☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Entendendo o mapeamento de domínios

Publicado em 03/06/2015

Atualizado em 26/04/2023

Você sabe o que é um mapeamento?

No painel de controle da KingHost há uma opção chamada “Gerenciar Mapeamentos”. Essa opção serve para redirecionar um ou mais endereços de domínio para o seu site. Por exemplo, vamos supor que você tenha hospedado o site minhaloja.com.br. Tempos depois, você decide registrar um novo domínio, chamado minhaloja.com, e quer que ao acessar este endereço seus visitantes vejam o mesmo conteúdo do site já existente, o minhaloja.com.br. Em vez de contratar um novo plano de hospedagem (já que este novo domínio não terá nenhum conteúdo), você pode inseri-lo como um mapeamento, assim, sempre que alguém acessar minhaloja.com será direcionado para a sua loja.

Identificamos algumas dúvidas frequentes de nossos clientes em relação à este assunto. Acompanhe os esclarecimentos:

Qual endereço irei visualizar no navegador ao acessar o domínio que foi inserido como mapeamento (domínio mapeado)?

Ao acessar um domínio que foi mapeado, por padrão, o endereço URL exibido no navegador não é alterado. Seguindo o exemplo acima, ao acessar minhaloja.com, nós veríamos o conteúdo do domínio minhaloja.com.br, mas no navegador o endereço continuaria o mesmo: minhaloja.com.

OBS: as URLs podem ser modificadas através de reescrita de URL (usando um arquivo .htaccess (plataforma Linux) ou web.config (plataforma Windows)).

O mapeamento também serve para os e-mails?

Sim! Sempre que alguém enviar um e-mail para uma conta @o-dominio-mapeado, você receberá as mensagens na conta correspondente do domínio principal. Exemplo: você possui a conta [email protected]. Se alguém enviar um e-mail para [email protected] (domínio inserido como mapeamento), você receberá a mensagem na [email protected]. Agora, vamos supor que alguém envie um e-mail para [email protected]. Se esta conta não existir no domínio principal, minhaloja.com.br, irá retornar um erro para o destinatário e a mensagem não será entregue em nenhuma caixa postal (a menos que você possua uma conta pega-tudo*).

* Conta pega-tudo é um endereço de e-mail que recebe qualquer e-mail enviado para o domínio, mesmo que o destinatário não exista. Por exemplo, se alguém enviar um e-mail para [email protected] ainda assim você receberá a mensagem. Caso queira saber como realizar este tipo de configuração entre em contato com nossa equipe de suporte.

Há algum custo para inserir mapeamentos?

Não! Na KingHost, você pode fazer o mapeamento gratuito de até 20 domínios no plano Mega. Consulte o limite para os outros planos no nosso site (clique em “abra o comparativo com as características completas dos planos”).

Qual a diferença entre mapeamento e redirecionamento?

Como pode ser visto acima, os mapeamentos funcionam como um espelhamento. Toda vez que acessamos um domínio que foi inserido como mapeamento, vemos o conteúdo de um outro site, mas o nome que é exibido na barra de digitação do navegador (onde aparece https://www.kinghost.com.br, por exemplo) não muda, segue o mesmo. E para os e-mails não há como criar contas novas; quando enviamos uma mensagem, a mesma chega na conta correspondente do domínio principal.

Já o conceito de redirecionamento é diferente.

O plano Reserva de Domínio serve para redirecionar um domínio para outro. É possível fazer o redirecionamento tanto para outros domínios seus quanto para sites externos (como blogs e redes sociais: Facebook, Google Plus, Linkedin, Twitter, etc), sendo que essa última configuração não é possível usando mapeamentos.

Exemplo: você possui o domínio minhaloja.com.br e quer que ao acessar este endereço os visitantes sejam redirecionados para http://wwww.minhaloja.com/novo/promocao2015.
Outro exemplo: ao acessar minhaloja.com.br você quer os visitantes sejam redirecionados para http://facebook.com/minhaloja.

Você tem a opção de mudar ou não a URL, ou seja, você pode fazer com que que ao acessar minhaloja.com o usuário seja redirecionado para minhaloja.com.br (domínio principal) e que este último endereço apareça no navegador ou então que ele seja redirecionado mas na barra de pesquisa permaneça o endereço minhaloja.com.

E o funcionamento dos e-mails muda: nos planos de redirecionamento (aqui na KingHost chamado de “Reserva de Domínio”) você terá a opção de criar novas contas. De forma que se hospedar um domínio distinto do que foi redirecionado, poderá ter e-mails nos dois. Seguindo o mesmo exemplo, você terá contas no minhaloja.com e no minhaloja.com.br, podendo inclusive usar múltiplos recebimentos ou criar contas do tipo alias.

Post elaborado pela colaboradora Leticia Borges – Monitora de Qualidade.

Confira aqui como inserir os mapeamentos.

Nota: Em 05/01/2016 o plano Reserva de Domínio teve seu nome alterado para Email Personalizado.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Se você é do tipo que não gosta de depender de um gerenciador de emails, o webmail da KingHost é uma solução prática, segura e que pode garantir uma experiência positiva. Para quem tem a necessidade de acessar suas mensagens em diferentes aparelhos, não precisar instalar um software para isso, é uma boa opção, não...
A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você