As ferramentas gratuitas que o time de marketing da KingHost adora!


Hoje é o Dia do Profissional de Marketing (08/05)! Parabéns para esses profissionais que precisam ser ágeis, criativos e estão se tornando cada vez mais adaptados ao meio digital. Vamos brindar o dia de hoje com essa lista versátil das ferramentas gratuitas favoritas do time de marketing da KingHost. Nosso objetivo é ajudar os ninjas multitarefas do marketing digital a realizarem ainda mais em menos tempo. Confira tools que podem ajudar você a aumentar a sua produtividade e a realizar um trabalho mais inteligente no dia a dia.

Automação

Priscila Fenner, que trabalha com marketing de relacionamento, nomeou sua ferramenta favorita: o Zapier. Ela explica porque a considera uma grande ferramenta de marketing:

“Você lembra o tempo em que todas suas tarefas de marketing eram feitas manualmente? Você levava horas para extrair dados para seus relatórios e quem diria então para integrar suas ferramentas para gerar leads qualificados e criar campanhas mais assertivas?

Se a resposta para essas perguntas é “Priscila, minha realidade ainda é essa”, eu tenho a melhor solução, de forma gratuita para você: o Zapier.

Em poucas palavras, o Zapier é uma ferramenta de automação que conecta mais de 750 aplicativos e facilita o envio de dados de uma ferramenta para outra, sem ajuda de um desenvolvedor, utilizando gatilhos e ações. Assim, você automatiza suas tarefas de rotina e concentra seu tempo nas coisas que realmente importam: estratégia e inovação. Mais tempo para você se dedicar a uma nova campanha, mais tempo para você se concentrar no sucesso do seu cliente e das suas vendas.

Qualquer um pode construir um fluxo de trabalho em poucos cliques com Zapier. Você define a ferramenta (por exemplo, o Facebook), especifica o gatilho (novos seguidores) e em seguida, a ação. Na versão gratuita, você consegue adicionar duas ferramentas e um gatilho. Na versão paga, você pode adicionar filtros e outros gatilhos dentro da mesma integração, criando fluxos mais complexos. A ferramenta permite você criar um universo de possibilidades, com sugestões de ferramentas mais populares. O mais interessante é que você determina o seu fluxo de trabalho e o que é mais interessante para você naquele momento.”

Relatórios

Já Caterine Greif, que trabalha com marketing de produtos, indica o uso de uma extensão do navegador Chrome para criação otimizada de relatórios:

“É muito provável que você já tenha ouvido falar ou utilize o Google Analytics e o Google Drive, que são ferramentas excelentes e gratuitas para acompanhar os dados do seu site e de armazenamento de arquivos, respectivamente. Mas hoje, quero compartilhar com você como essas duas ferramentas juntas podem potencializar seus relatórios!

O Google Analytics traz muita informação sobre o seu site, mas algumas vezes acaba limitando as possibilidades de cruzamento entre elas devido ao seus formatos de relatórios e quantidade de dados que podem ser selecionados. Para solucionar isso, você pode utilizar o complemento Google Analytics direto em sua Google Spreadsheets (planilhas do Google Drive).

Adicionando a função, você importa as informações desejadas direto na sua planilha e as manipula gerando cálculos e gráficos de uma forma muito simples. Você ainda pode configurar atualizações para que as informações do Analytics populem as planilhas periodicamente de forma automática. Outra vantagem é que você ainda consegue disponibilizar informações relevantes de forma clara e atualizada para pessoas que não tem familiaridade com o Google Analytics.”

Diagnóstico de SEO

É claro que o Google Search Console não poderia ficar de fora. Patrícia Sperk, que trabalha com SEO e mídias pagas, trouxe sua resenha sobre esta ferramenta clássica:

“Quem trabalha com Marketing Digital tem a oportunidade de utilizar diversas ferramentas gratuitas e com funções altamente relevantes. São muitas possibilidades, mas vou falar de uma essencial para quem tem um site, independentemente do formato: o Google Search Console. É uma ferramenta do Google 100% gratuita que auxilia bastante nas otimizações de SEO.

Sempre que pensar em otimizar o seu site para os mecanismos de busca, lembre-se de primeiro configurar essa ferramenta. Não somente por ela trazer insights do que precisa ser otimizado, mas também por auxiliar no acompanhamento dos resultados. Configurar o Search Console é fácil e fica ainda mais simples quando você já possui uma conta no Analytics. Feito isso, ele irá carregar informações do seu site e trará dados como os do relatório Search Analytics. Lá você consegue ver, em números, o posicionamento dos seus principais termos de pesquisa, as suas páginas mais impressas e mais clicadas, o CTR e até informações por dispositivos e localização. Há também muitas outras funções que valem ser exploradas.”

Edição de som

A ferramenta de marketing gratuita que Paulo Salatino, responsável pela produção de conteúdo em vídeo, citou é a Audacidy:

“O Audacity é uma ótima opção para quem está começando na edição de áudio ou vídeo. Até mesmo em relação a softwares pagos, ele consegue se sobressair devido a sua facilidade e praticidade de uso. Ele é um dos programas mais usados para edição, mixagem, gravação de instrumentos e também de podcasts. Muito da sua popularidade é devido ao fato de ser um software livre, porém outra característica que contribuiu para sua popularidade é a facilidade de uso.

