📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Selo site seguro: saiba quais são as certificações para ter mais credibilidade

Publicado em 30/12/2022

Atualizado em 26/03/2024

O selo de site seguro é um tipo de certificado que os sites e e-commerces exibem para evidenciar que oferecem uma navegação segura. Geralmente, trata-se de um selo disponibilizado no rodapé das páginas. 

Portanto, esse detalhe ajuda muito os usuários que estão mais atentos aos golpes e fraudes digitais. Dessa forma, eles ficam mais tranquilos para realizar compras e outros negócios online, já que o selo transmite confiabilidade para os clientes.

Quer ouvir o conteúdo completo? É só dar o play abaixo!

Então, imagine que um consumidor em potencial visite o seu site em busca de um produto que você oferece. Será que ele vai se sentir seguro o suficiente para finalizar a primeira compra sem um tipo de identificação como esse? Provavelmente não.

Sabendo disso, elaboramos este conteúdo completo para que você conheça todos os benefícios oferecidos por esse recurso e quais são os principais disponíveis no mercado. Boa leitura!

Tipos de selo de segurança

É importante ressaltar que os selos de site seguro não são apenas simples imagens inseridas em uma página na web. 

Na verdade eles representam sistemas que garantem que todas as transações passarão por procedimentos seguros, preservarão os dados do comprador e evitarão fraudes.

Sendo assim, você deve saber que existem dois tipos de selos:

  • Estático: trata-se de uma imagem com a logo da certificadora. A única função deste tipo de selo é indicar que o site utiliza criptografia, embora não possua validação;
  • Dinâmico: o selo dinâmico é capaz de mostrar informações relevantes sobre a certificação e sobre a sua empresa aos clientes.

Portanto, os dois modelos cumprem o mesmo objetivo principal: transmitir maior segurança do seu site aos visitantes. Contudo, o tipo dinâmico disponibiliza um volume maior de informações úteis do que o estático.

Por que ter um selo de site seguro?

O ambiente digital é capaz de promover diversos avanços tecnológicos que proporcionam mais comodidade, agilidade e uma série de vantagens ao nosso dia a dia. 

Por outro lado, ainda há grandes riscos de invasões de hackers, crackers e diversos tipos de fraudes e golpes online. Por isso, cada vez mais usuários buscam por soluções que os protejam contra esses perigos.

Sendo assim, o selo de segurança leva mais confiança para o seu público, ajuda a sua empresa a obter vantagem competitiva, e contribui para o aumento do seu PageRank, ou seja, o Google também entenderá que o seu site oferece uma navegação mais segura.

Quais são os benefícios?

Até aqui, você pôde entender o que é um selo de site seguro e para que ele serve. Contudo, ainda é importante conhecer todos os benefícios que fazem dessa ferramenta uma alternativa eficiente para aumentar a segurança e a credibilidade do seu site.

Então, continue a leitura e confira!

Demonstra que o seu site é confiável

Esse ponto já foi pontuado neste conteúdo e é uma das vantagens mais importantes oferecidas pelo selo de segurança. 

Isso porque apresentá-lo nas páginas do seu site transmite mais confiança ao consumidor, principalmente quando se trata de uma primeira visita ou primeira compra.

Dessa forma, mesmo que o cliente tenha chegado até você de forma orgânica, em pesquisas nos buscadores e até mesmo tendo sido impactado por anúncio seu, ele terá uma garantia de que trata-se de um negócio confiável.

Garante a segurança dos dados dos clientes

Embora o selo de site seguro seja uma maneira de demonstrar que a sua página é segura, isso não é o suficiente. Na prática, é preciso de fato proteger os dados e as informações dos clientes.

Afinal, se isso não acontecer, o número de reclamações e processos contra a sua empresa aumentarão e os certificados ficarão totalmente descredibilizados.

Por isso, você deve escolher uma certificação que utiliza protocolos robustos e sistemas realmente efetivos.  Assim, será possível garantir total segurança da página e das informações que são movimentadas pelos seus servidores.

Alinha o seu site aos padrões exigidos

Mesmo com a popularização dos negócios digitais nos últimos anos, pode-se dizer que estamos falando de um mercado relativamente novo. Isso porque as leis que organizam esses ambientes ainda não são tão abrangentes e eficazes como as do mundo físico.

Portanto, investir no aprimoramento constante de sites e e-commerces passou a ser uma atitude fundamental para se conquistar destaque em um mercado tão competitivo e promissor.

