☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

InterCon WP – Tudo sobre WordPress – parte 2

Neste segundo post sobre o InterCon WP, que aconteceu dia 31 de maio, em São Paulo, você confere o resumo de mais algumas palestras e outros pontos importantes levantados durante o evento!
Publicado em 05/06/2014

Atualizado em 10/05/2023

Neste segundo post sobre o InterCon WP, que aconteceu dia 31 de maio, em São Paulo, você confere o resumo de mais algumas palestras e outros pontos  importantes levantados durante o evento!

Palestra: O WordPress na linha de comando

Rodrigo Primo apresentou em sua palestra a ferramenta WP-CLI, um software livre escrito em PHP para utilização em ambientes Linux que utiliza código reaproveitado do núcleo do WordPress. Esta ferramenta oferece facilidades para gerenciar a plataforma (a partir da versão 3.5.2)através da linha de comando.

O palestrante demonstrou alguns comandos úteis desta ferramenta, como criação de posts, realização de backup da base de dados, atualização da instalação atual (núcleo, banco de dados, plugins e temas), além de citar outras utilizações possíveis desta ferramenta, como alteração de opções da instalação, instalação e ativação/desativação de temas e plugins. Além disso, apresentou casos de integração com outros comandos de linha de comando nativos do ambiente Linux, bem como utilizar junto com outras linguagens de programação, o que torna seu uso bastante extensível. Ao final da palestra, foram demonstradas configurações para uso global (todos usuários do servidor) ou local (apenas um usuário).

A ferramenta encontra-se disponível para download em http://wp-cli.org. Um port não-oficial da mesma para ambientes Windows, o WP-PowerShell, pode ser encontrada no endereço https://github.com/ericmann/WP-PowerShell.

Palestra: JS Sustentável

Leo Balter abordou técnicas e ferramentas para tornar o código sustentável.
Inconsistência: É preciso manter o padrão de formatação do código, visando melhor entendimento da equipe. Para jquery, o palestrante indicou JQuery Style Guide (http://contribute.jquery.org/style-guide/js/).
Arquitetura: é possível criar versionamentos usando o Github para testar e fazer um rollback se necessário.
Documentação: importante para a manutenção do código. O palestrante indicou o framework em JS MDOC https://github.com/millermedeiros/mdoc para gerar páginas com a documentação automaticamente.
Testes: Sempre teste. “Testar é assegurar a qualidade do seu software”, afirmou Balter.
Tartaruga na árvore: o que é isso? Aquele código dentro da sua aplicação que você não tem a menor ideia para que serve, quem fez ou se pode ser eliminado.

Palestra: Repensando aplicações WordPress com Backbone

Jean Carlo Emer apresentou o framework Backbone.JS, o qual é baseado no modelo MVC (model-view-controller) e foi incorporado no core do WordPress desde a versão 3.5. Sua estrutura é focada em quatro pilares: models, collections (grupo de modelos), views (trabalha de forma similar aos controllers) e router (gerência da navegação do usuário ao invés do navegador). Ao final da apresentação, Jean apresentou exemplos de temas WordPress que já utilizam Backbone.JS em sua estrutura.

Palestra: Escalando o WordPress na nuvem. Case e demonstrações práticas.

Hugo Cisneiros ressaltou a importância de escalar o ambiente de forma rápida, sem se preocupar com questões de hardware. Em sua demonstração foram utilizados 4 servidores (3 de banco de dados – master + 2 slaves) e um servidor Web com Apache + Varnish Cache, além de 2 storages (um para deploy e outro para o conteúdo estático – CDN). Porém, Cisneiros salientou que esta solução varia confirme cada caso: “não é uma receita de bolo”, disse Cisneiros.

O palestrante recomendou a utilização de alguns plugins do WordPress (HyperDB) para definição de funções de cada servidor de DB, e W3 Total Cache para cache e definição de CDN para conteúdo estático, bem como a utilização do Chef para configuração de deploy automático de novos servidores Web. Cisneiros lembrou ainda que a utilização de sessões neste tipo de ambiente é válida somente com uso de Memcache, bem como evitar a utilização de plugins que fazem cache em ambiente local (não são escaláveis). Você encontra o artigo do palestrante sobre balanceamento de BD do WordPress aqui.

A edição 2014 da InterconWP foi encerrada com a palestra de Hugo Cisneiros e contou com nomes de peso do mercado foi um excelente exemplo de evento com conteúdo relevante e útil. Aproveitamos para parabenizar a equipe do iMasters que organizou esse ótimo evento e já aguardamos ansiosos pelos próximos!

Confira a primeira parte do post sobre o InterCon WP

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Livia

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você