☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Cuidado com os e-mails em excesso!

Publicado em 26/04/2013

Atualizado em 10/05/2023

Fonte: Folha de São Paulo, Ecommerce News, Email Charter

Dados da pesquisa desenvolvida pela BlueHornet e Flagship Research afirmam que o envio de e-mails em excesso é um fator extremamente negativo para os varejistas, sendo, inclusive, o principal motivo que leva os consumidores a cancelar o recebimento.

Segundo o estudo, em 2012, os fatores – grau de importância e frequência –dividiram quase que igualitariamente o posto dos principais motivos dos descadastramentos, com 31,4% e 30,4% respectivamente.

No entanto, neste ano a frequência assumiu a liderança, reflexo do aumento do volume de e-mails, já que, segundo um estudo realizado recentemente, para quatro, em cada dez consumidores, mais da metade das mensagens recebidas vêm das empresas.

O estudo mostra ainda que entre as principais razões para se cadastrar em mailings de varejistas, o recebimento de descontos foi, em disparado, o motivo mais citado pelos participantes, (83,5%), seguido pela lealdade à marca (7%), obtenção de atualizações de produtos e serviços (6,4%) e a participação nas pesquisas de produtos (3,1%).

Respeite o tempo do destinatário do e-mail
Como remetente, é sua a função de minimizar o tempo que o seu destinatário levará para responder ao e-mail

Concisão e lentidão
Compreenda quando um e-mail demora para chegar e não dá respostas detalhadas. Ninguém quer soar grosseiro, então não leve para o pessoal

Confira as dicas a seguir e trabalhe no seu processo de comunicação com o cliente:

Clareza
Escreva o assunto do e-mail de maneira clara e, se achar necessário, use marcações como “[importante]” ou “[baixa prioridade]”
Evite perguntas abertas
Cuidado com e-mails longos finalizados com questões como “O que você achou?”. É melhor fazer perguntas simples e fáceis de responder

Corte suas respostas sem conteúdo
Você não precisa responder a todos os e-mails. Se seu e-mail é apenas um “legal” ou “está OK”, evite enviá-lo

Diminua os rastros
Contexto é importante, mas você não precisa incluir todas as conversas anteriores no e-mail. Tente deixar só as mensagens mais relevantes -as três últimas bastam
Evite arquivos em anexo
Não use elementos gráficos, como assinaturas que aparecem como arquivos em anexo nos e-mails. Também evite enviar textos como arquivos em anexo

Seja claro quando não há necessidade de resposta
Se a mensagem que você está enviando não precisa ser respondida, seja claro. Finalize o e-mail com “não é preciso responder”

Cuidado com as cópias
Quando você adiciona uma pessoa em cópia em um e-mail, está multiplicando o tempo que a mensagem levará para ser respondida. Use a opção com cuidado
Desconecte-se
Idealmente, quanto menos tempo gastarmos com e-mail, menos e-mails receberemos. Considere dosar o tempo dedicado a eles e tire uma folga nos finais de semana

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...
Muitas pessoas acreditam que cuidar de um site é um trabalho complexo. Muitas vezes pode parecer um bicho de 7 cabeças para quem olha de fora. Porém, existem alguns detalhes que, quando bem executados, podem fazer toda a diferença e ainda ajudar a impulsionar a forma com que sua página ou site vai aparecer dentro...
Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você