Qual tamanho ideal para os conteúdos do meu blog?


Qual é o tamanho de conteúdo ideal para um blog? Jogue essa pergunta para um grupo de especialistas em marketing digital e você provavelmente terá uma série de respostas completamente diferentes umas das outras. E não é à toa.

Assim como acontece com quase todas as grandes questões do universo, essa sobre o tamanho dos conteúdos da web não tem uma conclusão única que sirva para todos os casos. E por isso mesmo é preciso saber quando que um texto de 300 palavras pode ser mais interessante que um de 3 mil, e até mesmo quando que um post de 10 mil palavras pode ser a melhor pedida para o seu blog.

Quer entender um pouco mais sobre tudo isso? Então vem com a gente!

Existe uma quantidade mínima de palavras exigida pelo Google para o seus posts?

Antes de mais nada é bom lembrar daquilo que já explicamos no RockCast #007 sobre “o que é SEO?”: não é a quantidade de caracteres que ajuda ou não na indexação de uma página nos resultados do Google, são outros vários fatores. Portanto, não existe uma quantidade mínima de palavras que determine o sucesso de um conteúdo na web.
Existem posts de cento e poucas palavras que foram super compartilhados por aí e outros de milhares de caracteres que também se transformaram em um enorme sucesso.

No entanto, existe algo de semelhante entre estes casos tão diferentes: além de tudo ali estar perfeitamente otimizado para o Google, o tamanho do post se encaixa direitinho com o tipo de conteúdo esperado.

Os diferentes tamanhos dos diferentes tipos de conteúdos

No finalzinho de outubro de 2016 o mundo do entretenimento foi pego de surpresa pelo espetacular trailer de Logan, um filme da Marvel que contará uma nova história envolvendo o mutante Wolverine. E o que não faltou na internet nessa época foi site e blog divulgando esse tal trailer do filme.

Pois uma das páginas que alcançou o melhor ranqueamento no Google quando buscamos por “trailer do filme logan” foi essa do O Globo. Uma página onde o conteúdo não chegava a ter nem mesmo 200 palavras.

Agora, será que se ao invés da divulgação de um trailer, o Globo estivesse afim de explicar O que é Inbound Marketing?, com menos de 200 palavras eles também teriam um bom posicionamento com os motores de busca? Provavelmente não, afinal, para cada tipo de conteúdo existe uma quantidade de texto que melhor lhe atende.

Veja só alguns exemplos:

Conteúdos pequenos (ou rápidos)

Para quem trabalha com produção de clipping, notícias rápidas ou opiniões curtas a respeito de algum tema, os posts de até 300 palavras podem funcionar muito bem, ainda que seja um pouco mais complicado de trabalhar as palavras chave e outros fatores de otimização em textos tão curtos.

Conteúdos básicos

500 palavras. Para muitos estudiosos do marketing digital esta é a quantidade ideal de palavras que um post precisa ter mais chances nos resultados do Google. E faz sentido pensar assim, já que com esse número de caracteres é possível criar uma boa introdução ao texto, desenvolver o conteúdo, trabalhar melhor as palavras-chave e inserir um bom call to action no final do post.
No entanto, o que não faltam são pesquisas que apontam que hoje em dia as pessoas (por incrível que pareça) tem se interessado cada vez mais por conteúdos estendidos que vão além das 1000 palavras.

Conteúdos estendidos

Algum tempo atrás o pessoal da MOZ fez um teste com 3.800 dos posts melhor indexados no Google a respeito de alguns temas para saber qual era a média de palavras encontradas neles. E aí veio a surpresa: apesar da maioria conter por volta de 500 palavras, aqueles com algo em torno de 1.800 palavras eram os que apresentavam melhores resultados de otimização dentro do sistema de busca.

Isso acontece porque o nosso pico de atenção durante a leitura de artigos na web acontece por volta de 7 minutos, que é o tempo necessário para chegar até, em média, às 1.600 palavras. Logo, os conteúdos com um total de palavras próximas à esse número tendem a segurar por mais tempo o foco do leitor e com isso o seu tempo de permanência na página.

No entanto, é bom frisar que é preciso ter de fato o que falar em conteúdos estendidos para que eles tragam os efeitos esperados.

Conteúdos épicos (ou mega aprofundados)

Mas e os posts com mais de 2000 palavras? Será que tem lugar para isso na internet? Pois a resposta é: claro que sim!

