Crie seu Site no WordPress em 4 Passos


Não importa se você é profissional autônomo ou tem uma PME, independe da sua área de atuação ou tamanho, mais cedo ou mais tarde você notará a importância de ter um site. Quando pensamos na divulgação de produtos e serviços, ter um site devidamente ranqueado nos navegadores é especialmente importante. De modo geral, um site pode ajudar você a expandir seu negócio, melhorando relacionamento, exposição de marca e vendas.

Em quatro passos simples, entenda como criar facilmente o seu site e publicá-lo na web:

Passo 1: escolha uma plataforma (CMS)

A criação do seu site será facilitada se você escolher um gerenciador de conteúdo (CMS) para realizar essa tarefa. Uma plataforma gratuita como o WordPress auxiliará você a criar um site com consistência visual, facilmente editável e com integrações simples (como um formulário de contato). Tudo isso de modo intuitivo, através de interface e plugins que intermediam sua interação com o sistema.

Passo 2: defina o seu domínio

O seu domínio será o endereço pelo qual o seu site será encontrado na web. Escolher um bom endereço para registrar seu site é o primeiro desafio para quem quer investir em uma presença de marca no mundo digital. Apesar de desafiador, seguindo algumas regrinhas básicas, é possível garantir a relevância dessa peça essencial da identidade do seu site para o seu negócio. Escolha um domínio a partir das mesmas premissas adotadas para geração de uma marca: significado, simplicidade e disponibilidade. Pense em um endereço de fácil memorização, simples para falar e digitar.

Dicas rápidas para escolher seu domínio:

– Disponibilidade

A disponibilidade é algo muito importante, pois muitos domínios já foram registrados. A melhor maneira de aumentar suas chances de ter nome de domínio que você deseja é ser específico na escolha e buscar um nome que saia do comum e represente sua marca.

– Simplicidade

O endereço do seu site deve ser fácil de entender. Por exemplo, após ouvi-lo uma única vez, alguém seria ser capaz de digitar seu nome de domínio?

– Tamanho

Seu domínio deve ser curto: use no máximo três palavras, de preferência não mais do que duas. Procure não exceder 15 caracteres no total.

Passo 3: escolha sua hospedagem

Quando você cria um site e quer deixá-lo acessível a outras pessoas, você precisa publicá-lo na web através de um serviço de hospedagem. Para serem efetivos, esses serviços precisam armazenar os arquivos do seu site em computadores de alta potência (servidores web) conectados a uma rede muito rápida, com uma grande tecnologia de apoio.

Plano com suporte especializado a WordPress

Como já falamos, o WordPress é ideal para sites médios e pequenos, especialmente para quem não tem tanto conhecimento técnico, mas quer um site com qualidade e boa indexação. Com um plano específico para WordPress a plataforma já vem instalada, sendo necessário apenas customizar design e conteúdo através do painel de controle. E o melhor: o ambiente de hospedagem é previamente otimizado para receber um site WordPress. Dessa forma, é possível garantir dois grandes benefícios: facilidade de gerenciamento e ótima performance.

Veja no tutorial abaixo como é fácil fazer a contratação e utilizar o painel de controle da hospedagem WordPress:

Passo 4: customize o seu site

Depois de contratar o seu domínio e plano de hospedagem, especialmente se você escolheu a hospedagem WordPress que facilita o processo de instalação, é chegada a hora de deixar o site com a cara do seu negócio. Através do painel de controle será possível trocar o template e adicionar conteúdo personalizado a todas as páginas do ambiente online.
É necessário tomar alguns cuidados para escolher o template ideal para o seu projeto. Siga essas dicas para fazer uma escolha consciente.

  • Existem diversos temas que são gratuitos e muito bonitos, vale a pena conferir essa lista que fizemos com 10 templates que merecem a sua atenção.
  • Neste ebook você encontra um passo a passo para aprender a configurar páginas, posts e outras áreas do seu WordPress. Porém, o mais indicado é que você consulte a página e a documentação específica do template que você baixou para entender de modo específico como fazer a customização dele.

Pontos a pensar para não errar na customização do seu site

  1. Você escolheu um template que se adapta facilmente aos dispositivos móveis?
  2. Seu site carrega rapidamente?
  3. Você possui um blog associado ao site?
  4. O seu site mostra a marca da sua empresa? Em relação a cores e formas, ele combina com a identidade visual da empresa?
  5. Como o seu site está se comparando a concorrência?
  6. Você possui um formulário? Já pensou em converter visitantes em leads?
  7. Qual o propósito do seu site? Você dá o devido destaque a ele? Possui CTA’s?

Concluindo
O trabalho investido e a complexidade do seu projeto vai ser proporcional a sua ambição e/ou (falta de) experiência com as atividades. Saiba que nós contamos com um time de especialistas que podem ajudá-lo a colocar o seu projeto no ar.

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.
Leonéia Evangelista

Comentários

comentário(s)