☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Plugins gratuitos para WordPress

Publicado em 19/04/2018

Atualizado em 09/10/2023
Mulher usando o computador. Imagem ilustrativa para texto sobre plugins gratuitos para WordPress.

A quantidade de plugins gratuitos para WordPress é algo que se destaca nesta plataforma. A possibilidade de escolha é vasta, mesmo se limitarmos nossas opções aos plugins gratuitos. Sem dúvidas, alguns destes recursos deixam a plataforma ainda mais poderosa. Porém, com tantas opções é natural sentir-se confuso na hora da escolha.

O WP é open source e isto é ótimo. No entanto, é importante pesquisar antes de instalar plugins no seu site. A biblioteca de plugins é gigante justamente porque qualquer pessoa pode desenvolver e enviar seu plugin para o repositório online WP, ficando disponível para ser utilizado por outros usuários. Alguns aspectos importantes para notar quando for instalar plugins são os seguintes:

  • O plugin foi atualizado recentemente? Ele é compatível com a versão atual do WP?
  • A pontuação do plugin é de 4 estrelas ou mais?
  • Algum review menciona possíveis problemas de segurança que o plugin possa causar?
  • O site do desenvolvedor é atualizado? Ele oferece suporte?

Estas são questões básicas para levar em consideração. Lembre-se que um plugin mal desenvolvido pode pôr em risco sua aplicação.
Pensando em ajudá-lo, selecionamos nossos plugins preferidos e vamos compartilhar essa lista com você.

Alguns plugins gratuitos para WordPress conferem segurança extra. É o exemplo do P3 (performance profiler), que identifica quais plugins geram consumo de processamento elevado na sua aplicação. Com o P3, você pode gerenciar a sua biblioteca de recursos e ficar com o que realmente vale à pena. Mantenha ativados somente aqueles que são realmente necessários e possuem bom consumo de processamento. Com este recurso você visualiza relatórios de uso e pode efetuar testes de desempenho.

Outro plugin excelente, mas que requer um certo cuidado no uso, é o Backup WordPress. Ele salva automaticamente todo o conteúdo da sua aplicação, protegendo você de possíveis apuros, caso o seu banco de dados seja apagado ou corrompido. Para um uso otimizado, você deverá configurá-lo para armazenar os backups por um período específico. Caso contrário, graças ao espaço em disco excedido pelo acumulo dos backups, o uso pode gerar dificuldades no servidor.

Além dos já mencionados, nossa lista sugere plugins para otimização de SEO, organização de postagens e melhoras em design e interação com o usuário. Por favor, deixe nos comentários quais são os plugins WordPress que você considera indispensável!

Confira no infográfico a nossa seleção dos melhores plugins gratuitos para WordPress

Otimizar SEO

SEO by Yoast
Irá guiá-lo para preencher de maneira prática e rápida recursos como títulos, descrição de página, canoninal, perma-links, entre outros aspectos SEO.

SEO Friendly Images
Atualiza automaticamente todas as tags alt e title das imagens em postagens e páginas. Prático, não?

Ter um site mais rápido

W3 total cache
Melhora a navegação do seu site e a performance do seu servidor. Guarda em cache todos os conteúdos do site, reduzindo muito o tempo de carregamento de suas páginas.

P3 – Plugin Performance Profiler
Identifica quais plugins estão gerando consumo elevado de processamento. Além disso, gera relatórios de uso e permite realizar testes de desempenho.

Ter um site mais seguro

Captcha
Acrescenta segurança aos formulários existentes, tais como formulários de comentários e login.

Backup WordPress
Essencial para o caso de haver perda de dados. Faz backups de sua instalação do WordPress, seus arquivos e fotos. Também realiza o dump do banco de dados.

Better WP security
mais de 30 opções para proteger seu WordPress. Por exemplo, minimize o risco de ataques mudando o prefixo da base de dados que é por default “wp_”.

Ter um site mais bonito

WP Google Fontes
É possível selecionar até seis fontes que você deseja usar em seu site a partir de uma lista suspensa. Com ele você também pode adicionar seu próprio CSS personalizado.

NextGen Gallery
Crie galerias. Opção para adicionar marca d’água em imagens, criar slideshows, organizar conteúdos em álbuns entre outras opções fantásticas.

Beneficiar a navegação e a interação

Contact Form 7
Envia email para o administrador do WordPress. Você conta com diversos tipos de campos, permitindo anexar arquivos, usar CAPTCHA e muito mais.

Yet Another Related Posts Plugin (YARPP)
Lista posts que possuem relação temática no final de cada artigo! Simples e efetivo.

WPTouch
Permite que você ofereça dois temas diferentes para o usuário do seu site. Um para quem acessa via mobile e outro para quem acessa via desktop.

Organizar publicações

WordPress Editorial Calendar
Auxilia na organização e no agendamento de conteúdos. Com ele você ganha uma ótima visualização do seu calendáriod e conteúdos.

Seguem os links para o download de cada plugin mencionado:

E aí, conhecia todos esses plugins gratuitos para WordPress? Caso saiba de algum plugin que tenha faltado, deixe nos comentários.

Fique ligado no Blog da KingHost para mais novidades.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você