Backup para sites: 7 boas práticas para garantir a segurança de seu negócio na internet


Já imaginou o prejuízo de ficar com uma loja fora do ar ou de perder todo o conteúdo de seu site? Entenda por que backups são cruciais para um negócio digital.

O backup é a melhor opção para contar no caso de algum ataque virtual ou qualquer outro problema imprevisível.

Quando foi a última vez que você fez backup de todos os conteúdos do seu site ou blog? A resposta para essa pergunta pode evitar grandes perdas, como horas de trabalho e uma quantia considerável de dinheiro.

O grande desafio é lembrar que justamente por esses problemas serem imprevisíveis do ponto de vista prático, precisamos considerar que, em algum momento, eles podem acontecer e não o contrário.

Por que backups são cruciais?

Vamos considerar algumas possibilidades: um negociante tem seu ecommerce hackeado ou uma agência tem o blog do seu cliente mais precioso comprometido com um vírus. Já imaginou o prejuízo de ficar com uma loja fora do ar ou de perder todo o conteúdo já rankeado?  Após algum software malicioso ter corrompido o código de um site, é extremamente difícil limpá-lo e deixá-lo pronto para rodar novamente, especialmente quando não há arquivos originais para trabalhar na restauração.

Uma questão deixa a situação ainda mais tensa, na maioria dos casos é bem complicado saber exatamente quando ocorreu algum incidente. Sem saber quando o site foi comprometido, como será possível saber se a invasão ocorreu ontem ou há um ano atrás para aplicar a correção a partir do momento correto?

Não importa se for um ataque ou ainda alguma experiência desastrosa que colocou tudo a perder, qualquer cenário pede uma coisa: um backup recente. Através de um bom backup você consegue corrigir falhas restaurando o seu sistema a partir de um ponto predeterminado.

Para acompanhar as dicas a seguir é importante que fique clara a diferença entre dois tipos principais de backup: o backup de base (ou completo) e o incremental.

Um backup de base é uma cópia completa de todo o seu conjunto de dados. É uma medida de segurança mais efetiva, mas que também exige muito tempo e outros recursos, por isso, normalmente é praticada com menos frequência.

Já os backups incrementais são realizados frequentemente e salvam apenas os dados que foram alterados desde o backup anterior.

7 boas práticas de backups para sites

1. Inicie criando um bom backup de base

Garanta que caso algo dê errado você terá uma opção de restauração sólida, limpa e sem erros.

Normalmente o momento ideal para criar este ponto de restauração é logo após ter colocado  o novo site ou aplicação no ar, muitas vezes, antes mesmo de ter adicionado todo o seu conteúdo.

2. Tome cuidado quando for atualizar seu backup de base

Independentemente da frequência com que você atualiza o backup (mensalmente, semanalmente ou até mesmo diariamente) tenha sempre um backup limpo de base para voltar caso seja necessário.

Você só deve atualizar o backup de base quando completar algum marco importante ou fazer grandes mudanças no seu site.

Lembre-se, a ideia é ter como retornar a uma versão perfeitamente limpa do seu site, sendo assim, o melhor é ter (no mínimo) duas versões de backup, uma de base e outra incremental.

3. Proteja seu backup

Suas cópias de segurança são o seu porto seguro caso algo dê errado, portanto elas exigem proteção extra.

Geralmente será o seu servidor de hospedagem que irá se encarregar de guardar suas cópias. Mesmo assim, você também pode fazer o download delas periodicamente e assim contar com um maior controle de segurança.

Um modo de adicionar segurança ao guardar seus backups é fazer a duplicação das cópias, deixando os seus backups guardados em diferentes lugares e mídias. Assim, se uma cópia falhar você pode contar com a utilização de outra.

Ao guardar suas cópias em mídias, como disco rígidos ou pendrives, não esqueça de verificar se o ambiente é adequado para recebê-la, lembre-se que variações de umidade temperatura, por exemplo, podem afetar a durabilidade destes materiais.

E sempre mantenha ao menos uma cópia do seu backup de base duplicada com uma versão na nuvem.

4. Tenha um bom sistema de identificação para os seus backups

Você precisa ter um bom sistema de identificação para saber quais são os backups mais recentes e não confundí-los com versões antigas.

A diferença entre cópias incrementais e backups de base, com diferentes versões do site também precisa ser facilmente identificável.

5. Recuperar é importante

No caso de ter seu site comprometido você sabe como restaurá-lo? Você está preparado para fazer o uso dos seus backups?

É importante que você saiba usar suas cópias de arquivos e sistemas para restaurar algum ambiente quando necessário. Teste a sua solução de backup para saber se ela é prática e fácil de ser acionada.

6. Diminua sua janela de backup

Inclua backup diários na sua rotina de manutenção. A grande vantagem de uma rotina de backup continua é que, caso ocorra algum problema, e você consiga identificar quando o incidente ocorreu, poderá contar com o último backup mais atual possível para restaurar sua aplicação.

7. Escolha bem sua hospedagem

Ao hospedar seu site é importante contar com uma empresa que ofereça backup virtual e automatizado para, além de impulsionar a produtividade, garantir que a sua segurança não dependa totalmente de ações manuais e, consequentemente, erros humanos.

Nós  oferecemos backup automatizado diariamente aos clientes, complementando-o com uma proteção específica contra ataques virtuais.

As modalidades de backup disponibilizadas pela KingHost permitem que você mesmo faça a restauração do seu backup com total autonomia através do painel de controle.

Para aqueles que têm dificuldades ou desejam uma consultoria para a manutenção de um projeto especial, a KingHost também oferece outros serviços de segurança, como um serviço extra de consultoria para backups, onde você conta com o auxílio de um profissional que irá dedicar uma hora técnica para dar auxílio completo sobre como fazer o backup de seus arquivos.

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)