☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Redes sociais: pesquisa analisa perfil de usuário brasileiro

Mais uma pesquisa chegou para comprovar a importância da criação de conteúdo de qualidade nas mídias sociais. Segundo estudo realizado pela Gauge, consultoria especializada em inteligência digital, 87% dos usuários analisam o conteúdo oferecido antes de curtir uma página. Ou seja, não adianta ficar dependente de promoções e descontos.
Publicado em 19/02/2013

Atualizado em 09/05/2023

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Mais uma pesquisa chegou para comprovar a importância da criação de conteúdo de qualidade nas mídias sociais. Segundo estudo realizado pela Gauge, consultoria especializada em inteligência digital, 87% dos usuários analisam o conteúdo oferecido antes de curtir uma página. Ou seja, não adianta ficar dependente de promoções e descontos.

Este é apenas um dos dados divulgados pela empresa sobre o perfil dos consumidores brasileiros no Facebook. A Gauge realizou estudos qualitativos e quantitativos durante um ano, com três metodologias diferentes, com uma base de 282 usuários da rede – que hoje já ultrapassam a marca de 50 milhões no país.

O comportamento dos brasileiros em relação às marcas presentes na rede variam de acordo com faixas etárias, mas 74% deles curtem páginas de produtos que consomem no dia a dia. Os mais jovens (entre 18 e 25 anos) não têm critério na hora de curtir uma página – 39% vão no impulso. Já 36% dos acima de 26 curtem páginas que têm alguma relação com sua profissão ou área de estudo.

O público mais velho é o mais fiel e tem relações mais duradouras com as marcas. Entretanto, o conteúdo e as ações de grandes marcas dentro do Facebook parecem muitas vezes ignorar esse público. Você confere o infográfico aqui.

Redes sociais ignoram público mais velho

Esse último grupo, apesar de mais fiel, muitas vezes é ignorado pelas campanhas realizadas no Facebook, de acordo com a pesquisa. Boa parte das marcas usa o humor para interagir com os usuários, o que atinge mais o público com menos de 25 anos. Apenas 17% dos usuários com mais de 36 anos costumam curtir páginas de humor e 34% dos maiores de 26 anos acompanham as páginas para se informar. Mais alguns dados interessantes sobre os brasileiros no Facebook:

– 54% dos usuários são mulheres, que, por sua vez, postam 40% a mais do que os homens. Mulheres dominam interações com as marcas e se sentem muito mais a vontade para se relacionar com elas. Compartilham mais e tem menos barreiras para interagir com os conteúdos expostos. Você pode conferir o infográfico sobre o assunto aqui;

Mulheres estão mais presentes nas redes sociais

– Para 54% do público pesquisado a imagem real da empresa é determinante para curtir uma página;

– 57% já postaram conteúdos sobre as marcas em seus próprios perfis;

– 66% acreditam que marcas são assuntos tanto na internet quanto no dia a dia com seus amigos;

– 66% buscam informação nas páginas que curtem;

– 54% afirmam procurar páginas de marcas com as quais se identificam para curtir no Facebook.

A Gauge chegou a conclusões bastante importantes para quem tem nas redes sociais uma das principais fontes de conversão. Por exemplo, a relação entre pessoas e as marcas no mundo real é critério determinante para a forma como se dará esta relação dentro do Facebook. Quem usa no mundo real vai curtir no Facebook, independentemente do tipo de conteúdo que a marca oferece. Ainda, as pessoas se identificam mais com marcas que utilizam situações reais de consumo, o que as tornam mais dispostas a se engajar.

Você pode conferir o infográfico sobre “A experiência real faz a diferença” aqui.

A relação entre pessoas e marcas no mundo real é determinante para a relação dentro das redes sociais

Afinal, o que querem os usuários do Facebook? Por que algumas marcas conseguem maiores números de engajamento do que outras? Estas perguntas assombram a mente de analistas de redes sociais, marqueteiros e publicitários que trabalham com marcas de diferentes seguimentos. A maioria das marcas se esquece de dois pontos cruciais nas redes sociais: relacionamento e conteúdo que se adeque ao seu público e ao perfil da sua marca.

Confira o infográfico sobre marcas aqui.

A maioria das marcas se esquece do relacionamento e conteúdo

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você