📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Banco de dados: o que analisar na hora de escolher um para sua aplicação

Publicado em 16/02/2017

Atualizado em 11/10/2023
Banco de dados: o que analisar na hora de escolher um para sua aplicação

Banco de dados: o que analisar na hora de escolher um para sua aplicação. Nós te ajudamos a entender as questões centrais para essa escolha.


Que tal ouvir essa matéria? Basta clicar no player acima! 🙂

A tecnologia de banco de dados serve para gerenciar informações, em especial, recuperar informações diluídas em um grande volume de dados. Graças a essas soluções, muitas tarefas podem ser automatizadas ou simplificadas no dia a dia das empresas.

No entanto, existem diversos sistemas de gerenciamento de banco de dados no mercado, desde bancos extremamente simples e free, passando por opções open source ou pagas de alto nível.

Com tantas opções, você pode estar se perguntando o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor banco de dados para sua empresa.

Quais as características mais importantes na hora de escolher o banco de dados?

Conhecer o seu negócio e saber quais as necessidades que o banco de dados deve suprir é algo muito importante. Para escolher uma solução de banco de dados você precisa considerar as necessidades atuais do seu negócio e também fazer uma projeção realística do crescimento esperado para o futuro da sua empresa.

Outra decisão relevante e que vai nortear a sua escolha é sobre a necessidade de customizar o banco de dados ou a possibilidade de optar por um software pronto para uso.

Se você precisa de um banco super simples para uma base bem pequena de dados, até mesmo o Access da Microsoft pode dar conta. No entanto, quando você precisa de alternativas mais avançadas, o melhor é utilizar uma plataforma robusta.

Algumas opções já vêm com os recursos que você necessita, possibilitando a customização destes recursos para o jeito que melhor se adapte a sua empresa.

Outra dica importante é considerar todas as opções. Apesar de consumir tempo, estudar com cuidado as alternativas pode salvá-lo de dores de cabeça no futuro.

É mais válido, por exemplo, perder algum tempo pesquisando e planejando qual banco de dados usar do que trabalhar direto na implementação de um banco de dados e depois perceber que ele não completa as necessidades do seu empreendimento.

bancodedados

Principalmente se você tem um negócio de pequeno ou médio porte, considere as alternativas open source. O MySQL é um bom exemplo de software que é gratuito ou que custa pouco e que, ao mesmo tempo, pode ser customizado para atender melhor às necessidades do seu negócio.

Lembre-se também de observar quem será o usuário da sua aplicação de banco de dados. O seu banco precisa ser tão simples que até o mais inexperiente funcionário da sua empresa possa usar, ou você terá que investir em treinamento. Levando em conta esse aspecto, soluções que possuem interface customizável são ideais.

Por fim, não esqueça da segurança. Este item é especialmente importante para aqueles que trabalham com informações sensíveis, como por exemplo, lojas online que armazenam dados de crédito dos clientes. Os bancos que armazenam este tipo de informação necessitam ser encriptados e adotar outras medidas de segurança para garantir a integridade dos dados dos clientes.

Conheça algumas das tecnologias que a KingHost oferece

A KingHost trabalha com uma gama de tecnologias de banco de dados para dar suporte aos dados dos clientes. Alguns dos bancos com os quais trabalhamos são:

MySQL – Um dos sistemas mais populares do mundo e é open source. Este é um dos sistemas que mais evoluiu nos últimos anos, ele é um banco que providencia segurança e é ideal para grandes aplicações e indicado para novos desenvolvedores. Ele utiliza a linguagem SQL como interface.

PostgreSQL – Também conhecido como Postgree é um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) objeto relacional. Trata-se de outro projeto open source, ou seja, foi desenvolvido e vem sendo melhorado por diversas pessoas ao redor do mundo através do seu código aberto.

MSSQL – O sistema desenvolvido pela Microsoft também é relacional. É um sistema grande, assim como o Oracle oferece amplo suporte aos aplicativos críticos e à soluções de big data.

MongoDB – Um banco de dados flexível, de alta performance e orientado a documentos. É utilizado por grandes empresas como Cisco, Github, Globo.com, Linkedin e diversas outras para gerenciar aplicações de Big Data – onde é preciso gerenciar uma grande quantidade de dados.

A escolha da hospedagem do seu banco é um passo tão importante quanto a escolha do banco de dados em si. Todos os bancos hospedados na KingHost utilizam um sistema de alta disponibilidade, ou seja, a disponibilidade é garantida através do monitoramento 24 X 7 (contínuo). Além disso, são utilizados sistemas próprios para diversas verificações automáticas, buscando otimizar todas as variáveis dos bancos para assim obter uma ótima performance. É interessante salientar que na KingHost temos um amplo know-how do sistema MySQL. Porém, para qualquer uma das cinco tecnologias citadas acima, a KingHost providencia os seguintes benefícios:

  • Backup completo diário e armazenado por até 7 dias, dependendo da tecnologia utilizada em seu banco de dados.
  • Atualização de versões.
  • Checagem da integridade de dados e políticas de paradas de serviço, diminuindo as chances de ocorrerem corrompimentos de bancos.
  • Priorização de incidentes que geram dificuldades de acesso e escalonamento para a equipe responsável.
  • Criação automatizada de índices, para otimizar as buscas.
  • Servidores 100% nacionais, hospedados no Brasil, o que garante uma latência muito menor de rede.

Bancos de dados hospedados na KingHost funcionam com a tecnologia SSD. Isto significa que você conta com um armazenamento extremamente seguro. O SSD garante uma capacidade de leitura e escrita IO muito mais elevada do que em discos convencionais.

Também para garantir estabilidade oferecemos escalonamento automatizado de recursos, ou seja, memória e/ou cores de processamento são adicionados automaticamente quando o servidor precisa de subsídios. Isto evita que ocorra lentidão na utilização do banco de dados.

A KingHost também providencia a comunicação dos bancos com o servidor através de uma rede dedicada. Este diferencial entrega mais agilidade à troca de dados.

webinar bd

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Você certamente já passou pela frustração de abrir um site que demora uma eternidade para carregar. Então, sabe como isso é irritante, não é mesmo? Se preferir ouvir o conteúdo, é só clicar no play! Com isso, sabe que a velocidade do site desempenha um papel fundamental na experiência dos usuários e no sucesso do...
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe que gerenciar sua empresa pode ser desafiador. Uma vez que, além de cuidar das finanças, lidar com clientes e fornecedores, você também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações fiscais.  Uma dessas obrigações é fazer a declaração anual de faturamento, que é fundamental para manter sua...
Se você deseja entender como fazer registro de marca, este é o conteúdo certo. Afinal, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Registrar a marca do seu negócio é a melhor forma de garantir os seus direitos de uso, bem como protegê-la da concorrência. Além disso, a marca registrada faz com que as pessoas vejam...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você