☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

5 dicas de email marketing para a sua empresa

Publicado em 02/02/2016

Atualizado em 05/01/2024

O  email marketing é a ferramenta ideal para divulgar seu serviço e manter o contato com seus clientes. O objetivo deste guia é ajudá-lo a melhorar o conteúdo e outros aspectos das campanhas de email marketing para seu negócio utilizando dicas de email marketing práticas e altamente relevantes. Para isso, vamos revisitar alguns conteúdos, caso queira conhecer mais detalhes sobre cada dica, clique no item e confira a matéria completa:

Dica 1 – Tenha um propósito

Tenha um objetivo claro na sua mensagem, expressando a motivação do contato já nos primeiros parágrafos do email. Lembre também que o envio de emails com muita frequência é uma das razões principais que levam usuários a descadastrarem-se de mailings. Por isso, escolha muito bem os temas que irá abordar, cuidando para que seja algo relevante ao destinatário.

Dica 2 – Menos é mais! (textos)

Capriche no assunto do email, mas lembre-se de criá-lo com até 70 caracteres. Trabalhe uma chamada curta que desperte a atenção e a curiosidade do destinatário. Assim, você tem melhores chances de atingir o seu objetivo número 1: ter seu email aberto. Depois disso, garanta um texto que também seja conciso e claro no corpo do email. Vá direto ao ponto e seja breve, tempo é mercadoria preciosa!

Dica 3 – Não caia na caixa de SPAM

Existem procedimentos simples para evitar que o filtro automático de emails o considerem um SPAM. Para esta dica de email marketing, uma ação importante é a utilização de um bom template HTML, adotando uma boa organização e equilíbrio entre texto e imagem. Não esqueça também de otimizar as imagens para a web, deixando-as leves para download. Além disso, verifique diversas vezes seus textos, garantido uma escrita sem erros.

Dica 4 – Não esqueça do texto alternativo

O ALT, ou texto alternativo das imagens, é uma funcionalidade importante. Você sabe porquê? Em primeiro lugar muitas pessoas desabilitam o carregamento automático de imagens. Isto significa que, mesmo que a pessoa abra seu email (uma primeira vitória), ela não terá contato nenhum com a sua mensagem se você não especificar o texto alternativo das imagens. Em segundo lugar, o ALT é um artifício que torna o seu email acessível a deficientes visuais. Eles utilizam o ALT para saber o que cada imagem representa. Portanto, faça um texto descritivo para cada imagem utilizada.

Dica 5 – Segmente suas campanhas

Chegue mais perto de seus clientes com campanhas personalizadas. Considere as informações que você têm sobre seus clientes, utilizando-as para montar grupos de consumidores com características em comum. Escolha alguma característica relevante ao seu negócio/produto e envie emails com conteúdo focado e relevante. Por exemplo, se você vende sapatos, poderá segmentar por gênero, fazendo uma campanha diferente para cada público. Utilizando a segmentação você poderá deixar seus emails mais interessantes e persuasivos.

Dicas de email marketing extras, porém importantes:

  • Imprima um tom pessoal ao seus emails, trate seus clientes mais como amigos e menos como parceiros de negócios.
  • Jamais compre listas de emails. Elas não vão lhe ajudar, podem inclusive piorar sua situação. Sempre expresse no rodapé do email porque as pessoas estão recebendo seu email. Por exemplo: você está recebendo esta newslatter porque se cadastrou no site x.
  • Aprenda com os números do seu analytics. Faça testes e adapte seu conteúdo. Utilize alguma ferramenta de monitoramento e mude sua campanha conforme as métricas apresentarem alterações.

Esperamos que estas melhores práticas auxiliem você no desenvolvimento de campanhas de email marketing!

2014-12-03 - Melhorar-o-email-marketing-25

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Mesmo que envie emails com frequência, você sabe o que é SMTP? Esse protocolo é bastante importante para o sucesso do envio desse tipo de mensagem. Pensando nisso, a KingHost decidiu escrever este conteúdo, por meio do qual vamos explicar o que é SMTP, como funciona e de que forma usá-lo. Ouça o conteúdo completo...
Muita gente já está pensando nas melhores estratégias de vendas online para aproveitar a oportunidade de potencializar os lucros na melhor época de vendas do ano, Black Friday e Fim de Ano. No entanto, você sabe como fazer uma campanha adequada e que gere lucros? Em primeiro lugar, é importante planejar com antecedência as ações...
As mudanças dos últimos anos e a aceleração digital constante, acabam exigindo que você saiba como divulgar uma empresa nas redes sociais. E isso não se trata mais de uma tendência, mas de uma obrigação para negócios que precisam atrair novos consumidores e expandir cada vez mais. O consumidor está no controle: ele troca de...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você