☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Avaliação de Produtos no E-commerce: Conversão e SEO

Publicado em 08/10/2015

Atualizado em 21/09/2023
avaliação de produtos online

As avaliações dos consumidores são peças preciosas de conteúdo. Nesse post mostramos alguns motivos para a adoção dos reviews, e como um e-commerce pode usar as avaliações dos usuários ao seu favor, inclusive em termos de SEO.

Os negócios online precisam de reviews porque eles aumentam as conversões, simples assim. A compra online, principalmente quando concluída pela primeira vez em um e-commerce, acaba sendo encarada como um risco pelo consumidor. Nesse contexto, os reviews certificam a pessoa de que a loja é real e entrega o que promete, de modo que as avaliações dos usuários tornam-se grandes aliadas para as vendas.

De acordo com uma pesquisa Americana (eMarketer), as opiniões dos próprios consumidores são significativamente mais confiáveis (quase 12 vezes), quando comparadas com as descrições de produtos oferecidas pelos fabricantes. Outra pesquisa da Reevoo apontou que 61% dos consumidores leem reviews antes de decidir pela compra de um produto.

Apesar desses estudos não terem sidos conduzidos no Brasil, podemos pensar individualmente sobre essa questão: as referências de outros consumidores sobre um produto que você deseja são importantes na hora de fechar uma compra? A resposta, provavelmente afirmativa, confirma que nossa cultura de compra online está cada vez mais associada aos reviews, pois buscamos a opinião de quem conhece os produtos e serviços antes de efetuarmos uma compra na web.

Benefícios em SEO

Você sabia que além de melhorar a conversão da sua página, as opiniões de usuários também podem ajudá-lo em SEO? Vamos listar aqui alguns benefícios obtidos através dos reviews de usuários.

Conteúdo novo e em constante atualização

Como sabemos o Google adora sites que são atualizados regularmente e reviews de usuários são uma ótima maneira de atrair conteúdo único. Muitas vezes, as descrições de produtos que são distribuídas pelos fabricantes são engessadas e padronizadas, sendo assim, o conteúdo produzido pelos consumidores em formato de review pode diferenciar sua página em relação aos concorrentes.

Por isso, além de deixar as páginas mais úteis para quem está navegando, pois possuem mais informações, esse conteúdo diferenciado pode melhorar o ranqueamento do e-commerce nos resultados das buscas.

Cliques

Páginas que contém avaliação de produtos também aumentam o número de cliques e visitas ao e-commerce. De acordo com os resultados de um estudo divulgado pelo Distilled, o uso de rich snippets com avaliações pode aumentar o CTR de 10 a 20%.

Foco na cauda longa

Você já deve ter escutado sobre as long tail keywords, esse é o termo em inglês para as variações de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se você vende bolsas, um de seus termos long tail seria “bolsa de couro marrom”.  O conteúdo criado pelo usuário pode ranquear seu site para esses termos mais específicos, simplesmente porque é possível que os consumidores utilizem uma linguagem na avaliação que é mais próxima dos termos que os outros usuários utilizam para procurar os produtos na web.

Como motivar seus consumidores a avaliarem seus produtos?

Email pós compra

Uma forma interessante de motivar seus clientes a avaliarem a experiência de compra e o produto é através do email pós-compra. No entanto, o momento do envio desse email é crucial, sendo preciso enviá-lo após o consumidor ter recebido o produto, mas ao mesmo tempo, o envio precisa ser feito quando a compra ainda está fresca na cabeça do consumidor.

Avaliação facilitada

Deixe o processo o mais simples possível. Por mais que um feedback completo seja mais interessante, é sempre bom facilitar ao máximo o processo de avaliação do seu site. Por exemplo, você pode utilizar um método de classificação de 01 a 05 e um campo dissertativo não obrigatório, o que reduz as chances de que pessoas sem tempo ou paciência deixem suas opiniões.

Para concluir…

Por incrível que pareça, avaliações negativas também são benéficas. Alguns reviews negativos na sua página podem fazer com que os positivos se tornem mais confiáveis. Estatísticas do site Reevo sugerem que a presença de avaliações de produtos negativas melhoram a conversão em cerca de 67%. No entanto, em volume, é de fato importante ter mais reviews positivos do que negativos.

A maioria das plataformas de e-commerce oferecem suporte às avaliações de produtos e, além disso, existem sistemas de terceiros, especializados em reviews. Exemplos desses sistemas são o Reevo, focado nos Estados Unidos, além dos brasileiros TrustVox e YourReviews. Por todos os motivos que citamos, vale a pena ficar atento e buscar a opinião dos consumidores como sua aliada nas vendas.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...
Muitas pessoas acreditam que cuidar de um site é um trabalho complexo. Muitas vezes pode parecer um bicho de 7 cabeças para quem olha de fora. Porém, existem alguns detalhes que, quando bem executados, podem fazer toda a diferença e ainda ajudar a impulsionar a forma com que sua página ou site vai aparecer dentro...
Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você