📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Hospedagem integrada com GitHub, Bitbucket e GitLab na KingHost

Publicado em 06/11/2018

Atualizado em 11/10/2023
Homem usando computador. Imagem ilustrativa para texto sobre Hospedagem integrada com GitHub, Bitbucket e GitLab na KingHost

Não faz muito tempo que saiu a notícia da compra da GitHub pela Microsoft, né? E pela bagatela de US$ 7,5 bilhões!

Na época da compra, para entender um pouco mais sobre isso, pedimos a opinião do nosso Coordenador de Desenvolvimento de Software, o DEV Jerônimo Silva, que deu seu palpite sobre essa negociação bilionária:

É cedo para emitir uma opinião sobre o que pode ocorrer com o GitHub após essa aquisição. É fato que diversas iniciativas da Microsoft rendem excelentes produtos (pois eles tem recursos de sobra para investir), entretanto, há outras que não dão certo, e levam até à extinção de determinados produtos. É como qualquer coisa na vida: às vezes dá certo, às vezes não, e mesmo quando não dá certo, é uma oportunidade de aprendizado.

Contudo, uma discussão interessante que surgiu na comunidade a partir dessa aquisição é esta: é conveniente que a maior parte do código aberto do mundo (que é uma forma de conhecimento) esteja nas mãos de uma empresa privada em específico (seja ela GitHub, Microsoft, Google, Facebook, KingHost, Jequiti, etc)? O tempo vai nos mostrar por meio da experiência!

Mas vamos trazer isso para nossa realidade agora! Aqui na KingHost somos apaixonados por inovação, muitas das ferramentas que existem hoje no painel de controle foram frutos de iniciativas individuais que são carinhosamente abraçadas pela gestão da empresa. Essas iniciativas são comparáveis a de empresas tidas como modelo na área de desenvolvimento, um bom exemplo é o gmail, que partiu de um projeto para uso interno dos funcionários do Google .

Hoje, nossos times de desenvolvimento usam uma solução self-hosted baseado no GitLab (saiba mais aqui)  com integrações para autopublicação em determinadas situações, usando e abusando do sistema de webhooks disponíveis nesse tipo de plataforma.

Então, em mais uma dessas iniciativas internas, percebemos que, se uma boa parcela dos nossos clientes também são desenvolvedores, porque não levar esse tipo de integração até eles?

O primeiro passo foi levantar quais sistemas de gestão de versionamento são mais utilizados atualmente, os quais disponibilizam API para integração e recursos disponíveis para que a integração ocorra da forma mais transparente possível.

GitHub

O GitHub (olha ele aqui!) é hoje, de longe, a plataforma mais popular de versionamento, hospedando projetos de muita relevância na comunidade, como o kernel do linux . Outro projeto que gostaria de destacar (e que este humilde colunista tem orgulho de contribuir), é o repositório Internet Sem Limites , que visa catalogar, com a ajuda da comunidade, provedores de conexão que não irão impor franquia de internet. Projeto que a Giga Internet também apóia.

GitLab

O segundo a ser lembrado foi o próprio GitLab , que, como mencionado anteriormente, “usamos e abusamos” para desenvolvimento de nossos sistemas, suas principais vantagens em relação ao Github é a possibilidade de criar projetos privados sem a necessidade de pagamento de mensalidade, além da versão Community Edition que pode ser utilizada em soluções self-hosted.

BitBucket

Fizemos também uma pesquisa junto aos colaboradores para ver quais soluções utilizavam, e também foi apontado o BitBucket , que foi adquirida pela Atlassian em 2010 tendo integração com os demais serviços desta empresa.

Qual ferramenta devo escolher para os meus projetos?

A resposta para esta pergunta é: depende.

Se você não possui projetos privados ou não vê problemas em abrir a carteira para este recurso, recomendo o Github , pois este possui uma interface mais amigável bem como uma maior comunidade de suporte com vasta documentação disponível na internet.

Se não quiser pagar para ter repositórios privados ou quer você mesmo hospedar a solução de gerenciamento, vá de Gitlab .

Mas se você usa as ótimas ferramentas da Atlassian, como Jira ou Confluence , uma solução a ser fortemente considerada é o Bitbucket , que possui integração direta com essas ferramentas. É válido destacar que neste também é possível criar repositórios privados de forma gratuita.

Para mais detalhes, visite as páginas de recursos do Bitbucket , GitHub (clique aqui)  e GitLab.

Gostei! Quero usar já! #comofaz?

No painel de controle da KingHost, já está disponível a integração do seu projeto para as três plataformas!

E se não é cliente, corre e contrata uma hospedagem aqui na KingHost! Pode clicar no banner abaixo e dar uma olhadinha no nosso site que tenho certeza que vai achar um plano bacana e que cabe no seu bolso. =)

banner hospedagemdesites

O objetivo é você hospedar o source de seu projeto em algum dos três backends e, sempre que efetuar um push pro branch master, o conteúdo de seu FTP será sincronizado automaticamente, mantendo sempre a última revisão online.

Para quem trabalha em times, poderá, assim como fazemos por aqui, se beneficiar do sistema de merge requests, que permite, entre outros benefícios, uma fácil revisão de código antes de publicar o projeto. Só não vou me aprofundar tanto nesta questão, pois só esse quesito já daria um artigo a parte. 😉

Se tiver alguma dúvida na integração a gente tem uma documentação bem legal na nossa wiki que você pode consultar sempre que precisar!

Gostou do material acima? Deixe suas dúvidas nos comentários. Fique ligado no Blog da KingHost para mais novidades e informações.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Felipe

Felipe Keller Braz

Há 15 anos no mercado de T.I. sendo deles 10 dedicados à KingHost. Gosta de Heavy Metal, Videogames, Linux, Desenvolvimento Web e Integração de Sistemas.

Felipe

Felipe Keller Braz

Há 15 anos no mercado de T.I. sendo deles 10 dedicados à KingHost. Gosta de Heavy Metal, Videogames, Linux, Desenvolvimento Web e Integração de Sistemas.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos para apoiar o crescimento do seu negócio

Sem Título(obrigatório)

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você