📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Latência: o que é e como ela impacta o seu site

Publicado em 22/06/2017

Atualizado em 29/02/2024
Latência: O Que é E Como Ela Impacta O Seu Site

A latência nada mais é que o tempo que um pacote de dados leva para sair de um dispositivo computacional (seja ele um computador, smartphone ou tablet) e chegar ao seu destino (servidor onde está hospedado seu site) por uma determinada rota. 

Mesmo percorrendo um longo caminho, o tempo de resposta para cada ação geralmente ocorre em milésimos de segundos.

Podemos aplicar essa lógica ao tráfego de carros durante uma viagem, por exemplo.

Sabemos que existem várias possibilidades de vias para chegar a determinado destino, e que quanto mais longe ou quanto menor a vazão de carros que determinada estrada possibilita, maior o tempo para chegada.

Em redes de comunicação, a analogia é a mesma, com a diferença de que as estradas são as fibras ópticas, micro-ondas e satélites, e o tempo para chegada se chama latência.

Tendo esse entendimento, podemos dizer que a latência é responsável por influenciar na experiência do usuário e posicionamento na busca orgânica, segurança e suporte, justamente por ter um papel de velocidade.

Como a latência influencia no posicionamento do site no Google?

Estudos realizados pela Amazon verificaram um declínio de 1% nas vendas a cada 100 milissegundos de espera no carregamento do site. 

Podemos perceber, portanto, a importância que o carregamento rápido tem para o usuário.

E como você já deve saber, fazendo o usuário feliz, você faz o Google feliz também! 

Desde 2010, um dos critérios analisados pelo Google para o ranqueamento dos sites na busca orgânica é a velocidade de carregamento. 

Sendo assim, quanto maior sua latência, pior seu tempo de carregamento, que pode influenciar negativamente no posicionamento do seu site.

Junto disso, é necessário monitorar o seu SEO e atualizar o seu site para não perder a qualidade. 

A dica é utilizar o SEO Certo, uma ferramenta de análise, que aponta os resultados do seu site. Clique no banner abaixo e comece a usar agora.

Banner- Posicionamento no Google- Fundo roxo com homem sentado olhando para baixo e sorrindo- Botão Analisar agora

Como garantir uma ótima latência para o meu site?

A parte boa, é que você não precisa se preocupar com nada relacionado a rotas, links e fibra ótica, pois quem cuidará de tudo isso para você será seu provedor de hospedagem. 

Portanto, você precisa apenas ter certeza que seu host se preocupa com isso!

Na KingHost, possuímos links em fibra óptica de alta velocidade (entre 2 a 5 Gbit/s) e redundantes com diversos fornecedores (Level3, GVT, Intelig e Internexa, entre outros). 

Além disso, trabalhamos com conexões de 10 Gbit/s diretamente aos IXs (Internet Exchange Points, ou Pontos de Troca de Tráfego), em São Paulo. 

Também possuímos redundância na interconexão de nossos datacenters, o que garante resiliência em caso de indisponibilidade de algum de nossos fornecedores.

A utilização de data centers localizados no Brasil é outra questão importante, pois garante que todo tráfego será realizado em curtas distâncias, não sendo necessário percorrer rotas intercontinentais através de cabos submarinos. 

Como comparativo, a latência entre duas redes localizadas no Brasil é inferior a 100ms, enquanto o acesso a um VPS localizado nos Estados Unidos ou Europa nunca é inferior a 130ms devido à grande distância percorrida.

Como testar a latência do meu host?

O seu host precisa garantir que a latência funcione perfeitamente, além de manter seu site estável e seguro

A melhor forma de comprovar a excelência no funcionamento é testando alguns pontos. Abaixo nós separamos uma lista completa para ajudar você. Confira! 

1. Comando Ping

O tempo de Ping (Packet InterNet Grouper ) pode ser usado para medir a latência, pois com ele você pode testar a conectividade entre seu computador e outro host, descobrindo o tempo para envio de um pacote de dados. Quanto menor o tempo, melhor o resultado.

