Experimente usar GIFs em sua próxima campanha de marketing digital


Dois grandes nomes da Web – Twitter e Microsoft – lançaram novidades que ampliam o suporte e a busca por GIFs. Entenda como sua próxima campanha de marketing digital pode também se beneficiar deles.

De bananas dançantes a GIFs cinematográficos, muito pode ser expressado através dos quadros de um GIF. “A chave para o sucesso está em encontrar o GIF certo no momento que de maneira rápida e eficiente expressa a sua emoção”, é o que declara David Mcintosh, CEO e co-founder do Riffsy. O Riffsy, juntamente ao GIPHY, anunciaram uma parceria com o Twitter, para disponibilizar a funcionalidade que permite buscar GIFs da biblioteca de ambos sites para postar na rede social.

No recente lançamento da versão final do novo Outlook.com, a Microsoft divulgou novas possibilidades da ferramenta e entre elas está o uso de add-ins para inclusão de GIFs, mapas e opiniões sobre estabelecimentos. O serviço ainda não está disponível para todos os usuários da plataforma (nem há uma previsão certa de quando isso vai ocorrer até o momento), mas garante uma perspectiva interessante para quem deseja usar a extensão de imagem em uma campanha de e-mail marketing por exemplo. Hoje ainda atrás de ferramentas como o GMail por exemplo, o Outlook não suporta a execução dos frames de um GIF, o que deve mudar nesta nova versão. O usuário que utiliza a ferramenta e hoje recebe uma mensagem com uma imagem de extensão .gif poderá visualizar somente o primeiro quadro desta imagem.

Mais constantes nas redes sociais, projetamos uma associação do uso de GIFs muito mais ligada a gatos, humor e expressões de sentimentos, não é mesmo?

Cat-party

Contudo, a versatilidade da extensão de imagem .GIF é muito grande, e depende muito mais da sua imaginação a forma como você irá aplicá-lo. Selecionamos aqui algumas referências para você se inspirar e experimentar em sua próxima campanha:

1. GIFs para Email Marketing

Usar GIFs em suas campanhas de e-mail marketing pode facilitar a demonstração de um produto ou funcionalidade, e ganhar uma atenção extra de seus clientes por seu movimento. A extensão GIF representa o poder de contar uma história muito maior que qualquer outra extensão de imagem poderia, já que congrega várias imagens em uma só. Em um e-mail, onde cada pixel vale ouro para ganhar a atenção de seu cliente, ter um GIF pode ser a saída para demonstrar aquelas 15 telas do seu aplicativo, ou as 5 cores disponíveis da camisa em promoção, ou os modelos de aparelhos celular lançados neste mês. Dá uma olhada no exemplo abaixo, da varejista de moda American Apparel:

american_apparel

A própria KingHost já utilizou GIFs em algumas campanhas de email, como este que demonstra um pouco do funcionamento de nossa ferramenta de Criação de Sites:

illustracao

 

Numa experiência com a utilização de GIFs para promoção de um novo modelo de notebook em campanha por email, a Dell relatou ter, em comparação à média de seus outros emails enviados: 6% de aumento na taxa de abertura, e os indicadores mais impressionantes – 42% de aumento no CTR (taxa de cliques), 103% de aumento na taxa de conversão (venda$$) e 109% de aumento na receita (mais$$)!

 

2. GIFs para o seu Site

Os Cinemagraphs, como são conhecidos os GIFs que seguem esse estilo, são imagens com movimentos mais sutis, que exprimem “vida” a uma imagem, possibilitando vislumbrar algum detalhe ou momento no tempo que se quer preservar. Nada melhor do que algumas imagens para explicar:


5658551241_8852d44b38_o_thumb
AnimatedPhotos32_thumb

3. E claro, GIFs para suas Redes Sociais

Mas nem só pets e coreografias podem ser promovidos pelas marcas nas redes sociais.

Ordem

 

Se você tiver dados interessantes sobre o mercado, ou quiser compartilhar como fazer o Moonwalk, experimente fazer um infográfico animado, ou seja, um infográfico em GIF.

 

 

Quer saber como fazer os seus GIFs? Eles podem parecer complicados, mas não são. Há uma série de ferramentas que auxiliam você a criar suas próximas imagens em GIF:

 

É só experimentar e comemorar o resultado.

Lívia Lampert

Lívia Lampert

Gerente de Marketing & Produtos em KingHost Hospedagem de Sites
Focada em ampliar e melhorar continuamente a experiência dos clientes da KingHost. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e em Design pela UniRitter, com mais de 12 anos de experiência em marketing digital, empreendedorismo e desenvolvimento.
Lívia Lampert

Comentários

comentário(s)