Tutorial – Ativando Google PageSpeed

Tutorial – Ativando Google PageSpeed


A KingHost tem integração com o Google PageSpeed e você pode ativar a ferramenta de performance diretamente no seu painel de controle. Confira o passo a passo e entenda porque ativar este recurso pode melhorar a experiência de uso do seu site/aplicação.

O módulo para servidores do Google PageSpeed foi desenvolvido para aumentar a velocidade do serviço de páginas web. Ele leva mais velocidade ao carregamento do conteúdo do cliente, adicionando mensagens no cache HTTP sem ter que fazer mudanças nas aplicações que estão hospedadas.

Com o Google PageSpeed você pode analisar e otimizar o tempo de carregamento do seu site. A velocidade com que um site carrega seu conteúdo influi diretamente na experiência do usuário. Para ter uma ideia, um estudo apontou que usuários começam a perder a paciência após 2 segundos quando um vídeo trava, sendo que quando atingidos 5 segundos de espera, 50% dos usuários desistem de assistir ao vídeo. Outros estudos apontaram comportamento similar para a espera no carregamento de páginas.

Para analisar as páginas

Para analisar o carregamento de uma página, acesse o link PageSpeed inSights e digite o domínio desejado. O PageSpeed Insights gera um relatório com sugestões de melhorias para o seu site.

Integração com a KingHost

O Módulo Page Speed está disponível para todas as hospedagens, inclusive na modalidade compartilhada. Qualquer dificuldade para a ativação deve ser reportada à nossa equipe que agilizará uma solução para o problema.

Os filtros da ferramenta permitem uma série de benefícios, como:

  • Diminuir HTML, CSS e Javascript, e serving back de arquivos para os pedidos subsequentes (incluindo remoção de comentários, whitepsace e quotings desnecessários)
  • Combinar múltiplos arquivos CSS em um único arquivo CSS
  • Juntar CSS dentro do HEAD de um arquivo HTML
  • Adicionar caching headers, tais como Cache-Control, para os conteúdos que são servidos sem cache
  • Juntar pequenas imagens usando o data: URL scheme
  • Reduzir imagens grandes para fornecer um mapeamento 1-1 com o tamanho especificado no documento HTML

Para ativar, vá ao painel de controle e encontre o seguinte botão:

Sem título

Após clicar, o cliente deve clicar em ativar.

Depois de ativado, você poderá personalizar os filtros que deseja utilizar ou não
A imagem abaixo mostra o exemplo da configuração padrão da ferramenta.
dghhjigb

Importante: No momento de configurar os filtros, você deve ficar atento, pois dependendo da programação do seu site, o layout da página pode ser alterado. Por exemplo:

Filtro collapse_whitespace – Remove espaços em branco desnecessários.
Este filtro pode modificar/quebrar o layout caso utilize a propriedade de CSS “white-space: pre”

Faça testes e confira sempre o resultado antes de manter os filtros ativados!

Comentários

comentário(s)