Banco de imagens grátis: conheça 11 alternativas incríveis

Banco de imagens grátis: conheça 11 alternativas incríveis


Não importa se você está criando uma landing page, um protótipo para mostrar ao cliente, uma newsletter ou um feed para as redes socias. Antes de sair clicando e pagando caro por fotos e imagens em geral, fique sabendo que é possível sim encontrar bancos de imagens gratuitas, originais e de alta qualidade. Claro, dependendo do seu negócio, investir em imagens pagas é essencial. Porém, para alguns projetos específicos e/ou, especialmente, para quem está começando ou tem um pequeno negócio, essa lista de recursos é extremamente útil.

O licenciamento das fotos que você vai baixar deve ser algo a ser considerado ao utilizar um banco de imagens. Existem muitos tipos de atribuição CC (Creative Commons). Por exemplo, algumas imagens podem ser utilizadas desde que a fonte seja citada, enquanto outras podem ser utilizadas somente por projetos vinculados a organizações sem fins lucrativos ou somente para uso pessoal. Tudo isso deve ser notado ao fazer uso de banco de imagens grátis.

A maioria dos sites que selecionamos a seguir possuem imagens livres para distribuir, copiar, editar, fazer o que quiser, para seu uso privado ou comercial e sem a necessidade de pedir a alguém ou fazer qualquer tipo de atribuição. Muito legal né?! Esta é a licença de domínio público. Apenas lembre-se que, por mais que uma foto seja de domínio público, se aparecem marcas (como Sony ou Apple por exemplo) é preciso retirar o ícone da marca para se proteger, pois a menção à marca provavelmente não está incluída na licença da foto.

Agora vamos a nossa lista de bancos de imagens grátis!

1.Unsplash

via Ununsplash

Unsplash está cheio de fotos lindas em alta resolução. Vale muito conferir, o site é tão legal que alguém desenvolveu uma solução especial para buscar as imagens do banco. Eles atualizam o site a cada 10 dias com 10 novas fotos que você pode usar como quiser.

2. Startup Stock Photos 

via Startup Stock Photos

Essas fotos são incríveis para quem precisa criar ou projetar websites para startups e empreendedores. O projeto é de uma agência de marketing digital de Iowa nos EUA. As imagens são livres de restrições, você pode fazer o que quiser com elas.

3. Pixabay

via Pixabay

Pixabay reúne materiais bacanas de domínio público, incluindo fotos, vetores e desenhos.

4. Kaboompics

via Kaboompics

As fotos são todas tiradas por Karolina Grabowska, uma fotografa da Polônia. Uma coleção muito bonita que inclui principalmente materiais sobre moda e comida.

5. Fancy Crave

via Fancy Crave

FancyCrave é uma grande fonte para designers, desenvolvedores, artistas e criativos. São oferecidas fotos em alta resolução que você pode usar em seus projetos pessoais e comerciais.

6.Gratisography

via Gratisography

Gratisography é um site cheio de imagens em alta resolução que podem ser usadas tanto para fins pessoais e comerciais. Baixar as imagens é super fácil, você só precisa clicar. Novas imagens são adicionadas semanalmente.

7.Magdeleine

via Magdeleine

Magdeleine é descrito como “fotos grátis escolhidas a dedo para a sua inspiração.” Tem como categorias natureza, arquitetura, comida, animais, pessoas, tecnologia, objetos e abstrato. As fotos são deslumbrantes. Inspire-se!

8.Splitshire 

via Splitshire

Todas as fotos são tiradas por um grande fotógrafo italiano chamado Daniel Nanescu. Um site recheado de belas fotos que podem ser usadas livremente para projetos pessoais ou comerciais.

9.Pexels

via Pexels

Esta é uma coleção enorme de fotos e arquivo livres escolhidos de outros sites online. Os arquivos são livres de restrições, mas, caso queira, você pode agradecer com uma pequena doação via Paypal.

10.Canva

 

A proposta do Canva é um pouco diferente, ele é a ferramenta ideal para quem não é designer e busca uma solução para dispor imagens personalizadas no seu blog/site. Com ele você tem acesso a diversos templates de imagens, com tamanhos variados, incluindo modelos com tamanhos ideias as para redes sociais. Utilizar é super fácil, é possível usar a interface para arrastar e soltar elementos, mudar texto e fontes.

11.All the free stock 

All The Free Stock é um site que acessa e busca termos em mais de 29 bancos de imagens, além de 9 bancos de vídeos e 4 bancos de ícones. As imagens são, em geral, livres de restrição, porém como são buscadas em diferentes bancos, é ideal que você verifique o tipo de licença de cada arquivo ao fazer o download.

Curtiu essa lista? Para mais ferramentas interessante que podem ajudar você a ser mais produtivo otimizando o seu tempo, dê uma conferida no nosso artigo que trata de ferramentas para conteúdo e mídias sociais. Também gostaríamos de saber quais bancos de imagens e ferramentas você usa. Coloque suas dicas nos comentários 😉

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus).
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)