☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Underscores e Odin: desenvolvimento de temas WP com frameworks

Publicado em 23/08/2016

Atualizado em 26/04/2023

Assistimos a diversas palestras interessantes durante o Wordcamp2016. Sem fins lucrativos, o evento conta com o apoio da Fundação WordPress e da Automattic e acontece em diversas capitais do mundo. O Wordcamp é o lugar ideal para debater o WordPress, quem participa tem a oportunidade de aprender e compartilhar muito conteúdo sobre o CMS mais utilizado na web.

Durante a palestra de Rodrigo Brito, “Introdução a desenvolvimento de temas com Frameworks”, foram apresentadas diversas dicas práticas para quem está empenhado em aprender conceitos quanto a utilização de temas em WordPress.

Destacamos com grande consideração o primeiro comentário de Rodrigo, em que foi citada a importância de escolher um tema (seja pago ou gratuito) levando em conta suas funcionalidades e recursos. Ter essa ideia em mente é essencial para utilizar temas relevantes ao projeto em questão.

Também foi recomendado por Rodrigo que ao trabalhar com a criação de temas para o WordPress, seja por meio de Frameworks ou outras aplicações, deve-se ter conhecimento da Hierarquia de Modelos do WordPress, a qual pode ser verificada e exemplificada graficamente conforme a imagem abaixo:

Hierarquia de Arquivos de Tema WordPress

Créditos da Imagem: Codex.WordPress.org  Clique para visualizar em tamanho maior.

Além disso, como dica mais prática, ele citou uma poderosa ferramenta para criação de temas, o Underscores. De acordo com seus criadores o underscore é um tema inicial (theme starter) mínimo, que deve ser trabalhado e estilizado. Não se trata de um framework ou um “parent theme” para ser estendido. Ele se torna um tema próprio, quando customizado e finalizado.

Seguem alguns links do Underscores que podem ser úteis para fins de conhecimento:

Underscores.me – Site principal do underscores.

Components.underscores.me – Subdomínio “components”, pelo qual podem ser criados temas básicos de acordo com a necessidade, seja para a criação de blogs, sites institucionais, portfólios e até mesmo revistas virtuais.

Ao concluir sua apresentação sobre o Underscores, Rodrigo mostrou outro Framework complementar. O segundo Framework citado foi o Odin, que foi criado com a finalidade de reduzir o consumo proveniente do servidor web, trabalhando diretamente do lado do cliente em suas execuções.

Segue o link oficial do GitHub em que está o repositório do Odin: https://github.com/wpbrasil/odin

Dentre os pontos mais interessantes quanto ao Odin destacamos:

  • Foi criado para ser executado em ambiente NodeJs, trabalhando diretamente na linguagem Javascript.
  • Possui ‘Live Reload’, para o acompanhamento das mudanças na página em tempo real. Para tal função o Odin utiliza o GruntJs.
  • Ele também possui uma excelente compatibilidade para a criação de temas personalizados com Bootstrap (Getbootstrap.com).
  • É um Framework de fácil personalização e estilização (.css).
  • Internamente, ele já possui um Contact Form, prevenindo a utilização de plugins extras para tal tarefa e formulários de contato.
  • É possível personalizar a taxonomia do WordPress conforme a necessidade (categorização).
  • Possui compatibilidade para a utilização do JsHint para fins de debug.

Vale mencionar que nossa estrutura possui suporte para aplicações Node.Js, para mais informações visite a página do plano Node.JS e conheça suas especificidades.

Acompanhe abaixo os slides da apresentação:

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Luis

Luis Trindade

Estudante de Análise e Desenvolvimento de sistemas. Atualmente trabalha como Analista de Operações de Hosting na Kinghost.

Luis

Luis Trindade

Estudante de Análise e Desenvolvimento de sistemas. Atualmente trabalha como Analista de Operações de Hosting na Kinghost.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você