☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Como obter sucesso com e-commerce?

Publicado em 17/04/2013

Atualizado em 16/05/2023

Cristiano Mendes, gerente de marketing e vendas da KingHost indica algumas estratégias simples e essenciais para um negócio virtual rentável e bem sucedido, desde a escolha da plataforma até a entrega do produto

shutterstock_51910003

O comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais relevância nas estratégias de vendas das companhias e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester no ano passado, o mercado virtual brasileiro tem o potencial de crescer mais que o dobro até 2017, sendo que em 2012 o faturamento estimado era de US$ 12,2 bilhões. Mas em meio a todas as possibilidades que o ramo oferece, surgem as dúvidas: como ser bem sucedido nessa área? Quais os pontos críticos para ter sucesso com e-commerce? Para Cristiano Mendes, gerente de marketing e vendas da KingHost, existem algumas questões básicas e fundamentais que podem impulsionar o sucesso de quem pensa em abrir uma loja online.

Segmentação de mercado

Apesar da forte presença de grandes marcas na Internet, o mercado ainda tende a se tornar cada vez mais especializado. Prova disso é o aumento constante no número de pequenas lojas online para setores segmentados. É preciso levar essa tendência em consideração na hora de estruturar qualquer negócio, sabendo ainda que ela também pode variar de acordo com o ramo a ser investido. O fato é que existem hoje comércios muito bem sucedidos que são exclusivamente online e que conseguiram justamente acompanhar o desenvolvimento dessa tendência e tirar proveito disso, da forma certa, na hora certa.

Conhecer o público-alvo

Direcionar esforços para essa área é essencial, uma vez que não basta produzir um grande número de cliques usando palavras-chave genéricas se as pessoas, ao clicar na página, não encontrarão o que procuram e vão fechá-la. O anúncio online é barato, mas se torna caro dependendo da quantidade, e não compensa se não for efetivo. Para isso, pesquisas de mercado e consumidor podem auxiliar na melhor compreensão sobre o público alvo, fundamentando a produção de campanhas segmentadas, que serão a base para a fidelização de usuários.

Investir em e-mail marketing também gera uma boa base de contatos e pode aumentar os acessos do site. Contribui na divulgação e popularização da loja, através de mecanismos como promoções e descontos especiais.

Entender e escolher a plataforma

A plataforma será a base da loja; é através dela que o criador do e-commerce dará o pontapé inicial do negócio, por isso na hora da escolha deve-se entender como ela funciona e quais as melhores maneiras de tirar proveito dela. Primeiramente, é preciso certificar-se de que ela suporta o número de acessos que terá, para assim manter a qualidade do serviço oferecido ao cliente, sem deixar de atender a demanda. Deve-se notar também se a plataforma tem uma boa opção de personalização para ser condizente aos produtos que serão vendidos.  Geralmente os planos de hospedagem são separados de acordo com a quantidade de itens disponíveis para venda. Caso prefira um plano que suporte poucos acessos, o criador deve se certificar de que é possível ampliá-lo rapidamente e com facilidade caso seja necessário no futuro.

A empresa de hospedagens escolhida também deverá dar o respaldo e o suporte para eventuais sugestões, reclamações ou melhorias que forem necessárias. Um quesito importante é como será feita a integração com meios de pagamento, pois quanto mais cartões, métodos e empresas aceitar, maiores as chances de compatibilidade com os meios do usuário.

SEO/Buscas

Para aperfeiçoar as buscas e assim garantir que o site seja facilmente encontrado, o dono da plataforma de e-commerce precisa ter duas prioridades: buscar uma plataforma customizada para SEO, que já venha preparada para oferecer uma descrição detalhada do produto e uma boa indexação; e certificar-se que o usuário use esse mecanismo de forma correta e efetiva, sabendo preencher os campos e as palavras chave de forma assertiva. É interessante investir aqui, pois o resultado orgânico de busca é gratuito, possibilitando maior investimento em outras áreas do negócio.

Logística

A logística é um dos pontos mais delicados, pois pode fidelizar ou afastar o cliente. Como o negócio online que está no início ainda precisa construir sua credibilidade junto aos clientes, quanto mais claro for o prazo de entrega do produto, maior a possibilidade de fidelização desses clientes. Por isso, deve-se ter total organização do fluxo de vendas, a fim de conseguir transmitir de maneira clara todas as informações necessárias com relação à entrega do produto: em que dia será despachado, o código de rastreamento dos correios para que ele acompanhe o trajeto de sua mercadoria, previsão de entrega e até mesmo a previsão de atrasos. Uma boa opção é ter mais de um parceiro em logística, podendo assim garantir mais de uma opção em caso de imprevistos e ainda otimizar o serviço por CEP, reduzindo gastos.

Outro ponto de atenção, é que a logística do envio do produto não deve ser a única preocupação nesse caso, mas também a maneira que o produto chegará e se apresentará para o cliente. A embalagem, que pode parecer um detalhe, é um fator importante, pois uma embalagem bem trabalhada indica a preocupação da empresa com a qualidade e eleva a opinião do cliente em relação ao serviço e ao negócio em si.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...
Muitas pessoas acreditam que cuidar de um site é um trabalho complexo. Muitas vezes pode parecer um bicho de 7 cabeças para quem olha de fora. Porém, existem alguns detalhes que, quando bem executados, podem fazer toda a diferença e ainda ajudar a impulsionar a forma com que sua página ou site vai aparecer dentro...
Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você