Sendo assim, a segurança é um dos pontos mais cobrados pelos consumidores digitais. Por isso, é essencial que a sua empresa acompanhe esse fluxo e invista em ferramentas de proteção de dados, como os selos de site seguro.

Além disso, você deve estar sempre atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que reforça a preservação da privacidade e intimidade dos titulares das informações que estão em poder das empresas.

Então, com a implementação dessa lei, as empresas precisam, cada vez mais, controlar o uso das informações dos clientes e evitar que elas caiam nas mãos de criminosos na internet.

Melhora a relação da sua empresa com as operadoras de cartão de crédito

Quando você realiza negócios pela internet, especialmente relacionados a vendas digitais, aceitar um número alto de formas de pagamentos diferentes se torna um grande diferencial.

Isso porque, dessa forma, o cliente se sente mais livre para realizar as operações da maneira que for mais vantajosa para ele. 

Contudo, para que você cumpra esse objetivo, é preciso manter uma boa relação com as operadoras de cartão de crédito. Afinal, em caso de falhas e vazamento de informações tão delicadas, a imagem de todas as marcas envolvidas é afetada.

Por isso, a maioria das operadoras e plataformas de pagamento online fazem questão de estabelecer parcerias apenas com empresas que disponibilizam um selo de site seguro.

Maior diferencial competitivo

Devido à relevância deste tema, muitas empresas digitais e e-commerces já reconheceram a importância de providenciar um selo de segurança. Sendo assim, esse recurso se tornou indispensável para quem deseja atuar de maneira competitiva no mercado.

Afinal, imagine que durante uma pesquisa de preços, um cliente visite um site que possui um certificado demonstrando confiabilidade. Então, ele chega até as páginas de produto da sua empresa e percebe que não há nenhuma garantia de que a negociação será segura.

Nesse cenário, mesmo que o seu preço, condições de frete e diversos outros detalhes sejam mais atrativos, as chances desse pequeno detalhe influenciar negativamente a tomada de decisão do consumidor são altas.

Além disso, o próprio motor de busca do Google já é capaz de identificar os selos de segurança presentes em páginas na web. Assim, os sites mais seguros passam a ocupar melhores posições nos resultados.

Ações preventivas são mais baratas do que ações corretivas

Como você viu, trabalhar com negócios e vendas digitais também é lidar com uma série de dados e informações privadas dos consumidores. Por isso, quando algo de ruim acontece, como vazamentos ou roubos, as consequências não são pequenas.

Isso porque os problemas podem envolver ações na justiça que, além de demoradas, costumam custar muito caro para as empresas. 

Portanto, o ideal é investir em ferramentas que contribuam com a prevenção e proteção da sua empresa contra esse tipo de situação. A longo prazo, com certeza essa será uma escolha mais barata e muito mais confortável.

Quais são os principais selos de segurança no mercado?

Depois de entender todos os principais benefícios dos selos de segurança, você deve conhecer quais deles são os mais utilizados no mercado. Dessa forma, você terá mais informações para tomar a decisão adequada para o seu modelo de negócios.

Acompanhe!

Certificado de segurança SSL

SSL é a sigla para Secure Socket Layer. Trata-se de padrão global em tecnologia de segurança. 

Ele tem a função de criar um caminho seguro entre o servidor e o navegador para que todos os dados transmitidos entre esses dois pontos se mantenham seguros e sigilosos.

Sabe aquele cadeado que aparece na barra de endereço do seu navegador ao acessar determinados sites? Esse é o símbolo de que um site conta com a proteção SSL.

Além disso, outra forma de identificar o SSL em uma página é verificando se a URL se inicia por https://, com o “s”, ao invés do tradicional http://.

Também é importante destacar os diferentes tipos deste certificado:

  • Validação de domínio: é o mais simples e com a emissão mais rápida, podendo ser feito através de um email.
  • SSL de validação organizacional: mais completa que a validação de domínio e necessita de mais informações para a emissão. Então, essa validação permite que você adicione um selo dinâmico ao seu site, que mostrará dados importantes aos seus clientes;
  • Let’s Encrypt: é um certificado de criptografia indicado pelo próprio Google. Sendo uma opção de certificado gratuito, com o protocolo ACME tornando ainda mais simples a configuração de um certificado SSL.
  • SNI: um grande destaque do mercado com garantia de segurança seguindo o padrão internacional. Ele permite que certificados TLS variados sejam hospedados com segurança.
  • Validação estendida: é a validação por SSL com maior nível de todas. Ela demora em torno de 5 dias para ser emitida e é preciso enviar uma série de documentos.

