📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Dicas de SEO para Joomla

Publicado em 28/05/2015

Atualizado em 26/04/2023
dicas de seo para joomla

Vamos falar de SEO para Joomla. Um bom template, robots.txt, sitemap, URLs amigáveis e tags espalhadas estrategicamente no corpo do seu sites são elementos muito importantes para criar um site com bom ranqueamento. Vamos falar sobre essas e outras formas de garantir um bom posicionamento para o seu site nos buscadores. Confira!

Primeiramente, não esqueça de criar, conectar e verificar as seguintes contas Google:

Google Webmaster (Search Console) –  Onde você poderá aplicar e gerenciar melhorias no seu site.
Google Analytics – Onde você poderá analisar o impacto das otimizações, verificando quais mudanças estão surtindo um bom efeito.
Perfil Google+  Onde você publicará qualquer conteúdo que visa otimizar. Além das demais redes sociais, a distribuição no Google+ tem um papel importante na indexação de páginas para o buscador do Google.

Configure URL’s amigáveis

Tenha certeza de ter configurado URL’s amigáveis, você pode usar a solução que vem com o CMS ou utilizar um plugin. Para entender o impacto que URL’s amigáveis possuem, vamos considerar que URLs legíveis são indexadas pelos motores de busca, facilitando e enfatizando a indexação dos termos.

O SEO do seu site não será reforçado por uma URL sem sentido, tal como:

Blog

Mude a URL para que fique legível, concisa e contenha os termos que você almeja indexar. Essa otimização poderá beneficiar tanto o ranqueamento do site, quanto a usabilidade do endereço (já que assim fica muito mais intuitivo para lembrar e utilizar):
https://king.host/blog/dicas-de-seo-para-joomla

Instale um bom plugin de Sitemaps e submeta os resultados ao Webmaster Tools

Criar arquivo HTML/XML de sitemap é algo muito importante em SEO para Joomla. É o sitemap que garante que o Google pode encontrar todas as páginas do seu site, facilitando a indexação durante o processo de rastreamento.
Você pode instalar uma extensão e criar sitemaps facilmente (ver plugins recomendados abaixo). Quando o sitemap estiver criado, você pode logar na sua conta Google webmaster tools e submetê-lo para ser indexado pelo Google.

Otimize os títulos, meta tag description e alt de suas páginas

Primeiramente, é muito importante que você tenha seus títulos marcados com H1, H2, H3 e assim por diante. A maioria dos templetes vêm com essa configuração pronta. Porém, em alguns templates Joomla, que foram modificados, as metatags de títulos (H1, H2…) não estão especificadas. Essas tags são utilizadas pelo algoritmo do Google para detectar o assunto de cada página e por isso são tão importantes.

A meta tag description é aquele textinho que aparece abaixo da URL do seu site quando alguém busca um termo que o aciona nos resultados de busca. Como você pode imaginar, esse elemento é importante porque impacta diretamente na taxa de cliques orgânicos do seu site. Essa descrição precisa ser concisa (o Google mostrará apenas 156 caracteres), conter os termos que você busca ranquear, ser significante para o usuário e apresentar um bom call to action (chamada para ação que convida o usuário a clicar).

Já a tag alt em imagens é o equivalente ao texto alternativo. Se o usuário estiver impossibilitado de ver a imagem, ele terá acesso ao que está descrito na tag alt dela. Portanto, apenas considerando usabilidade e acessibilidade já podemos notar o quão importante é essa tag. Mais do que isso, buscadores, levam em consideração o conteúdo da tag alt para fortalecer seu ranking em relação aos termos utilizados. Portanto, use um alt forte, que contenha 4-8 palavras descritivas, onde ao menos uma é a palavra-chave de destaque para o conteúdo.

Preste atenção no arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt instrui os vários motores de busca bots / spiders / crawlers quais páginas eles podem ou não podem acessar no seu site. Basicamente, é com esse arquivo que você comunica aos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.) o que eles estão autorizados a “ver” em seu site e o que está fora dos seus limites.
Portanto, um bom SEO exige que você remova o comando ‘disallow’ em imagens no arquivo robots.txt, permitindo, assim, que as imagens sejam indexadas.

Invista em plugins e extensões de SEO para Joomla

O uso de plugins permite se certificar, facilmente, de que seu conteúdo está otimizado para os mecanismos de busca.

Sh404sef
O sh404SEF é um dos aplicativo de SEO para Joomla mais tradicionais e populares. Ele ajuda a melhorar o ranking do seu site em buscadores e aumentar o tráfego em seu site.

JSitemap
Trata-se de um gerador de sitemap. De acordo com a descrição no diretório de extensões do Joomla, o plugin oferece uma maneira inovativa e revolucionária de gerenciar conteúdos de sitemaps, sem a necessidade de outros plugins. O prometido é um aumento de visibilidade em até 400% .

SEOSimple
Este plugins é muito prático, ele captura os primeiros 156 caracteres do seu texto e adiciona como meta tag description para a página.

Para concluir

Além de todas as dicas acima, é sempre bom lembrar que não há nada melhor para enriquecer  SEO do que um conteúdo de ótima qualidade, que combina com os interesses do seu público-alvo. Com essa fórmula você garante, além de cliques e bom posicionamento nas buscas, uma ótima qualidade de navegação e link building.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Você certamente já passou pela frustração de abrir um site que demora uma eternidade para carregar. Então, sabe como isso é irritante, não é mesmo? Se preferir ouvir o conteúdo, é só clicar no play! Com isso, sabe que a velocidade do site desempenha um papel fundamental na experiência dos usuários e no sucesso do...
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe que gerenciar sua empresa pode ser desafiador. Uma vez que, além de cuidar das finanças, lidar com clientes e fornecedores, você também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações fiscais.  Uma dessas obrigações é fazer a declaração anual de faturamento, que é fundamental para manter sua...
Se você deseja entender como fazer registro de marca, este é o conteúdo certo. Afinal, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Registrar a marca do seu negócio é a melhor forma de garantir os seus direitos de uso, bem como protegê-la da concorrência. Além disso, a marca registrada faz com que as pessoas vejam...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você