No blog da Rock Content, nós já comentamos sobre um dos nossos posts de maior sucesso que, não por acaso, tem 5,7 mil palavras! E não estamos sozinhos nessa. No finalzinho de 2015 o post What is code? da Bloomberg fez um baita sucesso, viralizando em vários lugares da internet, mesmo com suas impressionantes 38 mil palavras.

O fato é que conteúdos épicos, mega aprofundados, seguram ainda mais a atenção do leitor fazendo com que, mesmo se ele não chegar até o final do texto no primeiro clique, o visitante acabará voltando para terminar a leitura em outro momento.

Além disso, conteúdos com maior densidade têm mais chances de serem linkados em outros endereços da internet e até usados como referência em blogs e artigos de terceiros, o que é ótimo para o seu ranqueamento no Google.

O valor da profundidade de um conteúdo

Ainda sobre os posts épicos, com 2000 ou mais palavras, é bom ter em mente outros fatores que ajudam esse tipo de conteúdo a trazer melhores resultados com o Google e com os leitores.

Diferentes palavras para um mesmo termo

Quando você produz um material aprofundado você ganha espaço para trabalhar melhor as diversas versões da sua palavra-chave. E, como já sabemos, isso é excelente para o Google e seu algoritmo de buscas — mas se quiser saber mais sobre isso, basta dar uma conferida em nosso post entenda por que as palavras-chave são tão importantes e aprenda a escolher a certa!

Escanabilidade

Em textos pequenos ou médios, de até 500 palavras, também é possível trabalhar a escanabilidade de um conteúdo — ou, em outras palavras, a facilidade com que o leitor encontra no meio daquele post apenas a informação que lhe interessa. No entanto, não dá para negar que em artigos maiores este ponto é essencial para a usabilidade da página e importante para o ranqueamento no Google.

Vídeos, fotos e áudios

Quanto maior o conteúdo do seu blog, mais espaço você ganha para inserir vídeos, fotos e áudios responsáveis por enriquecer ainda mais aquele material, melhorar a escanabilidade — assim como bullet points e marcações em bold dos trechos mais importantes — e ainda, de quebra, ajudar na otimização daquele conteúdo no Google.

Agora, vale ter em mente que tudo isso só funcionará se a sua persona estiver interessada nesse tipo de conteúdo tão aprofundado.

Um tamanho de conteúdo para cada tipo de persona

A menos que você seja um gamer, a chance de você assistir algum vídeo de gameplay no Youtube por mais de 10 minutos é bem pequena, certo? No entanto, para os viciados em jogos digitais, 10 minutos não é quase nada! Tanto que os canais especializados nesse tipo de conteúdo apostam em materiais de até 2 horas de duração (ou mais).

Pois essa lógica vale também para o tamanho de conteúdo do seu blog.

Se a sua persona só está atrás de algum tipo de informação rápida ou é do tipo que consome conteúdo apenas no trânsito entre uma atividade e outra, provavelmente um post de 2 mil palavras não fará a cabeça dela. Agora, para quem conta com mais tempo de leitura na semana ou está buscando conteúdo mais denso para resolver algum tipo de problema, pode ser que até 4 mil palavras seja pouco.

Por isso que a regra de ouro para a boa produção de conteúdo é sempre escrever o melhor conteúdo para a sua persona e não apenas para o Google (ou para você). E isso inclui também escrever o melhor conteúdo atualizado para a sua persona.

Atualize sempre o seu conteúdo

Por fim ainda existe uma espécie de conta que pode te ajudar a saber se um post está ou não com o tamanho ideal para o seu blog: há quanto tempo ele foi publicado e como anda a sua performance durante o mês?

Achou complicada essa história? Então a gente explica: se você criou um post que durante um tempo trouxe um bom número de acessos (ou de leads) e hoje já não está performando tão bem, pode ser que uma atualizada em seu conteúdo com novas informações ajude aquele material a voltar a fazer sucesso no Google.

Por isso que às vezes o tamanho ideal para aquele texto de 500 palavras sobre marketing digital, escrito em 2011, hoje seja de 1000 palavras. Afinal de contas, muita coisa mudou de lá para cá, não é mesmo?
Ficou interessado em fazer o seu blog bombar com conteúdos do tamanho ideal para a sua persona? É hora de conhecer diferentes tipos de post, confira essa lista com 58 diferentes tipos de post para o seu blog fazer ainda mais sucesso!

 

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