📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Ferramentas de SEO – Yoast vs SEO Certo: um estudo comparativo

Publicado em 14/12/2016

Atualizado em 09/10/2023

Estar em dia com as novidades que envolvem SEO pode ser algo complexo. A todo momento surgem novas estratégias que podem ser aplicadas, além de mudanças nos algorítimos de busca. Para muitos empresários e donos de sites esse cenário pode ser um pouco assustador e opressivo. Ainda bem que você pode contar com ferramentas de SEO para ajudá-lo na tarefa de atrair e engajar tráfego para o seu site. Essas soluções de SEO poupam o seu tempo e energia através de automatizações de processos e do direcionamento de ações de melhoria. Neste artigo, vamos mostrar duas ferramentas que consideramos especiais e complementares: SEO Certo e Yoast.

Por que usamos ferramentas de SEO?

Existem algumas confusões sobre a real função das soluções de SEO, vamos iniciar explicando: uma ferramenta não é algo que irá resolver automaticamente o SEO do seu site. Não existe uma alternativa mágica que conserta “por decreto” os problemas de SEO, sejam eles relacionados a questões técnicas ou de conteúdo. Soluções, como o plugin para WordPress SEO by Yoast ou a ferramenta de diagnóstico SEO Certo, traduzem necessidades de SEO e oferecem uma maneira intuitiva para que você mesmo possa intervir no seu site, reparar e evitar possíveis problemas. Esses recursos ajudam tanto você a otimizar o conteúdo quanto a parte técnica do seu site, grande parte das vezes sem a necessidade de saber programação.

SEO Certo

O SEO Certo é uma ferramenta de diagnóstico de SEO. A solução fornece relatórios completos e fáceis de compreender sobre o seu site, levando em consideração fatores como uso de palavras-chave, conteúdo, tempo de carregamento, presença nas redes sociais, desempenho em dispositivos móveis e muito mais. O relatório personalizado inclui um passo a passo para resolver cada item que precisa ser melhorado no seu site, com detalhes para a execução da tarefa. Além disso, você pode cadastrar concorrentes de mercado e receber informações valiosas sobre eles, podendo inclusive comparar o seu site com o deles.

Yoast SEO

Já o Yoast é o plugin mais completo de SEO para WordPress. Entre diversas outras funções, ele oferece opções úteis para lidar com títulos de páginas, descrições e URLs. Yoast apresenta a maioria das suas funções junto ao painel de edição do WordPress, desde um editor de snippet a uma funcionalidade de análise da página em tempo real, que ajuda a otimizar o conteúdo enquanto escreve. Além disso, o plugin suporta e otimiza uma série de aspectos técnicos, como sitemaps,  RSS, arquivos .htaccess e robots.txt e outros.

Principais características/ funcionalidades

WordPress SEO by Yoast SEO Certo
Quem pode utilizar? Apenas sites em WordPress. Qualquer tipo de site.
Propósito principal Utilizar enquanto cria o conteúdo, diretamente no editor WordPress. Analisar e melhorar o conteúdo já publicado.
Praticidades Mostra o snipp de indexação em tempo real, onde fica visível a estrutura de URL, título e descrição que serão indexados para cada post. Oferece passo a passo amigável para otimizações e checklists de tarefas.
Destaques Contém funcionalidades que beneficiam a acessibilidade do conteúdo, como o redirecionamento 301 automático de páginas e posts, breadcrumb (navegação estrutural) e redirecionamento de imagens para o artigo ao qual estão anexas. Foca principalmente na qualidade do tráfego, criando uma melhora de ranqueamento sustentável junto aos principais buscadores. Para isso, entre outras sugestões, indica ações de inbound links.
Mensuração Não possui integração com analytics. Possui um dashboard simples de analytics que ajuda você a acompanhar visualmente as melhorias enquanto as coloca em prática.
Mercado Não possui acompanhamento da concorrência. O usuário pode listar concorrentes e obter detalhes sobre como eles estão se posicionando em termos de SEO.
Social Ajuda você a personalizar cada post para diferentes redes como Facebook, Twitter e Pinterest. Informa a popularidade do seu site nas principais redes sociais (Facebook, LinkedIn e Google+) e sugere ações de melhoria.

Ambas as ferramentas de SEO  possuem muito mais funcionalidades do que as citadas nesta tabela. Porém, escolhemos algumas características principais para demonstrar que ambas possuem muito valor individualmente, tendo seu potencial ampliado ao serem utilizadas em conjunto.

Exemplos de uso e interface das ferramentas de SEO

  • SEO Certo – Após contratar a ferramenta, basta vinculá-la ao seu domínio e você irá receber um diagnóstico inicial sobre o que precisa melhorar para que seu site gere mais tráfego e engajamento.

Ferramentas de SEO: Interface SEO Certo

  • SEO by Yoast –  Para funcionar em plenitude, após baixar e instalar o plugin é necessário fazer algumas configurações junto ao painel de controle. Depois disso, para todo o post aparecerá a opção de preview e personalização de snippet, incluindo um título especial para SEO, descrição e slug (o endereço da página).

exemplo de uso de solução de SEO

  • SEO Certo – Alguns exemplos de sugestões de melhoria, bem como esclarecimentos sobre os pontos fortes do site aparecem no relatório. Conforme melhorias são realizadas outras são propostas.

Analise da ferramenta de SEO

  • SEO by Yoast – Ainda no editor do WordPress, quando estiver escrevendo seu post, você poderá seguir a análise on-page do plugin para melhorar a legibilidade, inserção de palavras-chave, links e outros componentes importantes. Infelizmente essa análise ainda não possui tradução para o português.

yoast3 1

  • SEO Certo – A integração com as mídias sociais irá mostrar a sua popularidade nas principais redes, contabilizando até 3 meses de histórico para você observar mudanças.

seocerto3

  • SEO by Yoast – Com o SEO by Yoast é possível personalizar informações, como título, descrição e imagem, que aparecem automaticamente ao ter o seu conteúdo compartilhado na rede.

yoast2

Então, eu posso usar WordPress SEO by Yoast + SEO Certo no meu site?

Se você possui um site WordPress com certeza. Inclusive, pensando em aumentar a competitividade dos sites WordPress hospedados na KingHost, o nosso plano de hospedagem para WordPress já vem com o Yoast e o SEO Certo instalados. Isso entre uma série de outras otimizações de segurança e performance, vale a pena conferir.

Se você possui um site desenvolvido a partir de outra tecnologia e quer otimizar seu conteúdo para as buscas, você pode contratar o SEO Certo, cadastrar sites que competem com o seu e seguir as recomendações da ferramenta para sair na frente.

testegratisseo

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você