. Por exemplo, o acesso via dispositivos móveis de lojas online é essencial. A computação móvel vai ter tanto impacto na sociedade e em seus hábitos como a popularização do carro teve no século passado.

O marketing tradicional é importante, mas está perdendo para o marketing que atinge diretamente o consumidor, como os “Likes” do Facebook.

  • Incentive: cupons e ofertas são ótimas maneiras de encorajar as pessoas a curtir sua página. Seja claro no que o usuário irá ganhar como benefício. Ninguém gosta de ser feito de bobo nem de ser bombardeado com campanhas. Trabalhe com um sistema de troca múltipla: os dois lados precisam sair beneficiados.
  • Pergunte: faça uma pergunta ao usuário. Pode ser uma boa maneira de envolvê-lo em campanhas através de uma abordagem direta e que solicite respostas. Os usuários que se sentirem engajados com uma marca irão naturalmente promovê-la.
  • Ter cuidado com as palavras utilizadas para chamar a atenção do pessoal pode fazer uma diferença enorme, ainda mais se você for pensar na arquitetura de conteúdo e como ela pode funcionar a seu favor.

Os usuários podem trabalhar junto com a marca se eles se sentirem valorizados. Tenha cuidado com o seu cliente. Saiba quem ele é, como ele vive e o que ele procura.

Fonte: business2community, mundodomarketing

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