Em todos os vídeos que produzo para a KingHost sempre procuro usar ele para um tratamento do áudio, principalmente usando sua principalmente função, o “Noise Reduction”. Esse filtro consegue captar os ruídos externos que estão atrapalhando o áudio, realizando um filtro e limpando o audio original. Outro ponto muito forte da ferramenta são as diversas funções para tratamento de áudio, como equalizador, remoção de cliques, amplificador do aúdio e diversas outras. Um dos maiores motivos para podcasters usarem o Audacity é o seu suporte a multicanais, com isso, basta conectar um microfone ao dispositivo que esta sendo usado, clicar em gravar e o Audacity trata do resto.”

Inspiração criativa

Enquanto isso, Letícia Festugato, que se dedica a eventos e ao endomarketing da empresa, compartilhou sua dica sobre um banco de ícones grátis:

“Trabalho com comunicação interna, ou seja, preciso criar comunicados e campanhas internas com bastante frequência. Todos os materiais de comunicação necessitam ser criativos, atrativos e didáticos para o público interno, logo procuro usar elementos gráficos que facilitem a compreensão e memorização das informações. A ferramenta que mais utilizo para trazer esses recursos visuais é a Flaticon, que disponibiliza um dos maiores bancos de ícones livres em vários formatos.

O site é muito legal e didático, pois nele é possível achar várias versões do assunto que estamos buscando, ícones negativos ou em cores (4×4), além do processo para fazer o download ser super simples. Claro que o olhar de um designer ou de um D.A é importantíssimo para avaliar o uso desses elementos gráfico na comunicação, mas para aqueles que curtem colocar a criatividade em prática, aconselho começar com esses sites que nos ajudam com boas ideias e recursos acessíveis. ”

Tendências

Para Marcos Moraes (mais conhecido como Silêncio), é muito importante que o profissional de marketing se mantenha atualizado e de olho nas tendências:

“Todo profissional de Marketing precisa ficar por dentro do que acontece no mundo, por isso sempre indico esta ferramenta incrível do Google, o Trends. Nela é possível ver as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google.

Mas se você quiser saber também dos trends de Mídias Sociais como Twitter, Youtube, Google News e até da BBC, fica a dica dessa ferramenta muito legal do Contentrends 😉 ”

Otimização de imagens

William Dornelles que trabalha com desenvolvimento web trouxe uma dica super importante para quem trabalha com marketing digital. Se por um lado queremos cada vez mais deixar nosso conteúdo visual e instigante aos olhos do usuário, por outro as imagens acabam deixando as páginas pesadas, o que pode atrapalhar tanto a experiência de navegação quanto o desempenho geral do site. Ele explica:

“Imagens compõem grande parte da internet. Provavelmente elas são um dos elementos mais presentes em seu blog/site, e por conta disto e suas características naturais, são os elementos que mais impactam a velocidade de carregamento de qualquer site. Por isso, a otimização de imagens é extremamente importante e você deveria otimizar suas imagens sempre. Sem exceção.

Para ajudar neste processo, indico a ferramenta TinyPNG , nela você sobe sua imagem, que é processada pelo sistema, que remove todas s informações inúteis dela (meta informações, excesso de informação de cores etc) e assim reduz o tamanho da imagem sem nenhuma perda visível de qualidade. Pode testar, otimize sua imagem e se houver alguma perda me cobre. Depois aproveite o aumento de tráfego e conversão que as imagens otimizadas lhe trarão.”

 

Otimização automatizada de imagens no WordPress

ShortPixel é um plugin WordPress que otimiza imagens novas e antigas do seu site WordPress. Uma vez instalado e ativado, o plugin processa instantaneamente novas imagens carregadas em seu site. A otimização em massa processa automaticamente toda sua galeria de imagens anteriores com um clique. As imagens e as miniaturas são processadas na nuvem e substituídas em seu site automaticamente. Apesar de simples de usar a ferramenta é incrivelmente poderosa.

Solução completa e adaptável

Leonéia Evangelista, que trabalha com marketing de conteúdo, indica o uso combinado das ferramentas citadas e de outras que façam sentido para o seu negócio.  Ela cita o WordPress, como uma ferramenta para apresentar e conectar a sua estratégia de marketing:

“Pela integração facilitada a várias outras soluções, considero o WordPress uma grande ferramenta de marketing. Com os plugins certos, ele pode ser uma das melhores e mais acessíveis alternativas para empresas que estão começando.  Ele é super acessível, tanto por ser gratuito quanto pela facilidade de uso. Ao mesmo tempo, pela variedade de temas e plugins,  o WordPress entrega soluções de qualidade para várias necessidades. Graças a tudo isso, essa ferramenta pode alavancar a geração de leads e até mesmo as vendas para empresas que estão começando.”

Aqui estão algumas das soluções gratuitas que realmente nos ajudam no dia a dia, esperamos que você também as considere útil. Nos conte abaixo, nos comentários, o que achou dessa lista e quais são as suas ferramentas preferidas.

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