📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Como mensurar os resultados de uma estratégia de Marketing Digital

Publicado em 06/04/2017

Atualizado em 16/05/2023

O Marketing Digital tem mudado a forma de pensar e agir de diversas companhias. Enquanto no marketing offline sempre houve uma dificuldade com mensuração de resultados, no digital uma das grandes vantagens é que praticamente tudo pode ser analisado por meio de métricas.
Essa diferença crucial faz com que seja possível demonstrar quantitativamente o desempenho da empresa nas estratégias. Entre os exemplos, destacam-se o número de visualização de uma página, quantas pessoas fizeram uma compra com base em uma campanha e até mesmo quantas desistiram da aquisição em uma página de venda.

São várias as informações que podem ser quantificadas e analisadas, o que é um diferencial positivo do Marketing Digital em relação a outras práticas.

Entretanto, é necessário que se tenha cuidado para não desviar do foco, valorizando métricas de vaidade. O número de seguidores da fan page é um exemplo. Nesse caso, pode acontecer de deixar de lado métricas importantes para a solidez do negócio.

Para evitar esse problema, vamos falar abaixo sobre 6 métricas importantes de serem analisadas.

1. Leads gerados

Uma métrica bastante comum e essencial para identificar as oportunidades do negócio é o número de Leads gerados. Ela consiste em todas as pessoas que demonstraram interesse pelo segmento ou pelo produto fornecendo as informações pessoais de contato para a empresa.

O processo de conversão pode ocorrer por meio de uma Landing Page no site no qual é oferecido um eBook para o usuário, por exemplo. Deve-se considerar todas as novas conversões realizadas em formulários no site da empresa.

Caso a empresa tenha várias Landing Pages, por exemplo, ela pode considerar os Leads gerados considerando todos os novos contatos e também avaliar essa métrica individualmente por campanha.

2. Taxas de conversão do funil de vendas

Uma vez que a empresa possui uma estratégia de Inbound Marketing , é necessário acompanhar a taxa de conversão do funil de vendas. Isso é possível ao delimitar as três fases do funil (topo, meio e fundo) e determinar quais os gatilhos que levam o Lead de uma fase para outra.

Assim, quando um Lead no topo do funil converte em uma Landing Page de meio de funil e avança no processo de qualificação, essa conversão pode ser adequadamente analisada visando identificar a escalabilidade do processo.

Para que essa métrica possa ser acompanhada de forma eficaz entre as etapas do funil de vendas é essencial que os conteúdos de cada etapa estejam bem delimitados, permitindo ao analista distinguir facilmente as conversões do funil de vendas no topo, meio e fundo de funil.

Quando o Lead estiver pronto para ser encaminhado do fundo do funil para a equipe de vendas, em vez de ser considerado como uma conversão ele é tido como uma oportunidade de venda.

3. Oportunidade de vendas

A oportunidade de vendas é a métrica que indica quando um Lead está qualificado e pode ser encaminhado para a equipe de vendas, visando finalizar a compra com a abordagem comercial de um vendedor.

Para que seja considerado qualificado, deve-se levar em conta tanto o perfil quanto o interesse de compra, sendo uma métrica que envolve o número de Leads enviados, mas também deve estar atrelada a qualidade desses Leads, ou seja, os que realmente finalizam a compra.

Se a métrica de oportunidades de vendas estiver baixa e forem encaminhados Leads desqualificados para vendas visando apenas melhorá-la outras métricas cairão, reduzindo os resultados obtidos como um todo.

4. Ciclo de vendas

Para identificar o ciclo de vendas é necessário analisar o tempo que leva desde a primeira conversão do Lead até a finalização da transação, considerando o período de qualificação e quando ele se torna uma oportunidade de venda.

Para que a métrica ajude na projeção de futuras vendas, quando novos Leads forem gerados é necessário que se considere o tempo médio do ciclo de vendas.

Alguns Leads podem finalizar a transação em um intervalo maior ou menor, sendo relevante considerar o tempo médio para que esse processo se concretize.

5. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) consiste no valor investido para adquirir um cliente.

Para conhecer o CAC geral da empresa é necessário realizar a soma de todos os custos das áreas de marketing e de vendas, incluindo profissionais, ferramentas, campanhas etc., e dividir pelo número de novos clientes.

O valor obtido representa quanto a empresa tem que investir atualmente para conseguir um novo cliente.

Também é possível obter o CAC por área, nesse caso, deve-se considerar os custos específicos de cada área, marketing e vendas, e dividir pelo número total de novos clientes.

Por meio dessa métrica é possível identificar se os custos de cada áreas estão sendo rentáveis nas vendas ou não.

6. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma das métricas-chave do Marketing Digital por permitir identificar se os investimentos realizados pela empresa têm, de fato, gerado resultados positivos.

A fórmula para analisar o ROI é a receita de vendas dividida pelo investimento realizado.

Quando o resultado obtido for menor que 1, significa que houve prejuízo. Nesse caso, a métrica é relevante para direcionar uma mudança nas ações realizadas pela empresa.

A importância das métricas no Marketing Digital

Cada uma dessas métricas deve ser analisada de acordo com os objetivos da empresa.

Elas ajudam a identificar oportunidades de negócios e necessidades de mudanças e otimizações, por exemplo, sendo determinantes para o crescimento da estratégia de Marketing Digital.

Como mostramos, analisar as métricas certas é fundamental para otimizar processos de vendas e fundamentar melhorias no marketing e vendas da empresa.

Já focar a estratégia em métricas de vaidade — que alimentam o ego e causam uma boa impressão, mas não direcionam corretamente a tomada de decisões — pode tornar-se uma armadilha para o negócio, gerando escolhas equivocadas.

Portanto, para que a estratégia de Marketing Digital possa ser constantemente aprimorada e para que resultados melhores para o negócio, além de atenção aos indicativos é necessário avaliar quais métricas estão sendo acompanhadas e como elas podem contribuir efetivamente para o sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre quais métricas acompanhar? Baixe o eBook Web Analytics na prática !

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Resultados Digitais

Resultados Digitais

A Resultados Digitais oferece soluções em Automação de Marketing Digital para mais de 7.000 empresas no Brasil e no mundo. Por meio de uma plataforma, o RD Station, e de uma metodologia própria de implementação, a RD entrega sucesso para empresas que buscam integrar e automatizar suas ações de marketing digital num só lugar.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

A Resultados Digitais oferece soluções em Automação de Marketing Digital para mais de 7.000 empresas no Brasil e no mundo. Por meio de uma plataforma, o RD Station, e de uma metodologia própria de implementação, a RD entrega sucesso para empresas que buscam integrar e automatizar suas ações de marketing digital num só lugar.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você