7 motivos para migrar do WordPress.com para o WordPress.org

7 motivos para migrar do WordPress.com para o WordPress.org


O WordPress.com é, sem dúvidas, a porta de entrada no mundo dos blogs. Ele ganhou a preferência popular por ser prático, gratuito e seguro. No entanto, ele impõe várias limitações para seus usuários. Você pode estar se perguntando até que ponto vale a pena mover seu conteúdo para uma hospedagem própria. Nesse post nós mostramos algumas razões para você adotar o WordPress.org, uma hospedagem e um nome de domínio próprio.

Motivos para migrar do WordPress.com para o WordPress.org

Escolha de Plugins

Os plugins são um dos principais diferenciais da plataforma WordPress. Por ser uma plataforma Open Source, com uma comunidade bastante ativa, existe uma biblioteca com mais de 48 mil plugins gratuitos no repositório WordPress.org. Há pelo menos um plugin para tratar quase qualquer necessidade do seu site. Caso não encontre o que está procurando ali, ainda existem muitos outros plugins de fontes pagas que podem ajudá-lo. Toda essa biblioteca de plugins está disponível somente para quem usa o WordPress.org. Veja um infográfico com uma seleção que fizemos dos plugins WP preferidos.

porque adotar wordpress.org

Diversidade de Temas

Com o WordPress.com você tem a escolha de temas, também conhecidos como templates, bastante limitada. Mesmo em relação aos temas pagos, a disponibilidade não é muito grande se comparada ao que o WordPress.org oferece. Em compensação, para quem resolver investir em uma hospedagem e adotar o WordPress.org, existem milhares de temas, tanto gratuitos quanto pagos, à disposição. Quer ver alguns temas geniais? Selecionamos aqui 16 templates WordPress lindos e responsivos para vários estilos de blog.

porque adotar wordpress.org

Controle sobre os anúncios

Quando você usa a conta gratuita do WordPress está sujeito a ter propagandas no seu site. Por um lado isso é positivo, afinal, são esses anúncios que arcam com o custo de manter os sites WordPress.com gratuitos. Porém,  o conteúdo desses anúncios não pode ser controlado, ou seja, você não sabe quais ads aparecerão enquanto os usuários do seu site estiverem navegando. Ao mesmo passo, não é permitido mostrar anúncios de terceiros, como o Google Adsense, no seu WordPress.com. O controle para rodar ou não anúncios é algo importante que você só possui  uma vez que adota uma hospedagem e um blog WordPress.org.

A sua marca reforçada

Com o WordPress.com você terá um endereço no padrão joaodasilva.wordpress.com, com uma hospedagem própria você escolhe seu próprio nome de domínio e, dependendo da disponibilidade, seu endereço pode ser joaodasilva.com. Bem mais simples e fácil de lembrar né? Além disso, junto com a hospedagem você recebe um email personalizado, o que confere muito mais profissionalismo no seu cartão de visitas 😉

Opções de monetização

Quando a ideia é monetizar através de um e-commerce fica muito difícil contar com o WordPress.com. A opção gratuita não dispõe de uma solução e-commerce, a menos que você pague um plano premium à parte.  Com o seu WordPress.org, você fica livre para adicionar recursos de e-commerce no seu blog assim que desejar. Você pode vender, oferecer conteúdos exclusivos e muito mais.

Liberdade para crescer

Sim, você pode contar com upgrades pagos de hospedagem quando utiliza a plataforma wordpress.com. No entanto, você estará restrito ao serviço de hospedagem VIP do WordPress.com (“Serviço VIP”), este é um serviço de alto custo  e talvez não seja o ideal para seu site. Em contrapartida, uma vez que você migrar para o WordPress.org poderá contar com um plano de hospedagem WordPress, específico para a plataforma e que se adapta as suas necessidades. Nosso plano vem com o WordPress já instalado e conta com velocidade excepcional, performando até 300 vezes melhor do que ambientes de hospedagem padrão.

Ao formular esse serviço especial, nós também pensamos em várias soluções para tornar seu site muito mais seguro, como AntiVírus, AntiSpam, Monitoramento, Proteção contra Ataques, Backups Diários e Atualização automática, tudo sem custo adicional. Como se não bastasse, o certificado SSL é ativado por padrão nos planos WordPress. Se você não conhece os benefícios do SSL, clique aqui e entenda as razões para utilizá-lo no seu site/blog.

Autonomia para customizar o código

Com o WordPress.org você tem total acesso aos arquivos PHP, CSS, temas e plugins. Sinta-se a vontade para abusar da criatividade e personalizar seu site como quiser. Já a versão gratuita, oferece apenas um recurso limitado para customizar o CSS do tema escolhido.

Esperamos que esta lista de motivos ajude você que está em dúvida sobre os benefícios do WordPress.org.

 

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus).
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)