📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Entrevista Jaydson Gomes – Falando sobre Node.JS

Publicado em 20/05/2016

Atualizado em 28/05/2023

Conversamos com Jaydson Gomes, desenvolvedor com mais de 12 anos de experiência, criador do Braziljs e palestrante de #DesenvolvimentoWeb reconhecido mundo afora.

Nesta conversa, Jaydson falou sobre #NodeJS, entrando em assuntos como versionamentos, engines, segurança, importância da comunidade open source e muito mais.

Você ainda pode estar se perguntando: por que usar Node.JS? Assista a entrevista e entenda por que essa tecnologia está cada vez mais e mais popular.

Para quem prefere ler, aí vai em poucas palavras alguns dos motivos:

Uma só linguagem – Para utilizar tecnologias como ASP.NET em seus projetos, os desenvolvedores precisam conhecer uma segunda linguagem, seja C#, VB.NET, Java ou qualquer outra, para rodar o código no lado do servidor. Por outro lado, o Node.js usa JavaScript, uma linguagem que resolve tanto o lado do servidor quanto o do cliente, sendo assim os desenvolvedores só precisam dominar uma linguagem durante todo o processo.
Fácil transição para o desenvolvedor – JavaScript costuma ser terreno comum entre os desenvolvedores web, a transição de um desenvolvedor que conhece JavaScript para o Node.js é muito tranquila, já que o Node usa essa mesma sintaxe.
Ele é leve – Node.js usa uma arquitetura orientada a eventos, o que significa que ele opera em modo de processo único (single-thread), usando chamadas sem bloqueio, que suportam dezenas de milhares de requisições simultâneas. Isso permite que o Node.js seja executado em um único segmento, diferente de outras tecnologias web, que geram um novo segmento a cada requisição.
Suporte built-in para bancos de dados orientado a documentos – É muito comum que aplicações Node.js usem banco de dados orientado a documentos tais como o MongoDB. O MongoDB, ao contrário de banco de dados tradicionais que usam um modelo relacional, utiliza um modelo baseado em documentos, a resposta certa para os fãs de mapeamento objeto-relacional (ORM).
Gerenciador de pacotes e fameworks – o Node.JS possuí um ótimo gerenciador de pacotes, o que agiliza o desenvolvimento. Outro motivo que garantiu a popularidade desta tecnologia são os frameworks, socket.IO, Express e yeoman são exemplos de tecnologias que permitem a interação em tempo real entre cliente e servidor.

Pode ser hospedado na KingHost – desde abril estamos com suporte a Node.JS garantido. Conheça os planos e configure sua hospedagem Node.js com poucos cliques através do seu painel de controle e tenha sua aplicação rodando em segundos.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Contar com fornecedores de confiança é fundamental para o sucesso de um projeto. Ao escolher parceiros confiáveis, você contribui para a reputação da sua própria marca. É pensando nisso que a agência Stamina conta com a estabilidade do Servidor Cloud KingHost. Quer ouvir o conteúdo na íntegra? É só dar o play logo abaixo. Um...
O empreendedor digital Heverson A. do Valles é um pioneiro na área de cursos online. São quase 15 anos trabalhando no setor. “Hoje todo mundo faz curso online, mas em 2009 eram pouquíssimas as pessoas”, conta. “Eu tinha que contratar serviço de streaming fora do país.” Quer ouvir o conteúdo na íntegra? É só dar...
História de sucesso: como um site garantiu a sobrevivência do drag bar Workroom Você com certeza já leu sobre a importância de um site para o sucesso de um negócio. Fatores como credibilidade de marca e visibilidade nas buscas são amplamente conhecidos. Quer ouvir o conteúdo na íntegra? É só dar o play logo abaixo!...
O sucesso do nosso trabalho em desenvolvimento de plataformas web e sites tem muita relação com a KingHost”. Miguel Alencar – Empreendedor digital Como um site aumentou em 700% a captação de clientes da Mspherium Company Quer ouvir o conteúdo na íntegra? É só dar o play logo abaixo! Atuando no mercado de tecnologia há...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você