Criação de sites: 7 ferramentas gratuitas para criar o seu layout navegável

Criação de sites: 7 ferramentas gratuitas para criar o seu layout navegável


O planejamento é parte importante no processo de concepção de qualquer aplicação ou site, sendo que ter um layout navegável facilita na hora de demonstrar e defender a sua ideia aos envolvidos. Uma maquete interativa permite a você rever seus conceitos e receber feedback ainda nos estágios iniciais de um projeto. Ao criar o layout navegável de um site ou aplicativo móvel, você é capaz de identificar eventuais lacunas ou exageros no fluxo de navegação, melhorando a usabilidade do seu projeto antes de investir muito tempo ou dinheiro no desenvolvimento final da solução.

Durante o Conexão KingHost 2015, fizemos uma entrevista com o desenvolvedor front-end e entusiasta de UX Victor Lima. Ele tem acumulado experiência em design digital desde 2005 e nos falou sobre a importância do layout navegável. Para conferir seus comentários é só clicar e dar play no vídeo:


Sabemos que cada trabalho tem um conjunto exclusivo de necessidades de navegação e funcionalidade. Cada uma das ferramentas a seguir oferece a flexibilidade necessária para criar conceitos altamente interativos. Esperemos que depois de ler essa lista e testar essas ferramentas, você encontre o recurso ideal para suas concepções de web design.

Confira a seleção de 7 ferramentas gratuitas para a adoção do layout navegável em suas criações:

(as 3 primeiras são sugestões do Victor Lima)

Marvel App

Marvel é um aplicativo web simples, especialmente em sua versão gratuita, em termos de features. Segundo o próprio app, ele é “a maneira mais fácil de transformar seus esboços, imagens e maquetes em protótipos realistas para web ou aplicativos móveis”.

Invision

InVision é ideal para a criação rápida de um layout navegável para desktops e aplicações móveis. Protótipos são criados a partir de simulações existentes que devem ser importadas para o InVision.

Pixate

O Pixate é ideal para a prototipagem de animações ou interações complexas. O layout navegável é construído com imagens fatiadas de simulações existentes que devem ser importadas para a ferramenta. Como apresentado no próprio site da ferramenta, o Pixate gera um layout navegável 100% nativo, assim você pode experimentar as ideias no dispositivo, como se elas estivessem completamente implementadas.

Facebook Origami

Origami pode ser usado para a criação de um layout navegável ou interações complexas para computador ou aplicativos mobile. Conforme você altera seu layout navegável, uma visualização ao vivo é exibida na tela ou em um dispositivo conectado. A ferramenta também suporta links para arquivos do Sketch ou do Photoshop, mantendo o protótipo sincronizado com as alterações feitas no arquivo de origem.

RelativeWave’s Form

Mais conhecido como ‘Form’, essa é uma ferramenta de design de interação criada pela RelativeWave, que foi recentemente adquirida pelo Google. Por enquanto é necessário um dispositivo rodando OS X para utilizar o Form. É possível copiar e colar objetos diretamento do Sketch para o Form.

Fluid

FluidUI é uma ferramenta de prototipagem mobile. Ela é rápida, amigável e muito intuitiva. O editor começa no modo de wireframes. Outras bibliotecas contendo mais de 2000 widgets podem ser utilizadas e adicionadas a suas páginas através da sua interface drag and drop.

Notism

Notism é uma ferramenta de apresentação, que permite a seus usuários criar e apresentar seu wireframes. A ferramenta favorece a colaboração, permitindo que usuários opinem e comentem em criações. Também é possível vincular imagens facilmente, bem como incorporar imagens relacionadas ao seu objetivo. Além disso, é possível colocar notas de comentários em pontos específicos das imagens, enquanto outros usuários podem responder a essas notas, criando uma linha de discussão sobre o trabalho.

WEBINAR DESIGN THINKING

  • Quer saber mais sobre estrategias e táticas para prototipar e validar suas ideias? Assista nosso webinar que apresenta ferramentas e mostra como utilizar o Design Thinking em seus projetos:
Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus).
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)