☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Novo Site do W3C Reúne Recursos para Desenvolvedores

Publicado em 25/11/2015

Atualizado em 26/04/2023
ferramentas w3c

O W3C criou um lugar na web para os desenvolvedores que procuram orientação na hora de incorporar acessibilidade e padronização em seus trabalhos. Agora você pode encontrar todas as ferramentas de validação da organização em um só lugar, conheça o W3C Developers.

Para quem não sabe, o W3C é a principal organização de padronização da Web. Seu fundador, Tim Berners Lee (Físico, Cientista da Computação e Professor do MIT) é também o criador da World Wide Web.  A missão do W3C é “Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo”. Com esse mote, a instituição desenvolveu uma série de ferramentas de teste, ajudando sites e aplicativos a cumprir com diretrizes de bom funcionamento.

Além de reunir as ferramentas, esse novo canal também promove o envolvimento junto à comunidade W3C. Através do site, é possível participar de um fórum de acessibilidade chamado Discourse, um lugar para compartilhar ideias, dar feedback e contribuir para os padrões da Web existentes.

Outros links divulgam eventos e cursos relacionados à organização. Também é possível entrar em contato com o projeto Test the Web Forward, que tem como objetivo melhorar a interoperabilidade de plataformas abertas desenvolvidas para a rede.

Conheça as Ferramentas W3C:

Nu HTML Checker – Teste seus documentos HTML

O Nu HTML Checker (v.Nu) é um experimento em curso para a verificação de erros em HTML, ou seja, seu comportamento está sujeito a mudanças contínuas.

Mobile Checker – Seja amigável aos dispositivos móveis

Esta ferramenta identifica problemas nas páginas através de testes básicos, através dela podemos saber se conteúdos da web são amigáveis aos dispositivos móveis.

CSS Validator – Teste do arquivo CSS

A finalidade da ferramenta é auxiliar o desenvolvedor na tarefa de verificar e corrigir as folhas de estilo por ele desenvolvidas. Além dessa ferramenta, o W3C conta com um guia para a criação de CSS.

Link Checker – Checagem para links quebrados

Este Link Checker olha para os links, âncoras e objetos referenciados em páginas da web. Ele também checa folhas de estilo CSS, ou de forma recursiva um site inteiro.

Internationalization Checker – Descubra o nível de internacionalização

Testa a página para determinar o seu nível de internacionalização. Ele também resume fatores importantes para internacionalizar seu projeto, como declarações de codificações de caracteres e de linguagem.

Markup Validator – Testa o markup das páginas (HTML or XHTML)

Testa documentos contra possíveis erros em suas linguagens, evitando possíveis erros de gramática e vocabulário para que sejam plenamente entendidos pelas máquinas (machine-readable formal grammar and vocabular).

RDF Validator – Checa e visualiza documentos RDF

O RDF é uma estrutura de modelo de dados baseado em grafos. Esta ferramenta valida a linguagem RDFa em arquivos XML ou HTML. Ele checa a estrutura do Resource Description Framework sem considerar o conteúdo do documento.

RSS feed Validator – Validador para RSS and Atom feed

Este serviço testa a validade de um feed, verificando se ele segue as regras da especificação RSS.

Unicorn – Unified validator. HTML, CSS, Links & Mobile

O Unicorn é um validador do W3C unificada diversos testes. Ele agrega os seguintes serviços de validação: Markup,CSS, mobileOK e Feed checker (RSS, Atom).

Motivos para utilizar estas ferramentas de validação? Para começar, ao testar suas páginas e aplicações, você tem a garantia de que elas funcionam melhor e, por consequência, entregam uma melhor experiência aos usuários. Além disso, obedecer às boas práticas pode garantir ao seu site uma vantagem aos olhos dos motores busca, portanto essas otimizações impactam também no SEO do seu projeto.

 

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você