Como criar e editar conteúdos no WordPress: páginas e posts

Como criar e editar conteúdos no WordPress: páginas e posts


Este post é ideal para quem está iniciando com o WordPress e quer entender as diferenças entre páginas e posts, além de saber como criar esses tipos de conteúdo utilizando o CMS.

Antes de entrarmos no assunto principal deste post, fique sabendo que temos uma hospedagem WordPress feita sob medida para o CMS. Contratando ela, você já recebe o WordPress pré-instalado e com diversas otimizações de performance e segurança.

No WordPress, você pode criar e editar posts e páginas. Vamos explicar nesta postagem como inserir páginas e editar suas publicações na ferramenta.

Diferença entre páginas e posts no WordPress

As páginas ficam fora da cronologia normal do blog e muitas vezes são utilizadas para apresentar informações sobre você ou seu site, essas informações devem ser, de alguma forma, atemporais. Você pode usar páginas para organizar e gerenciar qualquer quantidade de conteúdo que queira inserir no seu site.

Existem alguns exemplos comuns de páginas como direitos de autor, informações jurídicas, permissões, etc. Lembramos que é sempre uma boa ideia ter uma página com informações e formulário de contato.

Criando Páginas no WordPress

Para criar uma nova página, inicie a sessão no WordPress. Vá em Painel > Páginas > Adicionar nova.

criar página wordpress

Depois que você escolher esta opção, aparecerá uma janela com duas opções de inserção de texto.
editar página no wordpress

Assim como você pode ter Subcategorias dentro de categorias, você também pode ter SubPáginas dentro de suas páginas, criando uma hierarquia de páginas.

Por exemplo: você está criando um site WordPress sobre esportes de aventura e gostaria de criar uma página individual para cada modalidade. Você poderia começar criando uma página chamada “Tirolesa” e descrever informações gerais sobre esta atividade. Então você teria que criar uma série de páginas que seriam SubPáginas relacionadas a “Tirolesa”, como por exemplo, dicas de segurança ou lugares onde praticar o esporte. Outra página individual é feita para “Equipamentos” e que apresentam subpáginas de onde encontrar os equipamentos necessários para a prática esportiva.

Para criar subpáginas, é só definir sua página mãe enquanto estiver criando uma página.


WordPress é capaz de gerar automaticamente uma lista de páginas do seu site. Há basicamente quatro maneiras de mostrar as páginas que criou:

Widget Páginas

Adicione o item Páginas à sua área de widgets para mostrar todas as suas páginas. Você pode mostrar como lista suspensa, excluir páginas da exibição etc.

  1. Vá em Painel > Aparência > Widgets
  2. Adicione o item Páginas

Menus do tema

Se o seu tema suporta a funcionalidade de menu do WordPress, é possível inserir páginas em um menu que será mostrado pelo tema.

Vá em Painel > Aparência > Menus

  1. Crie um menu
  2. Adicione as páginas ao menu criado, marcando-as na caixa de páginas à direita.

Criando e Editando Posts

Para criar um novo post, inicie a sessão no WordPress. Vá em Painel > Posts> Adicionar novo.

Título

Neste campo você deve inserir o título da seu postagem. Você pode usar diversas palavras ou frases. O recomendado é que você evite usar o mesmo título mais de uma vez. Você pode usar vírgulas e outros sinais e símbolos.

Área de Edição

A caixa em branco onde você digita o seu texto cria links para imagens e informações que deseja publicar no seu site. Você pode usar o Editor Visual ou o Editor de textos. 

paginaswp6

O Editor Visual permite criar e editar o texto como um editor de texto comum. Mova o cursor do mouse sobre os botões na barra de ferramentas do editor para ver uma dica sobre a ferramenta.

Se seu editor só mostra uma linha de botões, clique no último botão para revelar uma segunda linha com opções de formatação extra.

paginaswp7

Editor de Texto

Ao escolher a opção Texto na caixa para inserção de conteúdo, você terá mais uma linha de edição. Nesta página, você pode alterar seu texto a partir de códigos HTML.

paginaswp8

  • b -Tag HTML para negrito.
  • i – Tag HTML para itálico.
  • b – quote – Tag HTML para texto citado.
  • del – <del></del> Tag HTML para texto excluído. Alguns navegadores mostram como riscado. (Mostra data GMT (UTC))
  • link – <a href=”http://exemplo.com”></a> Tag HTML para link.
  • ins – <ins></ins> Tag HTML para texto inserido. Navegadores mostram como sublinhado. (Mostra data GMT (UTC))
  • img – Insere o endereço de uma imagem.
  • ul – <ul></ul> Tag HTML para lista comum.
  • ol – <ol></ol> Tag HTML para lista numerada.
  • li – <li></li> Tag HTML para cada item de uma lista.
  • code – <code></code> Tag HTML para texto de código. Geralmente usa fonte monoespaçada, como Courier.
  • more – <!–more–> Tag WordPress para quebrar uma postagem mostrando um “teaser” na página inicial, por exemplo.
  • Fechar Tags – Fecha qualquer tag HTML que estiver aberta – mas lembre-se que é uma forma automatizada de impedir defeitos no código! Você deve verificar seu código.

Diferenças entre páginas e posts:

* Páginas são para conteúdo estático, como Dados sobre a empresaComo entrar em contato, etc.

* As páginas podem ter subpáginas.

* As páginas podem ser quebradas em outras páginas para facilitar a leitura.

Como não devem ser usadas:

  • Páginas não são usadas como posts. Elas normalmente não aparecem na página principal do seu blog.
  • Páginas não podem ser organizadas dentro de categorias e a elas não se pode atribuir Tags. A estrutura organizacional para páginas são de inter-relações hierárquicas e não através de Tags ou categorias (como os posts).

Já os posts são publicados com periodicidade, aparecem na página inicial do blog e são exibidos em ordem cronológica inversa, ou seja, o mais recente aparece no topo da página. Nas postagens também aparecem a data de publicação, categoria, tags e link para comentários.

 

Ebook - Como criar e manter um site ou blog com o WordPress
Redação KingHost
Redação KingHost

Últimos posts por Redação KingHost (exibir todos)

Comentários

comentário(s)