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Conteúdo e Mídias Sociais: 10 Ferramentas Gratuitas e Sensacionais

Publicado em 18/11/2015

Atualizado em 05/10/2023
Conteúdo e Mídias Sociais: 10 Ferramentas Gratuitas e Sensacionais

Existem muitas ferramentas gratuitas para auxiliar na criação e gestão de conteúdo e mídias sociais da sua empresa. Neste post selecionamos algumas que já foram testadas e realmente têm valor de aplicação no dia a dia do seu negócio. Aproveite!

Para ajudar na criação de imagens

Canva: design gráfico extremamente simples

Utilizar o Canva é muito fácil, escolha um dos modelos disponíveis ou comece a partir de uma tela em branco e de tamanho personalizado. Em seguida, utilize os layouts e abas para selecionar o tipo de imagem que deseja criar. Você conta com um mini banco de fotos, ícones e templates gratuitos, podendo também utilizar peças premium, que custam a partir de 1 dólar, ou ainda fazer upload de imagens próprias.

Para ajudar no gerenciamento das redes sociais

Instamizer: crescimento de público e agendamento de conteúdo no Instagram
Já notou que quase todas as ferramentas de mídias sociais possuem algum tipo de analytics integrado? É o caso do analytics.twitter.com ou do Facebook insights, mas infelizmente não é o caso do Instagram. O Instamizer e o relatório do SimplyMeasured citado abaixo ajudam você a contornar essa situação. Esta ferramenta pode ser utilizada gratuitamente para o acompanhamento de no máximo uma conta do Instagram, com a opção gratuita você pode agendar até 8 publicações por semana e acompanhar o crescimento da sua popularidade.

SimplyMeasured: relatórios para o Instagram
SimplyMeasured fornece um relatório gratuito para mensurar interações da sua marca no Instagram. Esse relatório mostra o número total de likes, comentários em fotos individuais e/ou em toda a sua conta, em um período de tempo de sua escolha. Para planejar postagens futuras, você pode verificar no relatório qual o dia da semana e a hora em que o engajamento em seus posts é maior.

keyhole.co: pesquise e analise a web
Com o Keyhole, você pode buscar por hashtags ou urls. Como ele pode ser útil? Além de acompanhar sua marca e os eventos que você realiza ou participa, você pode buscar por termos relacionados ao seu negócio e interagir com potenciais clientes a partir de tweets.

Beonpop: descubra os influenciadores e a popularidade da sua marca
O Beonpop é uma ferramenta que mostra quais são os perfis que mais interagem com você ou sua página no Facebook. Através da ferramenta, você identifica os consumidores que estão dispostos a defender e divulgar sua marca. Além disso, é possível comparar o nível de popularidade da sua marca com o nível de popularidade dos seus concorrentes.

Tweetreach: relatório de alcance e exposição da marca através do Twitter
Essa ferramenta mostra a evolução da sua conta em termos de alcance e exposição de marca utilizando recursos gráficos de fácil visualização. Além disso, é possível identificar quais perfis interagem com mais frequência com sua marca no Twitter, no período pesquisado.

Hootlet: economia de tempo para publicar e agendar posts
O Hootlet é uma extensão gratuita do Chrome que foi desenvolvida pelos criadores do Hootsuite. Esse add-on permite que você compartilhe a página da web em que está navegando diretamente em uma ou mais redes sociais que você tenha conectado à ferramenta (Facebook, Twitter, GooglePlus ou Linkedin). A partir dessa extensão, você pode personalizar a mensagem que será publicada na rede social e anexar imagens, programando ou enviando imediatamente a atualização de status.

Para ajudar na criação de conteúdos

Buzzsumo: descubra os conteúdos mais populares
Descubra os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais utilizando palavras-chave e inspire-se. Através dessa ferramenta, você reconhece influenciadores da sua área de atuação e pode inclusive monitorar os conteúdos mais populares da concorrência.

Mesmo com uma conta gratuita, você pode fazer quantas pesquisas quiser. Porém, nesse caso, serão mostrados apenas os primeiros 10 resultados da busca realizada.

OneTab extension: organize sua pesquisa
Diga-me se este cenário é incomum: você está pesquisando um assunto qualquer para iniciar a desenvolver um conteúdo e, quando percebe, está com 15 abas abertas no navegador! O excesso de informação pode acabar atrapalhando o início da tarefa. A ferramenta OneTab é uma extensão para o Google Chrome e funciona assim: quando você estiver com muitas abas abertas, basta clicar no ícone OneTab e todas essas páginas vão fechar, sendo salvas em uma lista de URLs dentro de uma única guia. Você pode restaurar as abas que lhe interessam mais individualmente, clicando em cada uma, ou restaurar todos os links de uma vez. Você também pode exportar e compartilhar essa lista de links com outras pessoas. Mesmo se você fechar o Chrome, o OneTab vai salvar todos os links e mostrá-los na próxima vez que você abrir o navegador.

Além de ajudar na organização, esse add-on pode poupar até 95% da memória utilizada pelo Google Chrome, tornando a sua experiência de navegação mais rápida. 😉

Para ajudar no SEO do seu site

SEO Certo: informações e sugestões práticas de melhorias para seu site
Uma ferramenta da KingHost, o SEO Certo faz análises do seu site e dos seus concorrentes, resultando em informações completas e sugestões práticas de melhorias para seu site ter mais destaque nos resultados dos principais buscadores. Tudo em um só lugar! Mesmo o relatório gratuito, entre outros diagnósticos, apresenta insights sobre o impacto das mídias sociais no SEO do seu site. Vale testar!

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você que está buscando melhores maneiras de criar e gerenciar conteúdos na web. Sabemos que na web tão importante quanto a criação de conteúdos, é a sua própria distribuição e a mensuração dos resultados obtidos. Essas e outras ferramentas nos ajudam a completar todas as fases desse processo, você tem uma preferida? Compartilhe nos comentários.  😀

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Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

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