4 passos para sua empresa iniciar o trabalho com Marketing Digital


O Marketing Digital é, hoje em dia, uma das melhores maneiras de atrair mais clientes com menor custo. Se você chegou a esse artigo, já deve saber, em linhas gerais, o que é Marketing Digital . Mas colocar essa estratégia em prática pode ser desafiador, principalmente para navegantes de primeira viagem.

Foi pensando nisso que a Resultados Digitais desenvolveu a metodologia “Máquina de Crescimento” , que explica os 4 passos que você precisa tomar se deseja começar a gerar mais oportunidades para sua empresa com o Marketing Digital.

Nesse artigo, você vai entender o caminho que precisa percorrer para começar a atrair interesse para sua empresa na internet, coletar informações de potenciais clientes, relacionar-se com esses contatos e fechar as primeiras vendas. Vamos lá?

1. Crie uma máquina de geração de Leads (contatos)

O primeiro passo na hora de iniciar um trabalho com Marketing Digital é estabelecer uma estratégia que te ajudará a gerar Leads. Na metodologia do Inbound Marketing , Leads são contatos que demonstram interesse nas soluções que sua empresa oferece.

A melhor maneira de gerar Leads é por meio de iscas digitais, que são materiais como webinars, eBooks, kits, templates etc. Em geral, as empresas que produzem iscas digitais disponibilizam esses materiais gratuitamente, em troca de algumas informações de contato como nome, email e telefone.

Com essas informações em mãos, você já possui uma base de contatos, ou Leads, que demonstraram interesse na sua área de atuação e que possuem grandes chances de se tornarem clientes da sua empresa. Agora cabe a você se relacionar com os Leads gerados para convertê-los em clientes.

2. Relacione-se por email com esses contatos

Vamos supor que você já produziu sua primeira isca digital, promoveu-a nas redes sociais e já conseguiu os primeiros downloads. Agora você está começando a construir uma base de Leads com informações como email, telefone, entre outras.

Muitas empresas produzem iscas digitais mas se esquecem de dar sequência ao relacionamento com a base de Leads. De nada adianta gastar seu tempo com a produção de materiais para download se você não colherá os frutos desse esforço.

Portanto, agora que você tem uma lista de endereços de email, utilize-a a seu favor! Estabeleça um plano para se conectar com seus Leads periodicamente, enviando emails com conteúdos que sejam relevantes para eles.

Sua estratégia de relacionamento por email não precisa ser complicada. Uma newsletter quinzenal com os melhores conteúdos do seu blog, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de se manter presente na vida dos seus Leads, gerar valor e conhecimento para eles e, assim, construir um relacionamento que poderá convertê-los em clientes mais para frente.

Se você nunca enviou uma newsletter, não precisa se preocupar. Confira o checklist de Email Marketing que preparamos para não deixar que você esqueça de nada antes de enviar sua primeira newsletter.

3. Faça um planejamento de conteúdo

Manter um volume e recorrência de publicação de conteúdos é essencial se você deseja gerar cada vez mais Leads, crescer sua lista de contatos e ter a possibilidade de se relacionar com uma maior quantidade de potenciais clientes.

De nada adianta produzir as primeiras iscas, alguns posts no blog e não seguir com uma estratégia recorrente de publicação de conteúdos. Essa é a receita para uma estratégia de Marketing Digital que vai se estagnar e não gerar cada vez mais resultados.

Por isso, planeje-se para estar sempre produzindo e publicando tanto iscas digitais quanto blog posts. Este será seu primeiro passo em direção a uma estratégia de Marketing de Conteúdo , que consiste em produzir conteúdos interessantes para seu público-alvo e será parte importante do seu trabalho com Marketing Digital.

4. Feche as primeiras vendas

O objetivo final de uma estratégia de Marketing Digital é gerar mais vendas para seu negócio. Por isso, depois de produzir conteúdos, gerar Leads e se relacionar com eles, você ainda tem mais um passo pela frente: fechar as primeiras vendas.

Seu primeiro impulso pode ser pegar o telefone e sair ligando para todos os Leads da sua base, mas essa não é a melhor maneira de fechar negócios! Afinal, você tem que entender que nem todos os seus contatos estão prontos para comprar nesse momento.

Por isso, antes de tudo é importante fazer um processo de qualificação de Leads. Nessa hora, você vai determinar quem, dentre todos os Leads da sua base, tem maior potencial para se tornar cliente.

Os critérios para qualificar Leads variam de empresa para empresa, e geralmente são estabelecidos de acordo com dados demográficos e nível de interesse do Lead nos serviços da sua empresa.

Para saber mais sobre como determinar os critérios de qualificação de Lead para sua empresa, leia o artigo Como definir critérios de qualificação de Leads e multiplicar as vendas de sua empresa .

Com uma lista de Leads qualificados em mãos, você poderá dar início aos trabalhos de vendas. Lembre-se de que a venda para Leads Inbound deve seguir uma abordagem consultiva.

Até agora, você entregou valor para seus Leads por meio de conteúdos, e durante a venda você deve seguir gerando valor. Ou seja, nada de vender seus produtos ou serviços sem antes entender os problemas que seus Leads estão tendo, e como você pode resolvê-los!

Agora é hora de colocar a mão na massa

Iniciar um trabalho com Marketing Digital não é tão complexo quanto parece, e esperamos que esse passo a passo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Essas são as mesmas etapas que os clientes da Resultados Digitais utilizam para começar a divulgar suas empresas na internet, por isso sabemos que você está no caminho certo para o sucesso.

Mas tenha em mente que uma estratégia de Marketing Digital não gera resultados em 24 horas. Produzir conteúdos, gerar Leads, relacionar-se com sua base e converter Leads em clientes são processos que tomam tempo para executar e escalar.

Portanto, para colher frutos com essa estratégia, estabeleça processos, planeje-se e faça tudo com dedicação. Os resultados de longo prazo não vão te decepcionar!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

A Resultados Digitais oferece soluções em Automação de Marketing Digital para mais de 7.000 empresas no Brasil e no mundo. Por meio de uma plataforma, o RD Station, e de uma metodologia própria de implementação, a RD entrega sucesso para empresas que buscam integrar e automatizar suas ações de marketing digital num só lugar.
Resultados Digitais

Comentários

comentário(s)

Categories