Hospedagem integrada com GitHub, Bitbucket e GitLab na KingHost


Aqui na KingHost somos apaixonados por inovação, muitas das ferramentas que existem hoje no painel de controle foram frutos de iniciativas individuais que são carinhosamente abraçadas pela gestão da empresa. Essas iniciativas são comparáveis a de empresas tidas como modelo na área de desenvolvimento, um bom exemplo é o gmail, que partiu de um projeto para uso interno dos funcionários do Google .

Hoje, nossos times de desenvolvimento usam uma solução self-hosted baseado no GitLab com integrações para autopublicação em determinadas situações, usando e abusando do sistema de webhooks disponíveis nesse tipo de plataforma.

Então, em mais uma dessas iniciativas internas, percebemos que, se uma boa parcela dos nossos clientes também são desenvolvedores, porque não levar esse tipo de integração até eles?

O primeiro passo foi levantar quais sistemas de gestão de versionamento são mais utilizados atualmente, os quais disponibilizam API para integração e recursos disponíveis para que a integração ocorra da forma mais transparente possível.

O GitHub é hoje, de longe, a plataforma mais popular de versionamento, hospedando projetos de muita relevância na comunidade, como o kernel do linux . Outro projeto que gostaria de destacar (e que este humilde colunista tem orgulho de contribuir), é o repositório Internet Sem Limites , que visa catalogar, com a ajuda da comunidade, provedores de conexão que não irão impor franquia de internet. Projeto que a Giga Internet também apóia.

O segundo a ser lembrado foi o próprio GitLab , que, como mencionado anteriormente, “usamos e abusamos” para desenvolvimento de nossos sistemas, suas principais vantagens em relação ao Github é a possibilidade de criar projetos privados sem a necessidade de pagamento de mensalidade, além da versão Community Edition que pode ser utilizada em soluções self-hosted.

Fizemos também uma pesquisa junto aos colaboradores para ver quais soluções utilizavam, e também foi apontado o BitBucket , que foi adquirida pela Atlassian em 2010 tendo integração com os demais serviços desta empresa.

Qual ferramenta devo escolher para os meus projetos?

A resposta para esta pergunta é: depende.

Se você não possui projetos privados ou não vê problemas em abrir a carteira para este recurso, recomendo o Github , pois este possui uma interface mais amigável bem como uma maior comunidade de suporte com vasta documentação disponível na internet.

Se não quiser pagar para ter repositórios privados ou quer você mesmo hospedar a solução de gerenciamento, vá de Gitlab .

Mas se você usa as ótimas ferramentas da Atlassian, como Jira ou Confluence , uma solução a ser fortemente considerada é o Bitbucket , que possui integração direta com essas ferramentas. É válido destacar que neste também é possível criar repositórios privados de forma gratuita.

Para mais detalhes, visite as páginas de recursos do Bitbucket , GitHub e GitLab .

Gostei! Quero usar já! #comofaz?

No painel de controle da KingHost, já está disponível a integração do seu projeto para as três plataformas!

E se não é cliente, corre e contrata uma hospedagem aqui na KingHost! Pode dar uma olhadinha no nosso site que tenho certeza que vai achar um plano bacana e que cabe no seu bolso. =)

O objetivo é você hospedar o source de seu projeto em algum dos três backends e, sempre que efetuar um push pro branch master, o conteúdo de seu FTP será sincronizado automaticamente, mantendo sempre a última revisão online.

Para quem trabalha em times, poderá, assim como fazemos por aqui, se beneficiar do sistema de merge requests, que permite, entre outros benefícios, uma fácil revisão de código antes de publicar o projeto. Só não vou me aprofundar tanto nesta questão, pois só esse quesito já daria um artigo a parte. 😉

Se tiver alguma dúvida na integração a gente tem uma documentação bem legal na nossa wiki que você pode consultar sempre que precisar!

Felipe Keller Braz

Felipe Keller Braz

Analista de Infraestrutura em KingHost
Há 15 anos no mercado de T.I. sendo deles 10 dedicados à KingHost. Gosta de Heavy Metal, Videogames, Linux, Desenvolvimento Web e Integração de Sistemas.
Felipe Keller Braz

Últimos posts por Felipe Keller Braz (exibir todos)

Comentários

comentário(s)