☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Tutorial – Caracteres Especiais e a Meta Tag Charset no HTML

Publicado em 15/09/2015

Atualizado em 26/04/2023

É normal se deparar com caracteres estranhos, como é, ão ou  Ãª, ao escrever um texto em um ambiente online. Uma forma de resolver esse problema é utilizar as listas de caracteres especiais ou, ainda melhor, declarar a meta tag charset no seu código.

Se você utiliza um gerenciador de conteúdos para atualizar seu site/blog, isso provavelmente não será problema. Porém, para quem está desenvolvendo ou precisa fazer atualizações direto no código da página é preciso utilizar códigos especiais para cada tipo de símbolo ou resolver esse problema declarando a meta tag charset.

Essas soluções foram desenvolvidas para lidar com as limitações do HTML, que foi inicialmente desenvolvido para atender a língua Inglesa. Esse idioma não utiliza acentos, como o agudo, o circunflexo, a crase ou outros que o Português utiliza. O mesmo acontece se levarmos em conta outras línguas como o Chinês, Russo, Mandarim, etc.

Como alternativa, o HTML foi se adaptando e permitindo que sequências de escape representassem acentos e outros caracteres especiais. Essas sequências especiais possuem três partes: um & inicial, um número ou ordem de caracteres que correspondem ao caracter desejado, e um ; final. Outra forma de utilizar os acentos e símbolos sem se preocupar é através da meta tag charset.

Charset: o que é e como utilizar

Através da meta tag charset, você informa ao browser qual o tipo de codificação de caracteres deve ser utilizado para mostrar seu conteúdo. O utf-8 é um padrão de codificação Unicode bastante utilizado. Este padrão representa qualquer carácter universal no padrão do Unicode, sendo inclusive compatível com o ASCII.

Por exemplo, para definir o utf-8, usamos a seguinte sintaxe: <meta http-equiv=”Content-Type” content=”text/html; charset=utf-8″>

Algumas tabelas para o uso de caracteres especiais

Os três caracteres ‘<’, ‘>’, e ‘&’ têm significados especiais em HTML, eles são utilizados no código dos documentos. Para utilizá-los no texto, utilize as seguintes entidades:

Entidade Carácter
&lt; <
&gt; >
&amp; &

 

Lista com acentos e símbolos:

 

Á ………….. &Aacute;á …………… &aacute;

 …………….. &Acirc;

â ……………. &acirc;

À …………… &Agrave;

à …………… &agrave;

Å …………….. &Aring;

å ……………. &aring;

à ……………. &Atilde;

ã …………… &atilde;

Ä ……………… &Auml;

ä …………….. &auml;

Æ …………….. &AElig;

æ ……………… &aelig;

É ……………. &Eacute;

é …………… &eacute;

Ê …………….. &Ecirc;

ê ……………. &ecirc;

È ……………. &Egrave;

è …………… &egrave;

Ë ……………… &Euml;

ë …………….. &euml;

Ð ………………. &ETH;

ð ……………… &eth;

Í ……………. &Iacute;í …………… &iacute;

Î …………….. &Icirc;

î ……………. &icirc;

Ì ……………. &Igrave;

ì …………… &igrave;

Ï ……………… &Iuml;

ï …………….. &iuml;

Ó ……….. &Oacute;

ó ………….. &oacute;

Ô ……………. &Ocirc;

ô …………….. &ocirc;

Ò ………….. &Ograve;

ò …………… &ograve;

Ø ……………. &Oslash;

ø …………… &oslash;

Õ ……………. &Otilde;

õ …………… &otilde;

Ö ……………… &Ouml;

ö …………….. &ouml;

Ú ………….. &Uacute;ú …………… &uacute;

Û ……………. &Ucirc;

û ……………. &ucirc;

Ù …………. &Ugrave;

ù ………….. &ugrave;

Ü …………….. &Uuml;

ü …………….. &uuml;

Ç …………… &Ccedil;

ç …………… &ccedil;

Ñ …………… &Ntilde;

ñ …………… &ntilde;

< …………….. &lt;

> …………….. &gt;

& ……………. &amp;

” …………….. &quot;

Ý ………… &Yacute;

ý ………… &yacute;

Þ ………….. &THORN;

þ ……………. &thorn;

ß ……………. &szlig;

Lista com símbolos comerciais:

© copyright &copy;
® marca registrada &reg
trade mark &trade;
£ libra esterlina &pound;
¢ centavo &cent;
euro &euro;
¥ iene (yen) &yen;
¤ símbolo monetário &curren;

 

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Criar um e-mail de cobrança é uma estratégia necessária quando se lida com inadimplência. Nesses momentos, a empresa deve ter cuidado para evitar cobranças indelicadas, que possam constranger o consumidor. Ao mesmo tempo, precisa convencer a pessoa a resolver logo o impasse. Por isso, é uma tarefa delicada. Neste artigo, vamos explicar como redigir um...
A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Você certamente já passou pela frustração de abrir um site que demora uma eternidade para carregar. Então, sabe como isso é irritante, não é mesmo? Se preferir ouvir o conteúdo, é só clicar no play! Com isso, sabe que a velocidade do site desempenha um papel fundamental na experiência dos usuários e no sucesso do...
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe que gerenciar sua empresa pode ser desafiador. Uma vez que, além de cuidar das finanças, lidar com clientes e fornecedores, você também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações fiscais.  Uma dessas obrigações é fazer a declaração anual de faturamento, que é fundamental para manter sua...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você