📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

9 sites com cursos de programação gratuitos para impulsionar sua carreira

Publicado em 12/06/2023

Atualizado em 24/11/2023
Capa com pessoa usando o computador. Imagem ilustrativa para o texto cursos de programação gratuitos.

Aprender a programar nunca foi tão fácil! Visto que, hoje em dia, existem diversos recursos gratuitos na web que podem te ajudar nessa jornada. 

Então, se você é um completo novato no assunto, não se preocupe, esses recursos são perfeitos para você. 

Mas não pense que eles são exclusivos para iniciantes, pois mesmo quem já tem conhecimentos em programação pode se beneficiar.

Com isso, você terá mais autonomia para se comunicar de forma efetiva, tanto no desenvolvimento de sites e aplicativos, quanto na otimização de landing pages e layouts de email marketing. 

Portanto, pensando em te auxiliar nessa jornada, reunimos aqui uma seleção de cursos de programação gratuitos de alta qualidade.

Então, prepare-se para expandir seus horizontes e transformar sua carreira no mundo da tecnologia. Vamos lá!

Para ouvir o conteúdo na íntegra, é só dar o play abaixo!

Você pode gostar também: Jogos de programação: conheça essa opção para o aprendizado

Khan Academy

Quando você está aprendendo programação do zero, a Khan Academy se destaca como um dos melhores lugares para começar. 

Além de aulas interativas, especialmente voltadas para iniciantes, a plataforma oferece uma introdução amigável e abrangente aos conceitos básicos de programação. 

Assim, os cursos de programação gratuitos são projetados de forma interativa, o que significa que você pode aprender enquanto pratica e experimenta diretamente no navegador, sem precisar instalar nenhum software adicional. 

Ao mesmo tempo, a plataforma oferece uma ampla variedade de cursos de programação, incluindo HTML, CSS, JavaScript e Python. Cada curso é dividido em módulos e lições, facilitando o aprendizado gradual.

Assim como, as aulas de programação, a Khan Academy também oferece recursos adicionais, como fóruns de discussão e uma comunidade de estudantes e instrutores, onde você pode tirar dúvidas, compartilhar conhecimentos e receber feedback.

Coursera 

Para quem procura uma plataforma que ofereça uma variedade de cursos de programação gratuitos, o Coursera é uma boa opção. 

Nesse sentido, em parceria com universidades renomadas e instituições de ensino, a plataforma disponibiliza diversos cursos de programação que atendem a diferentes níveis de habilidade

Embora haja a opção paga dos cursos, onde você obtém o certificado, a boa notícia é que a opção de aprendizado gratuito ainda está disponível. 

Com isso, você pode acessar o conteúdo do curso, assistir às videoaulas, participar dos exercícios e acessar os recursos de aprendizado sem precisar gastar dinheiro.

Os cursos de programação no Coursera abrangem várias linguagens, desde cursos introdutórios em linguagens populares, como Python e Java, até cursos avançados em desenvolvimento web, aprendizado de máquina e ciência de dados.

Por fim, uma vantagem adicional da plataforma é o acesso a projetos práticos e tarefas hands-on, onde você pode aplicar os conceitos aprendidos e construir seu próprio portfólio de projetos. 

Codecademy

Também na lista dos cursos de programação gratuitos, o Codecademy se destaca por seu formato interativo, no qual você aprende codificando diretamente no navegador. 

Assim, cada curso é estruturado em lições curtas e concisas, acompanhadas de exercícios práticos que permitem que você aplique o que aprendeu imediatamente.

Além disso, conta com cursos de diferentes linguagens como Python, JavaScript, Java, HTML & CSS, PHP, entre outras. 

Nesse contexto, vale lembrar que existe também a modalidade paga, mas a opção gratuita é suficiente para obter uma base sólida em programação.

Outro recurso valioso da plataforma são as trilhas de aprendizado personalizadas. Logo, se você está incerto sobre por onde começar, as trilhas curadas te guiam por cursos relevantes e relacionados.

RocketSeat

Instituição especializada em educação e tecnologia, a Rockeseat disponibilizou o curso Discover, totalmente online e gratuito. 

Ao criar um login, você pode ter acesso às aulas que oferecem uma introdução completa às linguagens como HTML e JavaScript, além de conceitos e outras ferramentas.

Outro detalhe importante é que, além de trazer um curso inteiro voltado para novos desenvolvedores, todas as aulas são em português.

edX

A edX é um portal de cursos fundado por pesquisadores de Harvard e do MIT em 2012.

Com isso, a plataforma oferece cursos online gratuitos de várias universidades e instituições de renome. 

Então,você pode encontrar cursos gratuitos introdutórios e avançados em diferentes áreas da programação.

