📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Como instalar e configurar módulos no Prestashop 1.5.4.1: Correios e Frete

PrestaShop modulos

A instalação de módulos pode aprimorar ainda mais as funcionalidade da sua loja virtual no Prestashop. Com módulos específicos para cada funcionalidade, você terá mais recursos disponíveis para o seu e-commerce.
Publicado em 09/07/2014

Atualizado em 26/04/2023

A Loja Prestashop, disponível no Painel de Controle KingHost, conta com diversos módulos que já foram instalados previamente e configurados. Caso você queira instalar um módulo específico, para ter mais funcionalidades em seu e-commerce, você deve seguir os passos abaixo. Nesse post vamos usar como exemplo a instalação e configuração do módulo “Correios e Frete”.

Primeiro passo: encontre o modulo que você deseja utilizar. Existem diversos fóruns na internet criados com esta finalidade. O mais indicado é o PrestaShop Brasil. Aqui, basta se cadastrar no site para baixar o módulo que você deseja instalar na sua loja virtual.

PrestaShop1

Neste caso, o módulo que vamos instalar é o “Correios e Frete”, mas esta configuração serve para qualquer módulo que você desejar ter na sua loja virtual no Prestashop. Você pode encontrá-lo no site utilizando a opção de busca no menu superior à direita. Após encerrar o download, descompacte o arquivo (clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e clicar em “Extrair Aqui”).

Já descompactado, temos a pasta “correioscarrier”, que contém os códigos específicos deste plugin. Agora, é preciso enviar esta pasta para o servidor, aqui nós vamos utilizar o FileZilla.

Utilizando o FileZilla para enviar o módulo

Estabelecida a conexão, no lado direito serão listadas as pastas que estão dentro do seu servidor. Acesse a pasta “www”, e depois a pasta do seu Prestashop (se você tem apenas a sua loja instalada no seu servidor, basta acessar  a pasta “www”.

PrestaShop2

Dentro da pasta do PrestaShop há um diretório chamado “Modules”, local onde devem ser instalados todos os arquivos do módulo. Acesse esta pasta para enviar o arquivo que você baixou fórum do Prestashop.

Acesse o arquivo que você descompactou e arraste a pasta “correioscarrier” para uma área livre do FileZilla. Cuide para não arrastar esta pasta para em cima de outra pasta, pois se isto acontecer, o módulo não funcionará. Assim que o processo de transferência terminar você pode visualizar a pasta “correioscarrier”.

PrestaShop3

Depois, vá até o menu de administração do seu PrestaShop e entre na seção de “Módulos”.

PrestaShop4

Perceba que ao atualizar essa página um novo plugin aparecerá no topo da página, que é o módulo que você acabou de instalar.

PrestaShop5

Configurando módulos no PrestaShop

Ao lado direito do módulo estará a opção “Instalar”, basta clicar e depois escolha a opção “Configurar” para fazer as alterações no módulo.

Para começar a configuração, primeiro, você precisa encontrar o módulo que acabou de instalar. Acesse o painel administrativo, clique em Módulos, e escolha a área de módulos, a primeira opção da lista.

Agora, procure pelo item Entrega e Logística. Nesta lista aparecem os módulos que já estão pré-instalados através do instalador automático e os módulos que foram enviados através do servidor.

PrestaShop7

Escolha o módulo Transporte pelos Correios = Configurar. Esta ferramenta calcula, automaticamente, o valor do frete.

PrestaShop8

O único campo de preenchimento obrigatório é o CEP de origem, ou seja, o local onde está a sua loja física. Abaixo você pode configurar algumas informações como, entregas em mão própria (que deve ser selecionada apenas quando você se encarregar de entregar o produto ao seu consumidor), se vai utilizar o valor declarado e/ou se deseja receber o aviso de recebimento.

PrestaShop9

Na Lista de Caixas, as medidas já estão configuradas conforme os padrões dos correios. Se a sua embalagem tiver padrões diferentes destas medidas, basta alterar colocando o altura, largura e peso da caixa. Após preencher estes dados, clique em enviar dados (submit), e perceba que aparecerá uma mensagem de confirmação das alterações.

PrestaShop10

Agora que você já informou o CEP a partir do qual os produtos serão enviados, o cálculo do frete será feito automaticamente pelo aplicativo PrestaShop!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Livia

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

Lívia

Lívia Lampert

Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Você certamente já passou pela frustração de abrir um site que demora uma eternidade para carregar. Então, sabe como isso é irritante, não é mesmo? Se preferir ouvir o conteúdo, é só clicar no play! Com isso, sabe que a velocidade do site desempenha um papel fundamental na experiência dos usuários e no sucesso do...
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe que gerenciar sua empresa pode ser desafiador. Uma vez que, além de cuidar das finanças, lidar com clientes e fornecedores, você também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações fiscais.  Uma dessas obrigações é fazer a declaração anual de faturamento, que é fundamental para manter sua...
Se você deseja entender como fazer registro de marca, este é o conteúdo certo. Afinal, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Registrar a marca do seu negócio é a melhor forma de garantir os seus direitos de uso, bem como protegê-la da concorrência. Além disso, a marca registrada faz com que as pessoas vejam...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você