📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Lições de Game of Thrones para suas campanhas de email marketing

Publicado em 21/05/2015

Atualizado em 28/05/2023
email marketing e game of thrones

Certamente o email marketing não é uma das ferramentas de relacionamento utilizadas pelos moradores dos Sete Reinos, eles parecem preferir uma comunicação mais agressiva e persuasiva, como a luta de espadas 😀 Falando sério, é óbvio que aparecem elementos o tempo todo, em muitas séries, filmes e outras mídias, que podem ser usados como metáforas de aprendizado em diversas áreas. No entanto, dessa vez, escolhemos a série Game of Thrones para tirar lições e traçar um paralelo com a criação de campanhas de email marketing para seu negócio. Acompanhe!

Comece planejando

Na série, o Senhor Comandante da Guarda Real precisa ter boas habilidades de planejamento. As táticas utilizadas em Game of Thrones muitas vezes envolvem intrigas, que são geradas e difundidas através dos soldados. Você, enquanto organiza e planeja suas ações de email marketing também precisa ser um estrategista.

No marketing digital, estratégias envolvem um grande conhecimento de marca, segmentação de base de clientes, além de pesquisa e análise de dados. Com esses recursos, você pode criar e explorar uma estratégia de verdade. Lembre-se que um bom plano precisa ter objetivos, descrição dos meios que serão utilizados para atingir esses objetivos e detalhamento dos resultados esperados.

Tenha um objetivo claro

O personagem Bran Stark é o nosso maior exemplo de dedicação a um objetivo. Ele viu o corvo de três olhos em um sonho e depois disso se tornou obcecado com a ideia de encontrá-lo. Ele perdeu a capacidade de andar e não tinha a menor noção de onde começar a procurar a ave, mas isso não o desencorajou. Graças a sua obstinação o personagem encontrou seu objetivo.

Assim como Bran tinha um foco e conseguiu o que queria, quando enviamos emails aos clientes, devemos ter um objetivo claro em mente. Isso parece muito básico, mas algumas vezes nos acomodamos com uma rotina de envios e tudo fica um pouco vago. Antes do seu próximo envio, pergunte a você mesmo “qual o objetivo desta mensagem?” Sua resposta precisa delimitar o conteúdo do email, para quem você vai enviá-lo e quando. Envios mais direcionados tendem a garantir melhores resultados. Confira aqui uma lista com ideias de conteúdo para seus emails.

Perguntar é legal, ouvir o feedback é melhor ainda

Você lembra quando a Patrulha da Noite (Night’s Watch) foi surpreendida? Os anciões enviaram Jon Snow para investigar os movimentos de uma tribo inimiga. Quando Jon voltou, ele os aconselhou a selar os túneis para que pudessem se proteger. Eles ignoraram o conselho e levaram a pior.

É sempre uma boa ideia perguntar a opinião de seus consumidores. Uma forma efetiva de obter essa informação é com uma survey, porém essa é apenas uma pequena parte do processo. O mais importante é o que você irá fazer com o resultado da survey. Utilize essas informações para melhorar seus produtos, seu atendimento e, por consequência, aumentar suas vendas.

O que faz seu negócio ser único?

Qual sua especialidade? A personagem Daenerys Targaryen ficou conhecida por ser “aquela que não queima” e “mãe de dragões”. Bem, a habilidade de lidar com dragões é realmente um ótimo argumento de marketing, mas apesar de não contar com essa especialidade, com certeza você pode pensar em características que o distinguem de seus competidores, certo?

Assim como o vinho Dornish, conhecido por sua qualidade, a sua marca tem algum diferencial e você precisa utilizá-lo para posicionar seus produtos corretamente. Quais são as melhores armas para mostrar porque seu produto é especial – como deixar claro suas características, beneficios e diferenciais?

O visual é importante!

A importância da estética é algo que com certeza podemos aprender com essa série. Você já deve ter reparado no capricho de cada detalhe, roupas, cenários, fotografia e etc. A perfeição do visual apresentado na série reforça um roteiro incrivelmente criativo e bem conduzido. O visual do seu email precisa engajar e surpreender seus clientes. Além disso, ele precisa ter um estilo recorrente e detalhes que reforcem a mensagem que você deseja passar.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você