Como criar seu próprio projeto com o SEO Certo


O que é um projeto de SEO?

Só a palavra “projeto” do título deste post pode ter assustado quem tem uma pequena empresa e cuida literalmente de tudo por conta própria, ou quem está iniciando aos poucos algumas ações de marketing digital onde trabalha.

A boa notícia é que por projeto, a intenção é definir algo organizado, com datas de conclusão de cada tarefa, análise dos resultados atingidos a cada etapa, etc. Isso significa que qualquer pessoa tem capacidade de criar um projeto, ok. Agora, seguindo para a segunda parte do título, SEO.

SEO é a sigla em inglês para otimização em ferramentas de busca . Otimizar uma ferramenta de busca, pensando nos interesses do seu negócio, significa praticar ações que beneficiem sua empresa em uma página de resultados de buscas feitas em sites como Google, Yahoo, Bing (prazer, ferramentas de busca).

Por que fazer um projeto de SEO

Agora que desmistificamos a “criação de um projeto” e “SEO”, podemos começar a pensar em como isso poderá trazer bons resultados para a sua empresa. Naturalmente, o site, blog, ou rede social de sua empresa já está sendo considerada pelo Google (utilizaremos o Google como principal nome de ferramenta de busca aqui, mas considere todas as ferramentas de busca que estão acessíveis a usuários online), portanto, a intenção do SEO é otimizar esse resultado, puxando sua empresa sempre para as mais altas posições de resultados, e o foco sempre será a primeira página de resultados.

Como fazer seu projeto de SEO

Então o primeiro passo do que vamos chamar de projeto de SEO ________ (complete esse espaço com o nome do seu negócio), será determinar quais são os fatores que estão impedindo seu site de estar posicionado entre os primeiros resultados de busca no Google. Se você não é um especialista em SEO, saiba que o SEO Certo uma ferramenta brasileira que pode ajudá-lo a visualizar, de maneira simples, os itens que precisam ser melhorados em seu site.

  • Após contratar a ferramenta, basta vinculá-la ao seu domínio e você irá receber um diagnóstico inicial sobre o que precisa melhorar para que seu site gere mais tráfego e engajamento.

A ferramenta mostra pra você um relatório de análise, focando não só no que precisa ser alterado para que a otimização em ferramentas de busca seja alcançada, mas também uma lista de prioridades – o que já irá ajudar você a dar o pontapé inicial do seu projeto: itens a serem melhorados, em ordem de prioridade.

  • Alguns exemplos de sugestões de melhoria, bem como esclarecimentos sobre os pontos fortes do site aparecem no relatório. Conforme melhorias são realizadas outras são propostas.

Depois de ter descritas as melhorias necessárias, é hora de determinar um prazo para completar cada uma das tarefas de melhorias no seu site, e com certeza essas melhorias incluem: estrutura do site, conteúdo das páginas, responsividade (seu site pode ser visualizado em um smartphone ou tablet sem perder suas configurações de visualização e navegação?).

Execução e acompanhamento do projeto de SEO

Melhorias técnicas

Por mais que você não entenda exatamente do que se trata cada uma dessas melhorias, estime um prazo possível para que você consiga atingi-lo e acompanhar os resultados de cada etapa. Só o fato de ter registradas as melhorias necessárias para a otimização, os prazos reais e prazos cumpridos, e resultados dessas ações, isso será esclarecedor e irá abrir sua mente para todas as oportunidades que você pode aproveitar.

  • Para quem pode investir em tecnologia, ter um site rápido e adequado para o mobile é muito interessante. O SEO Certo mostra se o seu site está pronto ou pode melhorar nesse sentido.

Já que você provavelmente não é um especialista em SEO, também podemos partir da premissa de que programação também não é uma de suas maiores especialidades. Para solucionar isso, você precisará contar com um profissional da área. A verdade é que grandes alterações estruturais, precisarão de alguém devidamente qualificado para implementar tais mudanças. Ou então, você poderá buscar cursos gratuitos de programação, e fazer isso por conta própria – mas com certeza, esse é um caminho muito mais longo e cheio de obstáculos, se você já é responsável por outras atividades no local em que trabalha.

Criação de conteúdo para SEO

Se você ainda não pode contratar um profissional desenvolvedor que possa cuidar da parte de programação de melhorias de SEO em seu site, foque no que você pode fazer . Uma das atividades que está ao alcance de qualquer pessoa que quer experimentar ações de SEO, é a criação de conteúdo.

Se o seu site tem, por exemplo, uma parte dedicada a descrever quais são os produtos ou serviços que oferece, então faça dessa descrição uma oportunidade para utilizar palavras-chave valiosas para o seu negócio. Se você não sabe quais são essas palavras-chave, novamente o SEO Certo pode ajudá-lo, além de pesquisas no Google, e outras técnicas poderão auxiliar você a encontrar esses termos de pesquisa que fazem com que sua empresa apareça como resultado de uma busca feita no Google.

Na descrição das atividades de sua empresa, no texto que explica o funcionamento e características de seus produtos, em um blog que esteja vinculado ao seu site. Todos esses espaços são excelentes para serem utilizados como maneiras de criar um conteúdo de SEO que preze pela otimização de ferramentas de busca.

Link building

O Google interpreta os links que o seu site recebe de outros ambientes online como um dos critérios importantes para definir a ordem em que as páginas aparecem no ranking de buscas. Por isso, o link building é uma atividade que qualquer pessoa que deseja otimizar sites para os buscadores, como o Google, precisa conhecer e praticar.

  • O SEO Certo também ajuda você a descobrir a sua popularidade na web, alertando-o sobre a necessidade de conseguir mais links de outros sites para o seu.

Integração com as redes sociais

As redes sociais são importantes no ranqueamento dos sites, por isso, se você não pode contratar um desenvolvedor para criar um site responsivo e, portanto, não conta com essa vantagem competitiva em termos de SEO, invista em criar conteúdos originais e estratégicos em redes sociais como o Facebook, por exemplo. Isso funciona porque diariamente, os desenvolvedores do Facebook trabalham para que os usuários mobile (smartphones e tablets) tenham a melhor experiência possível.

  • A integração com as mídias sociais irá mostrar a sua popularidade nas principais redes, contabilizando até 3 meses de histórico para você observar mudanças.

Ou seja, o Facebook já é responsivo, e se você tem uma boa página dentro dessa maravilhosa rede social, você já tem um site responsivo que poderá ser aproveitado da melhor maneira possível, certo? Considere esses mesmos fatores para o Twitter, Linkedin, Pinteres, Instagram, etc. Encontre a rede social que melhor faz a ponte da comunicação entre a sua empresa e o seu público, e use-a pensando em estratégias de SEO.

Transforme toda a informação sobre SEO que você encontra, em tarefas possíveis para você e para o seu negócio. Traduza isso em prazos e análises de resultados. Com certeza, a partir de práticas como as que foram citadas neste post, você terá novos resultados alcançados pelo tráfego gerado para a sua página, que está iniciando uma caminhada até o primeiro lugar na página de resultados do Google e de grandes buscadores online.

Observação importante: assim como tantas outras estratégias de marketing digital, os projetos e práticas de SEO também exigem tempo. Ou seja, se você não observar os resultados desejados em um mês, isso quer dizer que você precisa continuar trabalhando duro, porque resultados em conversões (você está buscando melhorias de SEO para vender mais, certo?) serão observados após um período maior do que um mês. Pode ser que sejam 3 meses, 6 meses, 1 ano. O período vai depender da prioridade que você der para o planejamento e práticas de SEO que serão implementadas no dia a dia de sua empresa.

 

Comentários

comentário(s)