No “Menu Iniciar” selecione “Prompt de Comando”. Na tela que abrirá, digite “ping” dê espaço, digite o site desejado e aperte “Enter”.

Teste de latência Ping

2. Comando Tracert

Com o Tracert (Trace Route) é possível identificar o caminho que o pacote de dados percorre para chegar de um ponto a outro.

No “Menu Iniciar” selecione “Prompt de Comando”. Assim que a Prompt de Comando se abrir, digite “tracert” dê espaço, digite o site desejado e aperte “Enter”.

Teste de latência Tracert

Você também pode fazer o teste com um site hospedado no Brasil e outro no exterior e conferir a diferença no tempo de resposta!

3. Legislação brasileira

É claro que quando contratamos um serviço esperamos que tudo ocorra perfeitamente.

Mesmo assim, existe o risco de ocorrer problemas e, em última instância, você poderá conquistar seus direitos judicialmente caso acredite que eles não foram respeitados. 

Está aí o Código de Defesa do Consumidor para nos ajudar nisso. Além disso, no Brasil todos os dados armazenados são sigilosos. 

A única forma de bloqueio ou acesso a dados armazenados é através de identificação de irregularidade perante a legislação vigente, a política de serviços prestados ou via mandado judicial.

4. Sem problemas financeiros e fiscais

Além de não precisar ficar torcendo pela baixa do Dólar e saber exatamente qual valor constará na sua fatura, você ainda conta com nota fiscal, evitando complicações em sua contabilidade. 

Vale ressaltar também que, desde agosto de 2014, está vigente o Ato Declaratório nº 7, que permite a tributação a contratos de servidores no exterior, podendo ter aumento de até 50% no valor original em função do tributo.

5. Suporte

Quem já precisou de suporte sabe como ele é importante! E poder conversar com alguém que fala a sua língua e entende o cenário nacional estando inserido na sua realidade pode ser um ponto fundamental na hora resolver um problema. 

Outro ponto importante é conferir o horário e canais de atendimento, que devido ao fuso horário também pode apresentar barreiras quando você precisar de atendimento.

A KingHost oferece tudo isso pra você! 

A decisão de hospedar seu site num fornecedor nacional ou internacional envolve mais fatores do que apenas o preço ofertado, que poderão fazer muita diferença para sua aplicação no futuro.

Na KingHost você tem todos os serviços que o seu negócio digital precisa com servidores no Brasil, ou seja, nacionais com vantagens como:

  • Suporte feito de pessoas para pessoas;
  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Migração de hospedagem gratuita;
  • Cobrança em real;
  • Ferramenta gratuita para criar sites;
  • Certificado de segurança gratuito.

Em todos os planos de hospedagem da KingHost você encontra esses e outros benefícios sem pagar a mais por isso. Não perca mais tempo e clique no banner abaixo e para ter a melhor hospedagem de sites do mercado.

HOSPEDAGEMDESITES

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Caterine

Caterine Greif

Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.

Caterine

Caterine Greif

Entusiasta de Agile Marketing, é formada em Relações Públicas pela PUCRS, possui especialização em Marketing Digital pela ESPM e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Com certificação em AdWords e Analytics pelo Google e Inbound Marketing pela Hubspot, possui 10 anos de experiência em comunicação e marketing digital.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Ao criar um site, uma das decisões mais importantes é escolher o tipo de hospedagem adequado. Afinal, ela exerce um papel fundamental no desempenho, na segurança e na acessibilidade do seu site para os visitantes. Atualmente, existem diversos tipos de hospedagem disponíveis no mercado, cada um com suas características únicas. Confira este artigo para ter...
Phishing (pronunciado: fishing) é um tipo de crime virtual, onde pessoas mal intencionadas tentam enganar outras pessoas e obter informações sensíveis delas. Segundo relatório da Kaspersky, o Brasil foi o país mais atacado por phishing pelo WhatsApp, com mais de 76 mil tentativas de fraudes. Assim, você que está lendo esse artigo, provavelmente já sofreu alguma...

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos para apoiar o crescimento do seu negócio

Sem Título(obrigatório)

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você