📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Novidade – Phalcon em Hospedagem Compartilhada

Publicado em 19/11/2015

Atualizado em 10/10/2023
framework phalcon

De modo pioneiro, a KingHost oferece o Phalcon em hospedagem compartilhada para seus clientes. O framework já está disponível em ambiente dedicado e compartilhado que utiliza PHP a partir da versão 5.4, tanto em plataformas Windows quanto em plataformas Linux.

Para contextualizar:

Frameworks são bibliotecas, conjuntos de classe e métodos que são utilizados para facilitar o desenvolvimento e garantir produtividade ao desenvolvedor. O Phalcon é um framework conhecido por proporcionar alto desempenho para as aplicações desenvolvidas a partir dele. No entanto, ele contava com uma barreira de utilização no Brasil: a falta de suporte junto às empresas de hospedagem compartilhada. A KingHost mudou esse cenário e hoje somos a primeira empresa brasileira de hospedagem a oferecer o Phalcon em hospedagem compartilhada!

Especificidades do framework:

O Phalcon possui duas diferenças básicas em relação aos demais frameworks do mercado. Em primeiro lugar, ele é escrito utilizando a linguagem de programação C. Outra diferença vem do fato de ele ser disponibilizado como uma extensão do PHP no ambiente de hospedagem, não sendo necessário fazer o download do recurso através do Composer, já que ele é previamente instalado diretamente no servidor.

O Phalcon teve seu primeiro release em 2012 e sua última versão estável, a qual está disponível para uso nos servidores da KingHost, é a 2.0.8. Por ser um framework full stack, o Phalcon possui todos os recursos já comuns ao demais frameworks do mercado, como DI, Router, ORM, ODM, Cache, Volt, Events e Code generator. Apesar de ter a opção de utilização full stack, o desenvolvedor tem liberdade, podendo definir sua estrutura de trabalho, classes, arquivos e, caso deseje, utilizar somente o que lhe interessa da solução. Além disso, a estrutura do framework oferece alternância entre single e multimodo.

Através do Phalcon, o desenvolvedor conta com dois tipos de aplicação, uma chamada ‘micro’ e a outra ‘application’. Elas têm diferenças na quantidade de dependências a serem configuradas. A aplicação micro é voltada à produtividade e rapidez, já a application exige a definição de views, injeção de dependências, entre outras definições.

Exemplo de Aplicação (Phalcon Micro)

Exemplo de Aplicação (Phalcon Application)

phalcon_application

A alta performance e o uso otimizado de memória são as maiores vantagens do Phalcon. Para se ter uma ideia, ele demonstrou rapidez superior de até 20x em relação a outros frameworks do mercado em testes de eficiência. Confira abaixo um benchmark de desempenho e memória utilizando os principais frameworks do mercado:

phalcon - requisições por segundo
Requisições por segundo – retirado de GitHub
phalcon - uso de memória
Uso de memória – retirado de GitHub

Como o Phalcon funciona?

  1. Baixo acoplamento entre os componentes. Você pode usar os componentes que deseja sem depender da solução full stack.
  2. Otimizações de baixo nível fornecem menor sobrecarga para aplicativos baseados em MVC.
  3. O framework interage com os bancos de dados com o máximo de desempenho utilizando ORM escrito em linguagem C.
  4. Por ser utilizado como uma extensão do PHP, todos os recursos do framework estão disponíveis em memória e isso resulta em ganho de desempenho e menor consumo de memória.

Por que o Phalcon conta com melhor desempenho?

Frameworks tradicionais Phalcon
Interpretação de centenas ou milhares de linhas em PHP para cada requisição. sim não
Carregamento de dezenas de arquivos em cada requisição. sim não
Checagem da existência de funções, métodos, classes, constantes para cada requisição. sim não
Otimizações de baixo nível, ganhando microsegundos em cada requisição. não sim

Quer testar? Se você é nosso cliente, verifique se seu servidor tem suporte ao Phalcon através de um phpinfo e, caso não tenha, acesse seu painel de controle e abra um chamado. Se preferir, fale conosco através de nosso suporte para que possamos instalar o Phalcon em sua hospedagem. Se ainda não é cliente, confira nossos planos!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

As ameaças virtuais estão mudando constantemente e se tornando cada dia mais sofisticadas. Por isso, para quem tem um negócio online, a segurança é um ponto que merece grande atenção. De acordo com o Relatório do Sitelock que analisou 14 milhões de sites em 2022, sites recebem cerca de 5.5 vezes mais tráfego de bots...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você