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Simplifica com a KingHost: como criar uma lista de email marketing

Publicado em 17/11/2020

Atualizado em 05/01/2024
Como criar uma lista de email marketing? 10 dicas simples de aplicar

Quer saber como criar uma lista de email marketing do zero? Confira 9 dicas práticas e fáceis de aplicar para quem está começando.

Você já ficou sabendo da novidade? A KingHost estreou recentemente um novo programa no YouTube chamado Simplifica com a KingHost. Nele a cada episódio um empreendedor recebe consultoria exclusiva de especialistas que vão ajudar a empresa a digitalizar o seu negócio.

Se você ainda não assistiu, recomendo que faça agora mesmo:

No primeiro episódio o pessoal da Cervejaria Implicantes tinha o objetivo de criar um e-commerce para poder potencializar a presença da marca na internet e aumentar as suas vendas.

No segundo episódio o desafio do Restaurante Don Basílio > Huffel Gastronomia era desenvolver uma solução para potencializar presença digital e servir como complemento para as outras iniciativas digitais do restaurante, como WhatsApp e aplicativos de delivery.

No terceiro episódio, o pessoal do Pet Shop Bicho e Mimos tinha o desafio de criar o site institucional do pet shop para potencializar a sua presença digital.

No quarto episódio, o pessoal da Escola Náutica Método Prático precisou de ajuda para a otimizar o seu site WordPress e modernizar a sua presença digital.

No quinto episódio, foi a vez da BH Escape trabalhar em alternativas para expandir sua estratégia digital.

Baseado nisso, selecionamos uma série de dicas extras para complementar as indicações que os nossos especialistas deram durante o episódio e que vão ajudar você está passando pela mesma situação.

Como criar uma lista de email marketing

Um dos desafios da BH Escape durante o episódio do Simplifica foi criar uma lista de emails. Pensando nisso, selecionamos 07 dicas para quem também deseja começar com email marketing e não sabe como criar suas listas.

Antes, um aviso muito importante: não compre listas de email.

Comprar listas de email pode parecer a forma mais rápida de começar a trabalhar com email marketing. Porém, os prejuízos para sua estratégia digital podem ser muito grandes ao fazer isso.

Um dos principais motivos para não comprar listas está na qualidade dos contatos adquiridos. Na maioria dos casos a maior parte desses emails são inválidos ou inexistentes.

Outro ponto negativo muito importante se refere a permissão desses contatos. Nenhum desses emails comprados deu permissão para receber comunicações da sua empresa. Enviar emails para eles sem permissão pode ter o efeito contrário do que você espera.

Sem contar que a imagem negativa da sua empresa com esses clientes pode nunca mais mudar.

Além disso, com a LGPD em vigor no Brasil esse tipo de prática tende a render problemas ainda mais sérios.

Como criar uma lista de email marketing: 9 dicas para quem está começando

Agora sim, vamos para as dicas que vão ajudar você a criar uma lista de email marketing de forma orgânica, saudável e legal.

1. Tenha uma página exclusiva

Criar uma página dedicada para abrigar o formulário de cadastro da sua lista de emails é uma ótima alternativa para aumentar o número de assinantes.

Na página deixe claro o intuito dos seus envios, a frequência e quais os tipos de conteúdos que você irá enviar para os assinantes.

2. Formulário no site

Inserir formulários de cadastro no seu site é uma medida fundamental para criar sua lista de email marketing.

Coloque os formulários em páginas estratégicas do seu site, posicionando-o em um local estratégico da página e deixando sempre claro qual o tipo de conteúdo e a frequência que você irá enviar suas comunicações.

Lembre-se de manter os formulários para email marketing curtos. Peça apenas nome e email. Se for importante para o seu negócio, pode adicionar mais alguma informação relevante que você precisa coletar, como setor do negócio ou tamanho da empresa.

3. Formulário no blog

O seu blog é outro local indispensável para receber formulários de cadastro da sua lista de emails.

Afinal de contas, os visitantes do seu blog, de maneira geral, são contatos interessados em saber mais e aprender sobre o seu produto ou serviço.

Se você já alimenta um blog da sua empresa, nem pense duas vezes sobre isto e passe a integrar o conteúdo que você publica no seu blog com a sua newsletter.

4. Ponto de venda

Aproveitar o contato presencial dos seus clientes para aumentar sua lista de emails? Por não!

Durante os atendimentos, você pode informar o seu cliente sobre a sua lista de emails e pedir os dados de cadastro dele para enviar novidades, promoções e conteúdos que desenvolver.

5. Eventos

Aproveitar a participação da sua empresa em eventos também é uma boa estratégia para aumentar sua lista de assinantes.

Aproveite o potencial e quantidade de participantes em eventos para aumentar a sua lista, mas não deixe de ter atenção com a qualidade dos contatos adquiridos. Vale a pena montar uma sequência de emails exclusiva para os participantes explicando sobre sua empresa e a finalidade dos seus envios futuros.

6. No login da sua plataforma

Se a sua empresa possui um sistema online que necessita de login do usuário para acessar a plataforma, você pode aproveitar para captar o email dos usuários durante o login.

Mas lembre-se de solicitar a permissão do usuário e deixar isso bastante claro para os visitantes, perguntando na própria interface se o usuário gostaria de receber ofertas e conteúdos especiais da sua empresa por email.

7. Assinatura de email

Colocar o link para a página do formulário da sua newsletter na sua assinatura de email é outra maneira simples e bastante acessível de aumentar sua lista de emails.

Capriche na chamada e dê destaque na sua assinatura para a proposta de conteúdo de qualidade na caixa de emails do seu contato.

8. Divulgue seus conteúdos nas redes sociais

Aproveite o poder das redes sociais para divulgar o formulário de cadastro da sua lista de emails.

Sempre que compartilhar algum conteúdo do seu site ou blog, deixe o formulário de cadastro bem visível e acessível na divulgação dos seus conteúdos e incentive os seguidores da sua página a se cadastrar na lista de emails.

9. Indicações

Por último, que tal aproveitar os assinantes já cadastrados na sua lista de emails para aumentar sua lista?

No final de cada email, você pode incentivar os leitores a indicar e compartilhar o seu email para outras pessoas. Esse tipo de indicação costuma trazer ótimos resultados e o custo para conseguir novos contatos é zero.

Com essas dicas você já sabe como criar uma lista de email marketing do zero e melhorar os seus resultados com email marketing.

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Vinícius

Vinícius Pereira

Graduado em Marketing, membro do time da KingHost. Apaixonado por marketing de conteúdo e Rock N’ Roll.

Vinícius

Vinícius Pereira

Graduado em Marketing, membro do time da KingHost. Apaixonado por marketing de conteúdo e Rock N’ Roll.

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