SiteLock

O SiteLock é outra alternativa para trazer mais proteção ao seu site e aumentar a confiança dos clientes na sua empresa.

Portanto, é capaz de fazer varreduras, identificar vulnerabilidades e defender o seu endereço na web contra uma série de ataques.

Os planos do SiteLock variam de acordo com o tipo de verificação, número de análises e quantidade de páginas que serão protegidas.

Contudo, com o plano básico já é possível obter benefícios como:

  • Monitoramento de reputação;
  • Obtenção do selo de confiança (Trust Seal);
  • Varredura de 25 páginas;
  • Proteção para um domínio;
  • Verificações diárias.

Reclame aqui

A maioria das pessoas conhece o Reclame Aqui como espaço para postar as insatisfações com o serviço ruim de uma ou mais empresas. Contudo, essa não é a única funcionalidade oferecida pela plataforma.

Uma outra ferramenta disponibilizada pelo Reclame Aqui é o selo RA1000 que, embora não proteja contra invasões e ataques cibernéticos, é capaz de oferecer muita autoridade e melhorar bastante a sua reputação.

Isso porque esse selo, além de contar com toda a confiabilidade da marca Reclame Aqui, indica aos seus consumidores que você honra os seus compromissos durante as negociações e também no pós-venda.

Além disso, o selo RA1000 só é emitido para empresas que passam por uma análise detalhada que avalia, diariamente, as respectivas listas de reclamações. 

Dessa forma, inibe-se a possibilidade de simulações e fraudes feitas para receber a certificação indevidamente. 

Site Blindado

O Site Blindado é uma empresa especializada na segurança do mercado digital. Ela também fornece um selo de site seguro que indica que o endereço na web identifica e corrige irregularidades e vulnerabilidades.

Então, ao encontrar ações suspeitas, bloqueia as transações e proporciona uma experiência do cliente mais confiável.

Outra vantagem é que o Site Blindado gera relatórios com dados altamente relevantes para que você mantenha sempre as melhores práticas de segurança atualizadas. 

E-bit

Ao contrário da maioria dos concorrentes, o E-bit é um selo de site seguro gratuito. Mas, mesmo assim, ele é muito eficiente e reconhecido no mercado.

Ele mede e classifica a reputação de lojas online de acordo com as categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Norton Secured

O Norton Secured é um dos selos de segurança mais famosos e respeitados na internet. Ele utiliza uma tecnologia chamada Seal-in-Search, da Symantec, que garante ainda mais segurança para a navegação dos seus clientes.

Já que você chegou até aqui, não deixe de conferir um bate-papo super interessante sobre segurança na internet. Contando com a presença do kinghoster Felipe Olivaes, junto dos convidados Julio Della Flora e Fábio Ramos. Confira abaixo algumas dicas práticas de segurança para Pequenas e Médias empresas.

Conte com a KingHost para configurar seu site!

Como você viu, contar com um selo de site seguro é essencial para dar mais credibilidade e confiança ao seu negócio digital. Afinal, o público está cada vez mais informado e exigente na hora de comprar pela internet.

Além disso, os benefícios não estão relacionados apenas à atração e retenção do público. Na verdade, tratam-se de sistemas que garantem também a proteção da sua empresa contra ataques virtuais e vazamento de dados.

Contudo, além dessas práticas de segurança, também é importante investir em um serviço de hospedagem de site eficiente, como o da KingHost que, inclusive, inclui um certificado SSL gratuito.

Dessa forma, além de contar com uma navegação protegida, seus clientes não enfrentarão instabilidades e poderão aproveitar o máximo de desempenho 24 horas por dia.

E para acompanhar mais dicas sobre como proporcionar a melhor experiência digital ao seu público, continue no Blog da KingHost!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Se você é do tipo que não gosta de depender de um gerenciador de emails, o webmail da KingHost é uma solução prática, segura e que pode garantir uma experiência positiva. Para quem tem a necessidade de acessar suas mensagens em diferentes aparelhos, não precisar instalar um software para isso, é uma boa opção, não...
A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Ter um email empresarial grátis parece uma boa escolha num primeiro momento, mas muito cuidado, pois emails empresariais precisam ser tratados de maneira séria e profissional. Para você ter uma ideia, um dos fatores que mais influencia as taxas de abertura de um email é o endereço do remetente (64%), segundo levantamento da OutboundEngine. Por...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você