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6 dicas de marketing digital para profissionais autônomos

As buscas online já fazem parte da rotina das pessoas como forma de comunicação, informação e consumo. E profissionais autônomos também precisam utilizar este recurso para não deixar o seu negócio fora da web!
Publicado em 18/06/2014

Atualizado em 05/01/2024
Dicas de Marketing Digital para Autônomos

Qual a ferramenta que você utiliza quando precisa encontrar algum produto ou serviço? Se você respondeu internet, pode ter certeza de que você não é o único! As buscas online já fazem parte da rotina das pessoas como forma de comunicação, informação e consumo. E profissionais autônomos também precisam utilizar este recurso para não deixar o seu negócio fora da web.

Profissionais como advogados, contadores e fotógrafos, por exemplo, podem atrair ainda mais clientes e conquistar bons resultados se tiverem uma presença digital relevante. Uma pesquisa realizada pelo site Liberalis (2014), com mais de 1.500 profissionais liberais e autônomos, apresenta os seguintes resultados:

  • 75% dos entrevistados afirmaram que a maior razão para estar online é o desejo de conseguir novos clientes.
  • 45% dos entrevistados afirmam que há muita concorrência em suas áreas de atuação e por isso precisam fazer uma boa divulgação.
  • 60% dizem que ter um site é um bom meio de mostrar seu conhecimento profissional porque podem dar dicas, notícias e outras informações.

Mas não basta lançar na internet conteúdos que não valorizam  aquilo que você tem a oferecer. Por isso, confira algumas dicas e veja como o marketing na internet pode fazer a diferença no seu negócio!

Entenda o comportamento do seu público alvo

Saiba o que seus potenciais clientes procuram e onde eles estão. Não anuncie seus serviços em áreas onde não há interesse e evite o desperdício de tempo e dinheiro.

Conteúdos em Blogs

O blog é uma das ferramentas mais importantes, já que nele você pode publicar conteúdos que ajudam seus clientes e prospects. Essa é a porta de entrada para converter visitantes em potenciais clientes. Um blog atualizado e com conteúdos que atraiam os leitores é a melhor forma de demonstrar o quão profissional e experiente você é em assuntos da sua área.

Publique conteúdos que correspondem as necessidades do seu público alvo e que diferencie você da concorrência. Passe credibilidade ao mostrar que você domina assuntos relevantes. Lembre-se: ninguém contrata serviços de um profissional liberal sem ao menos confiar nele.

YouTube

A cada minuto, milhões de vídeos são publicados no YouTube, e você, como profissional, deve aproveitar esta oportunidade. Como? p[roduzindo vídeos com dicas e assuntos que estejam relacionados aos serviços que você oferece e que possam responder as dúvidas do seu público alvo. Por exemplo: se uma nova lei entra em vigor, mas deixa muitas pessoas com dúvidas, um advogado pode aproveitar esta oportunidade para criar um vídeo e publicar na internet. Aproveite assuntos que estão em pauta para criar oportunidades de conquistar clientes.

Redes Sociais 

De acordo com o relatório realizado por analistas do eMarketer (2013), 79% dos usuários de Internet no Brasil estão agora em mídias sociais. Para conquistar resultados utilizando esta ferramenta, o grande segredo é estar em grupos de discussões frequentadas pelo seu público alvo. Se você é um veterinário, por exemplo, esteja em redes sociais e participe de grupos de discussões que falam sobre animais. Assim, você poderá atrair potenciais clientes e seguidores.

E-mail Marketing

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais utilizada para divulgação de produtos e serviços, e quando se trata de e-mail marketing você pode ter grandes resultados com um investimento que cabe no seu bolso.

Com esta ferramenta você consegue fazer a divulgação de forma rápida e agendar o envio de e-mails, respeitando o tempo em que seu cliente em potencial pode ver o que você tem a oferecer, além de criar campanhas personalizadas.

Google AdWords

Uma boa forma de alavancar esse processo em pouco tempo é investir em mídia online, como o Google AdWords. A grande vantagem é o retorno em curto prazo, já que você pode mostrar o seu site no maior buscador online do mundo!

Quando você anuncia no Google AdWords, a sua empresa pode aparecer no maior site de buscas no exato momento em que termos relacionados aos serviços que você oferece forem pesquisados. Anunciando na internet você consegue agilidade, flexibilidade e controle dos resultados.

A equipe especializada da KingHost te ajuda a administrar as suas campanhas no AdWords. Clique aqui e confira os nossos planos!

Ter o melhor serviço pode não ser suficiente para que clientes em potencial contratem aquilo que você oferece. O ideal é que as pessoas conheçam previamente o seu trabalho, seja encontrando a sua marca em pesquisas na internet, através de recebimentos de e-mails que divulgam seus produtos e serviços ou através de informações publicadas no seu blog que mostram as suas ideias e domínio de assuntos da sua área de atuação. Utilize todos os recursos digitais disponíveis para conquistar resultados ainda melhores!

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Livia

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

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