☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

SSL TLS – Entenda as tecnologias de segurança da rede

Publicado em 09/07/2015

Atualizado em 09/02/2024
ssl tls

Você já ouviu falar em TLS? TLS 1.0 equivale à versão 3.1 do SSL.

SSL e TLS garantem a segurança na troca de  dados na rede. O TLS é a evolução do SSL, mas quanto à aplicação prática, quando provindas de fontes confiáveis, ambas as tecnologias garantem a troca legítima e segura de informações.

De acordo com esse artigo (em inglês) do blog LUXSCI as tecnologias se diferenciam quanto ao processo de segurança. O SSL usa um processo explícito “por porta”, ou seja, durante a conexão, a partir de determinada porta, espera-se que a seção comece e termine segura (encriptada). Já o TLS é uma conexão “por protocolo”, onde um programa primeiro irá conectar de maneira “insegura” e depois de um comando especial irá habilitar a encriptação, tornando então a conexão segura.

Importante salientar que ambos métodos (implícito e explicito) resultam em comunicações igualmente seguras.

Motivos para adotar SSL TLS não faltam

Os clientes querem segurança

Independentemente de contar com a versão SSL ou TLS, o consumidor está exigindo conexão segura para comprar online. Os clientes estão aprendendo com diversas fontes online, que os estimulam a verificarem se o site é seguro ou não antes de efetivarem uma compra. Recentemente divulgamos um white paper sobre SSL, onde compartilhamos o dado de uma pesquisa da ReRez Market Research, nessa pesquisa foi constatado que 43% dos usuários abandonariam a navegação se visualizassem uma mensagem de certificado expirado.

Você ganha otimização e legitimidade

Além de facilitar a conversão, o Google incluiu a conexão segura como fator de ranqueamento no seu buscador. Sites que possuem SSL ou TLS contam com uma vantagem no ranqueamento das buscas em relação aos que não utilizam protocolos de segurança. A obtenção de selos e certificados de padrões de segurança internacional exige criptografia entre cliente e servidor. Estes certificados, como o PCI-DSS, legitimam seus sites e aumentam sua credibilidade junto aos clientes.

Melhor integração a serviços/produtos terceiros

Muitos terceiros exigem HTTPS para fazer uso de alguns dos seus serviços, como é o caso do uso de pagamentos online por cartões de crédito. O protocolo seguro de transferência de hipertexto é uma aplicação que combina o clássico HTTP com o SSL TLS. Este protocolo é usado para prover comunicação encriptada combinada com a segurança da identificação prévia de um servidor web. Além destes serviços, alguns aplicativos, dependendo da sua sua ação, também requerem conexão segura.

Facilidade na obtenção

A empresa certificadora com quem a KingHost trabalha é a Geotrust, utilizando certificados da RapidSSL, um setor da Geotrust. Como forma de facilitar o processo de obtenção do certificado digital SSL, trabalhamos com a seguinte forma de certificação: basta responder a um email em um endereço previamente definido no domínio que receberá o certificado SSL. Para garantir que você não passará por problemas com certificados vencidos, enviamos um lembrete um mês antes de o seu certificado expirar.

Conclusão

Como você pode notar, o uso da navegação segura é uma necessidade, especialmente para quem possui e-commerce.  SSL TLS são tecnologias que garantem que a informação trocada através do browser não será interceptados ou mesmo alterada no percurso. Isto é garantia de segurança para você e para seu cliente.

Nossos certificados são compatíveis com todos os navegadores que suportem certificados digitais e com quaisquer servidores e/ou equipamentos que suportem o padrão SSL TLS. Mais informações sobre como obter seu certificado SSL.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Se você é do tipo que não gosta de depender de um gerenciador de emails, o webmail da KingHost é uma solução prática, segura e que pode garantir uma experiência positiva. Para quem tem a necessidade de acessar suas mensagens em diferentes aparelhos, não precisar instalar um software para isso, é uma boa opção, não...
A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você