☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Três materiais do Google para aprender mais sobre SEO

Publicado em 12/04/2016

Atualizado em 11/10/2023

Um vídeo, uma apresentação e um documento de 146 páginas. Aqui você encontra 3 conteúdos ricos e atuais para quem busca conhecimento sobre SEO. Quem entende inglês poderá aprofundar ainda mais os estudos através dos links. Porém, no texto a seguir vamos apresentar algumas das principais ideias que estes materiais trazem.

1. Uma seção de perguntas e respostas:

No finalzinho do mês passado o Google fez alguns anúncios interessantes sobre o funcionamento do seu buscador. Em um hangout com outros profissionais de SEO, Andrey Lipattsev – Estrategista de Pesquisa de Qualidade no Google – revelou quais eram os dois primeiros fatores de classificação utilizados no ranqueamento de seus resultados. Ao ser questionado sobre o assunto ele respondeu: – “Eu posso lhe dizer quais são: o conteúdo e os links que apontam para o seu site.”

Com isso, sabemos que apesar do falatório sobre a importância dos sinais sociais (compartilhamentos, comentários e curtidas), backlinks continuam sendo mais significativos para o algoritmo do Google. Esses links precisam ser espontâneos ou através de técnicas chamadas white hat, não vale a pena comprar links. No próprio vídeo, Andrey falou sobre a compra de links como um benefício instantâneo e passageiro, que pode mais prejudicar do que ajudar a longo prazo. Além do número de links que apontam para o seu site, vale lembrar que outros subfatores interferem nessa pontuação, por exemplo, o texto âncora que esses links mostram e a autoridade dos sites que linkam para o seu.

A terceira métrica já havia sido revelada anteriormente, é o chamado rankbrain. Sites que viabilizam a interpretação semântica de algumas queries podem ter vantagens no ranqueamento em relação aos que não utilizam esse tipo de código. Isso diz respeito a habilidade do Google de identificar o significado por trás das palavras em seu site.

2. Uma apresentação:

Outra declaração interessante, dessa vez do Engenheiro Paul Haahr, foi sobre a importância do CTR (clique through rate ou taxa de cliques) e da experiência do usuário no algoritmo de buscas. Teste A/B com as SERP’s é uma das técnicas que o Google utiliza para testar a entrega dos resultados e a experiência dos usuários. Se você notou um resultado mudando muito rápido de lugar no ranking, pode ser isso.

O CTR também foi finalmente admitido como uma métrica importante, o que faz bastante sentido, pois um resultado pouco clicado é provavelmente menos relevante ao usuário. Por outro lado, se o seu anúncio é muito clicado, mas os usuários clicam no botão voltar (aos resultados de busca) pouco depois de visitá-lo, o Google irá interpretar isso como sinal de conteúdo de baixa qualidade. Por isso, de nada adianta deixar a SERP do seu resultado muito atraente e não trabalhar o conteúdo do seu site em si para que ele fique tão interessante quanto a sua chamada.

3. Um guia de avaliação de páginas – Você pode ver a versão completa neste PDF.

Outro recurso interessante é o Guia de Qualidade para Classificação dos Resultados de Busca que foi colocado à disposição do público em geral ano passado. Para entender melhor esse guia, é bom saber que o Google contrata avaliadores para testar a qualidade de seus resultados de pesquisa e esse documento é utilizado como um guia para essa avaliação. O documento, lançado em novembro do ano passado, recebeu uma revisão de conteúdo no final de março/2016.

Trata-se de um material absolutamente rico e detalhado, que mostra o que levar em conta ao criar suas páginas. Vamos comentar três pontos principais dele:

– Resultados E-A-T
O Google avalia se um site tem os elementos E (Expertise), A (Authoritativeness) e T (Trustworthiness), traduzido livremente em português por perícia, autoridade e confiabilidade.
O buscador beneficia sites que apresentam conteúdo de alta qualidade e que provam isso, destacando a experiência que o autor do conteúdo possui com o assunto por exemplo. Nesse ponto a confiabilidade do site como um todo também conta. De acordo com o guia, a falta de E-A-T é argumento suficiente para um avaliador empregar baixa pontuação à página avaliada.

– Atende completamente vs atende altamente vs não atende o objetivo do usuário
São as escalas usadas para avaliar a satisfação que uma página pode proporcionar aos usuários que buscam por determinado termo.
As classificações de necessidades descritas acima, já focam na busca mobile, sendo solicitado aos avaliadores que considerem: “quão satisfatório e útil é este resultado para um usuário de dispositivo móvel?”. A classificação ‘atende completamente’ só deve ser empregada para termos de busca mais específicos, sendo reservada para os resultados em que a resposta é completa e perfeita, deixando todos ou quase todos os usuários plenamente satisfeitos.

– Foco nos dispositivos móveis
O foco no ambiente móvel é tão grande que em todo o documento a palavra ‘mobile’ é citada 89 vezes. Alguns fatores a considerar são a inserção de dados facilitada, a consideração do uso do site em telas muito pequenas e a otimização para conectividades lentas e inconsistentes.

Esses são apenas algumas ideias principais desses materiais, estudá-los, colocando em prática os aprendizados adquiridos, é uma ótima forma de se manter à frente no mercado competitivo de SEO.

  • Temos uma ótima ferramenta para quem deseja ter seu site melhor ranqueado nos resultados de busca: O SEO Certo!
    O SEO Certo faz análises do seu site e do site de seus concorrentes, resultando em informações completas e sugestões práticas de melhorias para seu site ter mais destaque nos resultados do Google, Yahoo e Bing. Tudo em um só lugar!

testegratisseo

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Mesmo que envie emails com frequência, você sabe o que é SMTP? Esse protocolo é bastante importante para o sucesso do envio desse tipo de mensagem. Pensando nisso, a KingHost decidiu escrever este conteúdo, por meio do qual vamos explicar o que é SMTP, como funciona e de que forma usá-lo. Ouça o conteúdo completo...
Muita gente já está pensando nas melhores estratégias de vendas online para aproveitar a oportunidade de potencializar os lucros na melhor época de vendas do ano, Black Friday e Fim de Ano. No entanto, você sabe como fazer uma campanha adequada e que gere lucros? Em primeiro lugar, é importante planejar com antecedência as ações...
As mudanças dos últimos anos e a aceleração digital constante, acabam exigindo que você saiba como divulgar uma empresa nas redes sociais. E isso não se trata mais de uma tendência, mas de uma obrigação para negócios que precisam atrair novos consumidores e expandir cada vez mais. O consumidor está no controle: ele troca de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você