Assim também, são disponibilizados conteúdos de texto e vídeo, fóruns de discussão e vários tipos de problemas e avaliações.

Vale lembrar que, apesar dos cursos serem em inglês, existe um vasto catálogo com mais de para ser explorado, com mais 3500 cursos.  

Em suma, a maior parte dos cursos podem ser acessados de forma gratuita, mas existe um custo opcional, caso você queira acessar tarefas avaliadas ou receber algum certificado específico.

FreeCodeCamp

A FreeCodeCamp é uma comunidade sem fins lucrativos que atua desde 2014 no desenvolvimento de pessoas que querem aprender a programar.

Desse modo, os cursos de programação gratuitos da plataforma de aprendizado vão desde desenvolvimento web até ciência de dados. Tudo ensinado de forma prática, no intuito de aprimorar habilidades.

Com isso, você aprende a programar completando desafios e construindo projetos. Além de obter certificações verificadas durante o processo.

Como resultado, a plataforma divulga uma comunidade de milhares de pessoas que obtiveram seu primeiro trabalho em desenvolvimento de software após a realização dos cursos. Ou seja, um ótimo incentivo para quem está começando!

Udemy 

A Udemy é o marketplace de ensino e aprendizado, que conecta alunos e instrutores de todo o mundo, sendo uma ótima opção para quem deseja adquirir novos conhecimentos, sem precisar se deslocar até uma sala de aula.

Nesse sentido, a plataforma oferece uma seleção de cursos de programação gratuitos. Assim, pode-se destacar  cursos que abrangem linguagens como Python, Java,JavaScript, PHP, entre outros.

Portanto, para acessar os cursos, basta criar um cadastro e filtrar a busca de acordo com o assunto de interesse. Dessa forma, você pode encontrar cursos que te tragam conteúdo rico dentro da linguagem de sua preferência.

MDN Web Docs

O MDN Web Docs é um projeto colaborativo de código aberto que visa documentar tecnologias Web, incluindo CSS , HTML, JavaScript e APIs da Web. 

Além disso, o site também fornece uma grande variedade de recursos de aprendizado para quem quer aprofundar seus conhecimentos na área do desenvolvimento.

Com isso, o projeto chega a cerca de 45 mil páginas de conteúdo gratuito e de código aberto.

Devido à vasta documentação, é uma ótima escolha para quem quer expandir ainda mais seu conhecimento no desenvolvimento web.

W3Schools

O W3Schools é um popular site educacional de tecnologias web. Nesse contexto, a plataforma conta com diversos tutoriais e uma vasta gama de informações sobre HTML, CSS, SQL, Javascript e PHP.

Ao mesmo tempo, o W3Schools disponibiliza o editor online “Try it Yourself”, onde você pode editar e executar códigos experimentalmente, para assim testar o que funciona ou não, antes da implementação.

Por fim, além das lições específicas, o site possui questionários para testar o seu nível de aprendizado nos assuntos estudados.

Em suma, é uma boa escolha entre os cursos de programação gratuitos para iniciantes e profissionais que se interessem em aprofundar seu conhecimento em linguagens de programação.

Conclusão

Com certeza, aprender programação é um passo importante para qualquer pessoa que queira explorar o mundo da tecnologia e desenvolver habilidades valiosas. 

Dessa forma, ao longo deste artigo, exploramos algumas das melhores plataformas e recursos que oferecem cursos gratuitos em uma ampla gama de linguagens de programação.  

Contudo, é importante lembrar que o aprendizado é um processo contínuo e que você pode aproveitar ao máximo esses cursos realizando projetos práticos, participando de comunidades de programação e buscando oportunidades de aplicar suas habilidades.  

E que tal testar seus conhecimentos com uma das soluções em hospedagem da KingHost?

Com o servidor VPS, você possui acesso root, onde faz as configurações e pode customizar o serviço de acordo com as necessidades dos seus projetos.

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de acompanhar o Blog da KingHost!

Sabia que a KingHost possui uma plataforma focada em te ajudar a crescer o seu negócio digital ?

Não perca a oportunidade, são conteúdos gratuitos que irão ajudar o seu negócio a evoluir no digital! Clique no banner abaixo e saiba mais!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Redação KingHost

Redação KingHost

Somos uma empresa de soluções digitais, especialistas em simplificar o uso da tecnologia e referência em hospedagem de site.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

As ameaças virtuais estão mudando constantemente e se tornando cada dia mais sofisticadas. Por isso, para quem tem um negócio online, a segurança é um ponto que merece grande atenção. De acordo com o Relatório do Sitelock que analisou 14 milhões de sites em 2022, sites recebem cerca de 5.5 vezes mais tráfego de bots...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você