☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Guia para os Rich Pins no Pinterest

Publicado em 14/09/2015

Atualizado em 16/05/2023

O Pinterest está entre as redes mais utilizadas do mundo. No Brasil, segundo um estudo da E.life esta rede figura entre as 7 mais utilizadas, ganhando mais e mais adeptos a cada dia. Estudos mostram que o público do Pinterest e do Instagram dobraram no último triênio.

Dependendo do seu nicho, especialmente se o seu produto tem um diferencial visual, o Pinterest pode ser um bom lugar para anunciar seu produto online. Mostrar os pins do seu perfil empresarial como ricos (rich pins) irá favorecer o alcance e a apresentação do seu conteúdo. Utilizar esse recurso pode otimizar o tráfego de usuários dessa rede social para o seu site.

Existem 6 tipos de rich pins:

1 – Pin de artigo (Article pin)
Esse pin incluí título, autor e descrição, enriquecendo a apresentação e o encontro desse tipo de conteúdo na rede.

rich pin artigo

2 –Pin de lugar (place pin)
Nos pins de lugar é possível acrescentar mapas, endereços e telefones.

exemplo de rich pin lugar

3 – Pin de produto (Product pin)
Incluí preço, disponibilidade e onde comprar. Todos esses dados são atualizados automaticamente, conforme a atualização do seu site. Depois de adicionar o seu produto a coleção de pins, os usuários recebem uma notificações sobre alterações de preço.

rich pin de produto

4 – Pin de filme (Movie pin)
Pins de filmes incluem avaliações, elenco e opiniões.

pin de filme

5 – Pin de receita (Recipe pin)
Ideal para marcas de alimentos, sendo possível incluir ingredientes, tempo de cozimento e instruções de preparo.

rich pin de receita

6 – Pin de aplicativo (App Pin)

Similar ao pin de produto.

rich pin app

 

Como utilizar os rich pins

Para quem utiliza WordPress, a configuração das meta tags para a utilização dos rich pins é fácil. Você pode fazer isso através da ativação do plugin SEO by Yost no seu site, configurando-o corretamente. Este é um plugin bastante completo de SEO (sigla em inglês para otimização de sites) e, de modo geral, ele pode ajudá-lo a otimizar o seu blog/site para os mecanismos de buscas de uma forma fácil e intuitiva. Aos que precisam otimizar manualmente seus sites, é possível ler a documentação sobre a utilização dos rich pins diretamente no site do Pinterest, ou mostrar essas normas ao seu webmaster, solicitando que atualize seu código conforme especificado.

Depois de ter as tags otimizadas, será necessário utilizar o rich pin validator do Pinterest.

Recapitulando:

1. Decida o tipo de rich pin que melhor se aplica ao seu site (receita, aplicativo, filme, artigo, produto ou lugar).
2. Entenda quais meta tags você precisa ter para o tipo de rich pin escolhido.
3. Adicione as meta tags no seu site.
4. Valide seu site, introduzindo uma URL com as tags corretas no rich pin validator. Após é só clicar em Aplicar. Depois da validação você receberá uma mensagem dizendo “o seu pin foi validado”, e poderá clicar em aplicar agora. Um pop-up irá aparecer, mostrando o domínio do seu site e as tags HTML selecionadas, clique em aplicar agora (ou apply now) mais uma vez.

Depois desse processo, a confirmação é feita pelo time do Pinterest, você provavelmente precisará esperar alguns dias até que o seu pedido seja aprovado. Depois de aprovado, todos os seus pins irão exibir o ícone e o nome do seu site na barra do navegador, além de outras informações interessantes para o usuário (confira acima os exemplos quem mostram os tipos de rich pins e quais os diferenciais para cada um).

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...
Muitas pessoas acreditam que cuidar de um site é um trabalho complexo. Muitas vezes pode parecer um bicho de 7 cabeças para quem olha de fora. Porém, existem alguns detalhes que, quando bem executados, podem fazer toda a diferença e ainda ajudar a impulsionar a forma com que sua página ou site vai aparecer dentro...
Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você