Ferramentas de gerenciamento de projetos gratuitas: 9 opções ágeis


Que tal uma lista de ferramentas de gerenciamento gratuitas que ajudam você e seu time a organizar tarefas e trabalhar com mais eficiência?

Ferramentas de gerenciamento de projetos podem ajudar no controle e na organização de um dos ativos mais preciosos para qualquer time de desenvolvimento: o tempo. Tarefas organizadas tornam mais fácil para você e sua equipe acompanhar o que precisa ser feito, quando e por quem, evitando a confusão habitual de calendários online e diários pessoais.

Além disso, a maioria das ferramentas de gerenciamento gratuitas que vamos apresentar têm funções notáveis, como a inclusão de comentários e arquivos às tarefas, controle de versões e bugs, integrações com outras ferramentas importantes para projetos web (ex. GIT) e outras.

Quase todas as ferramentas mostradas aqui possuem limitações quanto ao número de usuários e integrações suportadas para suas versões gratuitas, especialmente para o desenvolvimento de projetos privados. Ainda assim, são ótimas opções para times que estão começando a desenvolver ou profissionais freelancers, bem como uma boa oportunidade para empresas maiores testarem e avaliarem qual ferramenta de gerenciamento desejam utilizar no dia a dia.

Confira 9 ferramentas de gerenciamento com versões gratuitas para apoiar a gestão de projetos ágeis

taiga2

Essa ferramenta de gerenciamento linda e de código aberto ganhou o prêmio de melhor ferramenta ágil em 2015. Ela fornece funções de backlogs, boards no estilo Kanban, gerenciadores de tarefas, sprints e muito mais. As integrações com outras ferramentas são simples e se você tiver qualquer dificuldade para utilizá-la pode recorrer à comunidade Taiga, que cresce a cada dia. Para projetos abertos, as funções são totalmente gratuitas, independentemente do tamanho do time. Enquanto times de até 4 pessoas trabalhando em 1 projeto privado também podem utilizar a solução gratuitamente.

mingle2

Desenvolvida pela empresa ThoughtWorks, pioneira no desenvolvimento e gerenciamento ágil, Mingle é uma ferramenta simples e poderosa. Trata-se de uma ferramenta web feita com a gestão ágil de projetos e a colaboração entre times em mente, fornecendo um ambiente de trabalho completo para toda a equipe. Dispõe de funcionalidades como fóruns, quadro kanban, wiki e integração com código fonte. É versátil e pode ser configurada para atender as necessidades únicas de cada equipe e projeto.

Untitled design (17)

MeisterTask é uma ferramenta de gerenciamento de projetos com boards flexíveis que adaptam-se perfeitamente a diferentes fluxos de trabalho, sendo uma ferramenta útil para programadores trabalhando com sprints, equipes de marketing usando o sistema Kanban ou para gerentes solo que buscam um sistema simples para fazer listas de tarefas. Possui integrações com muitas ferramentas, como Slack, GitHub e Zendesk. Além disso, existem recursos extras de calendário para agendar reuniões e estipular prazos em um só lugar. O plano básico é totalmente gratuito!

wrike2

Wrike é uma ferramenta de gerenciamento de projetos com funcionalidades bem úteis. Uma delas é o rastreio automático do tempo gasto em cada tarefa, o que pode ser importante para criar estimativas mais realísticas do tempo que o seu time leva em cada projeto. Outra possibilidade interessante é a criação e compartilhamento de cronograma de projeto. Uma vez que você tenha planejado um projeto, basta clicar em um botão para que o Wrike envie seu planejamento a qualquer pessoa envolvida, mesmo que ela não tenha uma conta Wrike. A ferramenta integra-se com vários aplicativos terceiros, como o Photoshop, Git, Zapier, Gmail e DropBox.

twoodo2

Twoodo é uma ferramenta de colaboração que permite criar fluxos de trabalho a partir das conversas da equipe através do uso de hashtags. Assim, você organiza seu projeto conforme vai discutindo as ideias relacionadas a ele. O Twoodo inclui envio de mensagens (individuais ou em grupo), gerenciador de tarefas, calendário compartilhado, gerenciador de arquivos, integração de e-mail, busca robusta e muito mais.

youtrack2

Uma ferramenta da JetBrains, mesma empresa que criou as IDEs PHPStorm e WebStorm. Conta com diversas funções, como quadro kanban, customizações, rastreamento de bug e issue, entre outras. Além disso, o YouTrack se destaca pela geração de relatórios. Ele gera gráficos burndown, QA, relatórios de distribuição de issue, relatórios de cronograma, etc. Tudo isso grátis para projetos abertos que incluem até dez usuários e até 5GB de armazenamento.

visualstudio2

Visual Code Team Services é a ferramenta de gerenciamento de projetos da Microsoft, ela traz uma série de integrações muito interessantes. As principais características são os boards de tarefas para Scrum e Kanban, gráficos e dashboards, gestão de bugs, além de um sistema de rastreamento de trabalho altamente escalável. Team Services também fornece integração para repositórios Git, automação de build e muito mais. Team Services é gratuito para até cinco usuários por conta.

asana2

Asana é um dos aplicativos de gerenciamento de projetos mais populares atualmente, sendo um sistema de gerenciamento de tarefas intuitivo, de estética simples que funciona muito bem para equipes que buscam interação em tempo real. Asana permite que usuários possam visualizar suas metas, rastrear o uso do seu tempo, atribuir prioridade às suas tarefas e obter atualizações sobre o projeto de acordo com o que foi realizado pelos colegas. Ela também tem uma função de calendário para representar graficamente as tarefas da equipe direto no painel principal. Disponível gratuitamente para até 15 usuários.

aha2

Aha permite gerir a visão do produto, objetivos, roadmap dos produtos, prazos, requisitos, gerar relatórios e compartilhar todas as informações com as partes interessadas. Também oferece integração com o Jira, Github, Slack, Google Drive e outros.

Para criar essa lista, foram consultadas dezenas de outras espalhadas pela web (como esta aqui, e esta aqui por exemplo), além de discussões (como esta) e reviews de softwares em sites especializados. Caso a sua ferramenta favorita não apareceu aqui, por favor, deixe sua dica nos comentários. Esperamos que curtam a seleção 😉

Utilizando o Design Thinking para melhorar seus projetos online

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)